???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/634
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Kujawa, Israel | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792116H9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Diehl, Astor Antônio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4106525822499548 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:30Z | - |
dc.date.available | 2009-08-13 | - |
dc.date.issued | 2007-09-28 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/634 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como objetivo principal a relação entre linguagem e educação. Discutem-se três referenciais de análise da linguagem. Os dois primeiros são oriundos das obras Tractatus Logico-Philosophicus e as Investigações Filosóficas de Ludwig Wittgenstein. Estes referenciais recebem o nome de semântica e de pragmática. O terceiro referencial é reconstituído a partir da obra Verdade e Método II de Hans-Georg Gadamer, denominado hermenêutica. Pretende-se ainda apresentar as relações entre estes três referencias teóricos e a prática pedagógica. A prática pedagógica pode ser analisada a partir dos seus diversos contextos. Uma diferença básica entre as diversas formas de representação da prática pedagógica consiste entre as dimensões formal e informal. Por um lado, a presente pesquisa sugere pontes entre uma prática pedagógica formal e rígida com o referencial da semântica. Por outro, aponta as relações entre uma prática pedagógica informal e flexível e a pragmática. Com o objetivo de respeitar as particularidades de uma prática pedagógica, sem desconsiderar a importância da validação universal nos componentes epistemológicos e éticos, tem a hermenêutica como referencial importante. Justificamos a pesquisa a partir da educação de adultos, que se caracteriza pela informalidade, pela ênfase nas particularidades e, por isso, neste contexto, o conceito de jogos de linguagem torna-se significativo | por |
dc.description.abstract | The main objective of this study is the relation between language and education. Three language analysis referentials are discussed. The two first ones are originating from the works Tractatus Logico-Philosophicus and the Investigações Filosóficas by Ludwig Wittgenstein. These referentials receive the name of semantics and pragmatics. The third referential is rebuilt from the work Verdade e Método II by Hans-Georg Gadamer, denominated hermeneutics. The relations between these theoretical referential and the pedagogical practice is also presented. The pedagogical practice can be analyzed from its several contexts. One basic difference between the several ways of representation of the pedagogical practice is consisted of formal and informal dimensions. Secondly, the present research suggests bridges between one formal and strict pedagogical practice with the referential of semantics. Also, points the relations between an informal and flexible pedagogical practice and the pragmatics. With the objective of respecting the particularities of one pedagogical practice, without regarding to the importance of the universal validation on the epistemological and ethical components, hermeneutics is an important referential. The research is justified from the adults education, which is characterized by informality, by the emphasis on the particularities and, for this reason, in this context, the concept of language games becomes significant | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007IsraelKujawa.pdf: 627969 bytes, checksum: dcf65fba528123b31fd0b198314ca865 (MD5) Previous issue date: 2007-09-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Semântica | por |
dc.subject | Pragmática | por |
dc.subject | Hermenêutica | por |
dc.subject | Linguagem e línguas | por |
dc.subject | Language and languages | eng |
dc.subject | Pragmatics | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Hermeneutics | eng |
dc.subject | Semantics | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Implicações pedagógicas dos jogos de linguagem na educação de jovens e adultos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2007IsraelKujawa.pdf | 613.25 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.