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dc.creatorMaurina, Leda Rúbia Corbulim-
dc.contributor.advisor1Longhi, Solange Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3575134540065011por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:30Z-
dc.date.available2009-08-13-
dc.date.issued2007-09-06-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/635-
dc.description.resumoO uso abusivo de bebidas alcoólicas, tema de variadas discussões atuais, tem estado presente na mídia, evidenciando que a sua análise é uma necessidade social. A educação como uma prática social é co-responsável pelo futuro dessa questão. O presente estudo remete às políticas públicas direcionadas à educação de um grupo de jovens em processo de formação: os estudantes universitários. Sua abordagem teve como objetivos: conhecer a percepção dos jovens quanto aos riscos a que ficam expostos quando abusam de álcool; investigar alguns dos motivos subjacentes ao seu consumo e visualizar possibilidades de ações pedagógicas voltadas para a redução desses riscos em decorrência do uso abusivo de bebidas alcoólicas. Para tanto, utilizou-se da técnica do grupo focal e de questionário complementar; para o tratamento das informações foi utilizada a análise de conteúdo. As categorias emergentes das falas dos universitários explicitaram como motivos subjacentes ao consumo a importância da família, o álcool como lubrificante social, a influência da mídia, as festas e o contexto universitário e o alívio de tensões inerentes à vida acadêmica. Os sujeitos identificaram como riscos ao uso abusivo de bebidas alcoólicas: danos físicos, dependência de álcool e uso de outras drogas, prejuízos no desempenho acadêmico e nas relações familiares. Como ações a serem implementadas na universidade, os jovens sugeriram atividades sócio-integrativas, recreativo-culturais e reflexivo-publicitárias integradas numa política institucional, envolvendo toda comunidade acadêmica na sua construção e execução. Esta investigação proporcionou uma reflexão sobre a importância de pesquisas que envolvam essa problemática para subsidiar políticas e programas de prevenção ao abuso de álcool e outras drogas no contexto universitário. Da mesma forma, evidenciou a função pedagógica e social da universidade de coordenar ações pedagógicas de redução de riscos e danos à formação integral dos jovens por meio de sua educação em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, levando-os a refletir sobre a possibilidade de aliviar suas tensões e fazer suas integrações e comemorações sem a necessidade de exposição ao uso abusivo do álcool e às suas conseqüênciaspor
dc.description.abstractThe alcohol s excessive use, subject of many current discussions, have been presented in media, showing that its analysis is a social need. The education, as a social action, becomes co-responsible for this question s future. This study is among the publics politicizes addressed to the educations of a specific young group in graduation s process: The universities students. The approach had the following objects: To know the perception of this people about the risks that they can be expose when use alcohol excessively, to investigate some of the underlying reasons of this substance s use and to visualize pedagogic actions possibilities, turned to this risks reduction, elapsing of the excessive use of alcoholic drinks. Therefore, the focal group method and supplementary questions were utilized; to the information s treatments, later, was developed the content analysis of this questions. The universities speech s emerging categories, exploded as underlying reasons of the use, the families importance, the alcohol as a social lubricant , the media s influence, the parties and universities contexts and the academic s life tensions relief. The students identified as risks of the excessive use of alcohol drinks: physical damage, alcohol dependence and others drugs use, academic s performance loss and in the familiar relationship. As actions to be implemented in university, the young suggested partnerintegration, cultural-recreational and advertising-reflexive activities, integrated in an institutional policy, involving in this build and performance, all the academic community. This investigation provides a reflection about the importance of the researches that involve this problematic to subsidize prevention s programs and policies to the abusive use of alcohol and others drugs in university context. The research showed the pedagogic and social university s function in organize pedagogic actions of risks and damages reduction in integral young s formation, through their educations related with the use of drinks alcohols critically, to that they can think about the possibilities to relieve their tensions and to make the integrations and commemorations without the exhibition to the alcohol excessive use, as well as it s consequenceseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007LedaRubiaCorbulimMaurina.pdf: 638538 bytes, checksum: 48a1e4233b9a6d35a682af0feaab29a6 (MD5) Previous issue date: 2007-09-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHabermas, Jürgenpor
dc.subjectEstudantes universitários - Uso de álcoolpor
dc.subjectJovens - Uso de álcoolpor
dc.subjectDrogas - Abuso - Prevençãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectCollege studentseng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectDrug abuseeng
dc.subjectEducation, Highereng
dc.subjectAlcohol useeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação e políticas públicas de redução de riscos e danos do uso abusivo de bebidas alcoólicas entre estudantes universitáriospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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