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dc.creatorNovello, Marlei Pissaia-
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:30Z-
dc.date.available2009-08-13-
dc.date.issued2007-09-28-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/638-
dc.description.resumoNo período da adolescência ocorrem transformações bem visíveis no comportamento. Nessa fase, as tribos funcionam como um ritual de reconhecimento, passando a ser o aspecto marcante deste período e deixando de lado a ressignificação do conhecimento recebido na educação formal. Esta dissertação apresenta um estudo sobre o comportamento dos adolescentes pertencentes a tribos urbanas, alunos de uma escola particular de Vacaria e suas significações sobre conhecimento. A pesquisa busca compreender o significado do conhecimento para os jovens, levando em conta suas experiências pessoais, principalmente apoiadas na vivência escolar, através da relação professor-aluno. Inscritos nas culturas juvenis de seu tempo, esses jovens participam de redes grupais onde afirmam suas identidades, condição que se refere a uma escolha e a modos de vida, muito mais que a uma condição biológica. Para realização da pesquisa foram entrevistados doze jovens de idades entre quatorze e dezoito anos, de ambos os sexos, freqüentadores do ensino fundamental (anos finais), ensino médio e curso normal, buscando compreender suas trajetórias, experiências escolares, visão de sociedade e futuro. O estudo apoiou-se nos referenciais teóricos apresentados por L. S. Vigotski, J. Piaget, H. Wallon, especialmente para as questões relativas à construção do conhecimento e comportamentos da adolescência. Relativamente às tribos urbanas, a abordagem baseou-se em Michel Maffesoli. Duarte Júnior contribuiu com seus escritos para que se fundamentasse a importância do saber sensível, num mundo pensado de forma apenas inteligível. No entrecruzamento dos autores citados com outros autores complementares, das reflexões pessoais com todo material recolhido, foi possível perceber as construções realizadas pelos jovens, apoiando-se no método fenomenológico, do qual resultaram as essências: o significado do conhecimento para os adolescentes ; escola: convivendo com o saber sensível e o conhecimento inteligível e tribos: tempo de compreender por
dc.description.abstractIn the adolescence period, we find well-noticeable transformation on behaviour. In this phase, the tribes work like a ritual of recognition, which makes it the most important aspect of this period and sets aside the re-meaning of the knowledge received from the formal education. This dissertation shows a study about adolescents behaviour who belong to urban tribes, pupils from school in Vacaria and its meaning about human cognition. In the contemporary urban contexts, we see urban tribes grow, semi-structured grouping of adolescents and young people with a common identification for lifestyle, culture and leisure. The research tries to figure the meaning of the knowledge out for young people taking their personal experiences into account, mainly the ones supported on school experience by the relation teacher-pupil. Inscribed on youth cultures of their time, those young people take part in groups of people where they assert their identities, a condition refers to a choice and lifestyle, much more than a biological condition. For the realization of the research, twelve mixed pupils between fourteen to eighteen years old who study in Primary School (ending grades), Secondary School and Teaching Course were interviewed in order to figure their way, school experience, view of society and future out. The individual interviews gave form to the investigation, having a basic question: what does knowledge mean? Added of secondary questions originated from answers obtained during the meetings. The study was supported on theoretical references shown by Vigotsky (1994), Piaget (1995), Wallon (2003) especially for the questions related to construction of knowledge and behaviour in the adolescence. Relating to urban tribes Michel Maffesoli (2006) was fundamental. Duarte Júnior (2006) contributed his writings to the importance of the sensitive knowledge in a world thought in an intelligible way. In this join of the quoted authors with the complementary ones, personal reflections and all the material collected, it was possible to notice the constructions made by adolescents supported on the phenomenological method which resulted in the following essence: the meaning of the knowledge for adolescents ; school: living with sensitive and intelligible knowledge and tribes: time to understand . When we come across some new situations (or expressions) that, at first, it is strange for us, not always we realize the importance of this to make and to want that reveals sense, which it is often, much bigger than what our eyes can seeeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007MarleiPissaiaNovello.pdf: 855270 bytes, checksum: c4245d0aceb5180a79619edc055ec4be (MD5) Previous issue date: 2007-09-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHabermas, Jürgenpor
dc.subjectSociologia do conhecimentopor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectGrupos sociaispor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectEducational sociologyeng
dc.subjectSocial groupseng
dc.subjectTeenagerseng
dc.subjectKnowledge, Sociology ofeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.titleTribos urbanas de adolescentes e suas significações sobre conhecimentopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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