???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/636
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Astolfi, Maria Luciane Gobbo dos Santos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4566644P9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ormezzano, Graciela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3122681952332528 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:30Z | - |
dc.date.available | 2009-08-13 | - |
dc.date.issued | 2007-09-03 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/636 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo é uma pesquisa qualitativa, centrada em uma cosmovisão simbiossinérgica e inventiva, que pretende promover discussões acerca do processo cultural, da educação estética, da arte e do ser humano. A problemática desenvolveu-se a partir do questionamento sobre quais as significações de uma oficina de educação estética na singularidade de adultos de determinado contexto cultural. O objetivo geral foi trabalhar com um grupo de pessoas adultas da cidade gaúcha de Ipiranga do Sul campo de ação da pesquisa , para, por meio da vivência estética, procurar observar as relações entre si e as particularidades de cada um, relacionando-as com o ambiente cultural a que pertencem e à cultura estabelecida entre o grupo, suas atitudes subjacentes em relação a si mesmos e a seu mundo. A compreensão e discussão dos resultados, sob o método da Leitura Transtextual de Imagens, desenvolvido por Ormezzano (2001), estão baseadas nas imagens produzidas pelos participantes no último encontro, quando responderam à seguinte questão: O que significou para mim ter participado da oficina de Educação Estética? . A Leitura Transtextual de Imagens proporcionou aos participantes abordar a significação de uma oficina de educação estética, e suas implicações no momento vivido. Os achados construídos ao longo da investigação demonstraram que, através das atividades propostas, é possível observar fatores culturais e subjetivos de cada integrante do grupo, como também aspectos da cultura estabelecida entre eles | por |
dc.description.abstract | The present study it is a qualitative research, centered in a simbiossinérgica cosmovisão and inventiveness, that it intends to promote quarrels concerning the cultural process, of the aesthetic education, the art and the human being. The problematic one developed from the questioning on which the significações of a workshop of aesthetic education in the singularity of adults of determined cultural context. The general objective was to work with a group of adult people of the city gaucho of Ipiranga do Sul field of activity of the research , for, by means of the aesthetic experience, to look for to observe the relations between itself and the particularities of each one, relating them with the cultural environment the one that belong and to the culture established between the group, its underlying attitudes in same relation itself and its world. The understanding and quarrel of the results, under the method of the transtextual reading of images, developed for Ormezzano (2001), are based on the images produced for the participants in the last meeting, when they had answered to the following question: What it meant for me to have participated of the workshop of Aesthetic Education . The transtextual reading of images provided to the participants to approach the significação of a workshop of aesthetic education, and its implications at the lived moment. The findings constructed throughout the inquiry had as well as demonstrated that through the activities proposals, it can be observed cultural and subjective factors of each integrant one of the group, aspects of the culture established between them | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007MariaLucianeGobboDosSantosAstolfi.pdf: 1023454 bytes, checksum: ba7cf18df5792d76af5c7123c6bacc7d (MD5) Previous issue date: 2007-09-03 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Arte - Filosofia | por |
dc.subject | Subjetividade | por |
dc.subject | Cognição e cultura | por |
dc.subject | Estética - Educação | por |
dc.subject | Art - Philosophy | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Aesthetics | eng |
dc.subject | Subjectivity | eng |
dc.subject | Cognition and culture | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Processo cultural e subjetividade humana : significações de uma oficina de educação estética | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2007MariaLucianeGobboDosSantosAstolfi.pdf | 999.47 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.