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dc.creatorWagner, Loiva Inês-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4106085J6por
dc.contributor.advisor1Lebedeff, Tatiana Bolivar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0081286250806899por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:30Z-
dc.date.available2009-08-13-
dc.date.issued2007-08-31-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/640-
dc.description.resumoEste estudo consiste em uma investigação sobre o impacto da progressão continuada ou parcial dos alunos, dentro do regime seriado, em uma escola da rede estadual do município de Giruá no RS. A progressão está contemplada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9394/96, e normatizada pelo parecer do Conselho Estadual de Educação nº.740/99, do estado do Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo de base etnográfica e tem como objetivos; identificar mudanças ocorridas nas práticas pedagógicas dos docentes, a partir da implantação da progressão continuada ou parcial dos alunos; e investigar se a progressão promove a inclusão, analisando as práticas pedagógicas desenvolvidas com os alunos aprovados nesta modalidade. A partir da investigação, concluiu-se que, na prática pedagógica dos professores, não houve alterações, mas, sim, uma adaptação à realidade da progressão, atribuindo aos alunos trabalhos extraclasse. A progressão não promove a inclusão, mesmo que os pressupostos teóricos que a fundamentam estejam em consonância com os princípios de uma educação inclusiva, essa não encontra espaço. Apesar de melhorias nos índices de evasão e repetência, os alunos avançam na série, porém, com um baixo nível de aprendizagem. Fica evidente a dificuldade de realização de um trabalho diferenciado, pois práticas avaliativas excludentes se mantêm, reforçando a desigualdade e a competição. O poder ainda é centrado no professor, através de pedagogias arcaicas que não estimulam a aprendizagem, não conseguem despertar o prazer de aprender e ver na educação uma forma de liberdadepor
dc.description.abstractThis study consists of an investigation about the impact of the continuing or partial progression of students, in the grade regime, at a public school in the city of Girua, state of Rio Grande do Sul. The progression is ruled in National Education Policies and Bases Law, number 9394/96, and is regulated by the official position number 740/99 of the state of Rio Grande do Sul s Educational Council. The methodological approaching is qualitative and ethnographical based, and it pursues to identify occurred changing in the teachers pedagogical practices, focusing possibilities in order to build ways for a pedagogical praxis under the implementation of the continuing or partial progression of students; to investigate if the progression promotes the inclusion, analyzing the pedagogical practices developed with the passed students in this modality. With this investigation, can be concluded that there were not changing in the teachers pedagogical practice, rather an adjustment to the reality of the progression, giving extra-class works to the students. The progression does not promote the inclusion, even its theoretical assumed fundaments are according to the inclusive education principles, the inclusion does not take place. The levels of abandonment and study repetition have been improved; the students have advanced in grades but with low levels of learning. It has been evident, in the researched school, the difficulties to accomplish a differentiated work, because remain the same excluding evaluative practices, that enforce the inequity and competition. The power is still centered in the teacher, through archaic pedagogies that do not stimulate the learning and cannot both crate the pleasure of learning and realize the education as a way of libertyeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007LoivaInesWagner.pdf: 715946 bytes, checksum: 22f74c2658c9dfb47ecfe152e3edb5ad (MD5) Previous issue date: 2007-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectConstrutivismo (Educação)por
dc.subjectComplexidade (Filosofia)por
dc.subjectConstructivism (Education)eng
dc.subjectComplexity (Philosophy)eng
dc.subjectStudent teachingeng
dc.subjectEducational evaluationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProgressão escolar : uma (im)possibilidade de inclusãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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