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dc.creatorMattei, Giovana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0894193880010878por
dc.contributor.advisor1Lebedeff, Tatiana Bolivar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0081286250806899por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:29Z-
dc.date.available2009-07-10-
dc.date.issued2008-07-25-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/631-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo reconhecer crianças com altas habilidades em ambientes de periferia, desmistificando narrativas e estigmas limitantes as estas, a fim de desenvolver suas potencialidades no ambiente escolar. O estudo se deteve em duas teorias, cuidadosamente escolhidas por serem coerentes com a proposta da pesquisa: a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e a teoria dos três anéis de Joseph Renzulli, que abordam aspectos importantes sobre inteligências e altas habilidades. Os instrumentos utilizados para coleta de dados para os professores foram às fichas de observação em sala de aula, adaptadas por Susana G. P. Barrera Pérez (2003), as fichas com indicadores de altas habilidades, adaptadas por Larice Bonato Germani, Mara Nieckel da Costa e Nara Wellausen Vieira, a partir da Scales for Rating the Behavior Characterstics of Superior Students de Joseph Renzulli, Linda Smith, Alan White, Carolyn Callahan e Robert Hartman (traduzida e adaptada por Ângela M. R. Virgolim). Além disso, os professores foram entrevistados com o intuito de observar as narrativas a respeito dos alunos identificados como sujeitos de altas habilidades. Para os alunos foi aplicado um questionário de Autonomeação, elaborado por Joseph Renzulli e Linda Smith, sendo traduzido e adaptado por Ângela Virgolim da Universidade de Brasília/Uconn. A discussão proposta permeia a educação especial, no entanto, o conhecimento que os profissionais da educação têm a respeito de altas habilidades não ultrapassa o senso comum, gerando a exclusão dos incluídos, ou seja, os alunos com altas habilidades estão nas escolas, porém muitas vezes se evadem e a abandonam por não encontrarem subsídios para o desenvolvimento de suas habilidadespor
dc.description.abstractThis work had as objective to recognize children with high ability at outskirts environment, changing narratives and labels restricts of them, in order to develop your competence in scholar environment. The study detains two theories, carefully chosen for being in accordance with the proposal of the research: the theory of multiple intelligences of Howard Gardner and the theory of three rings of Joseph Renzulli, that approach important aspects about intelligences and high ability. The instruments used to collect the data to the teachers were the observation forms in classroom, adapted by Susana G. P. Barrera Pérez (2003), the forms with indicators of high ability, adapted by Larice Bonato Germani, Mara Nieckel da Costa and Nara Wellausen Vieira, from Scales for Rating the Behavior Characterstics of Superior Students by Joseph Renzulli, Linda Smith, Alan White, Carolyn Callahan and Robert Hartman (translated and adapted by Ângela M. R. Virgolim). Besides the questions, the teachers were interviewed with the intention of observe the narratives about the recognized students. To the students were applied questions of self-nomination, elaborated by Joseph Renzulli and Linda Smith, translated and adapted by Ângela Virgolim University of Brasília/Uconn. The discussion proposal involves the special education, however, the knowledge that professionals of education have about the high abilities don t exceed the common sense, generating the exclusion of the included, in other words, the students with high abilities are in schools, but often they evade or leave the school because they don t find subsidies to development of their abilitieseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008GiovanaMattei.pdf: 882534 bytes, checksum: 339378f2a0738c865c03376e5c025389 (MD5) Previous issue date: 2008-07-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbiente escolar - Níveis de inteligênciapor
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectIntegração socialpor
dc.subjectNarrativa (Retórica)por
dc.subjectSchool environmenteng
dc.subjectIntelligence levelseng
dc.subjectTeacher-student relationshipseng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectNarration (Rhetoric)eng
dc.subjectSocial integrationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleAltas habilidades : (re)construindo narrativaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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