Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAstolfi, Maria Luciane Gobbo dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4566644P9por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:30Z-
dc.date.available2009-08-13-
dc.date.issued2007-09-03-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/636-
dc.description.resumoO presente estudo é uma pesquisa qualitativa, centrada em uma cosmovisão simbiossinérgica e inventiva, que pretende promover discussões acerca do processo cultural, da educação estética, da arte e do ser humano. A problemática desenvolveu-se a partir do questionamento sobre quais as significações de uma oficina de educação estética na singularidade de adultos de determinado contexto cultural. O objetivo geral foi trabalhar com um grupo de pessoas adultas da cidade gaúcha de Ipiranga do Sul campo de ação da pesquisa , para, por meio da vivência estética, procurar observar as relações entre si e as particularidades de cada um, relacionando-as com o ambiente cultural a que pertencem e à cultura estabelecida entre o grupo, suas atitudes subjacentes em relação a si mesmos e a seu mundo. A compreensão e discussão dos resultados, sob o método da Leitura Transtextual de Imagens, desenvolvido por Ormezzano (2001), estão baseadas nas imagens produzidas pelos participantes no último encontro, quando responderam à seguinte questão: O que significou para mim ter participado da oficina de Educação Estética? . A Leitura Transtextual de Imagens proporcionou aos participantes abordar a significação de uma oficina de educação estética, e suas implicações no momento vivido. Os achados construídos ao longo da investigação demonstraram que, através das atividades propostas, é possível observar fatores culturais e subjetivos de cada integrante do grupo, como também aspectos da cultura estabelecida entre elespor
dc.description.abstractThe present study it is a qualitative research, centered in a simbiossinérgica cosmovisão and inventiveness, that it intends to promote quarrels concerning the cultural process, of the aesthetic education, the art and the human being. The problematic one developed from the questioning on which the significações of a workshop of aesthetic education in the singularity of adults of determined cultural context. The general objective was to work with a group of adult people of the city gaucho of Ipiranga do Sul field of activity of the research , for, by means of the aesthetic experience, to look for to observe the relations between itself and the particularities of each one, relating them with the cultural environment the one that belong and to the culture established between the group, its underlying attitudes in same relation itself and its world. The understanding and quarrel of the results, under the method of the transtextual reading of images, developed for Ormezzano (2001), are based on the images produced for the participants in the last meeting, when they had answered to the following question: What it meant for me to have participated of the workshop of Aesthetic Education . The transtextual reading of images provided to the participants to approach the significação of a workshop of aesthetic education, and its implications at the lived moment. The findings constructed throughout the inquiry had as well as demonstrated that through the activities proposals, it can be observed cultural and subjective factors of each integrant one of the group, aspects of the culture established between themeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007MariaLucianeGobboDosSantosAstolfi.pdf: 1023454 bytes, checksum: ba7cf18df5792d76af5c7123c6bacc7d (MD5) Previous issue date: 2007-09-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte - Filosofiapor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectCognição e culturapor
dc.subjectEstética - Educaçãopor
dc.subjectArt - Philosophyeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectAestheticseng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectCognition and cultureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProcesso cultural e subjetividade humana : significações de uma oficina de educação estéticapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.