Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/627
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFurmann, Leandro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9192350458521422por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.contributor.advisor-co1Brandão, Edemilson Jorge Ramos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5921239393488617por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:29Z-
dc.date.available2009-08-12-
dc.date.issued2007-08-31-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/627-
dc.description.resumoNeste trabalho é feita uma reconstrução da educação atual e de sua perspectiva crítica, orientada pela idéia da formação racional e moral dos sujeitos, a partir da crítica de Adorno e Horkheimer à racionalidade instrumental. Com base na concepção kantiana de formação para a maioridade e após analisar a danificação provocada pelo reducionismo da racionalidade instrumental no projeto iluminista de educação, procura-se apontar possíveis elementos que permitam pensar e implementar uma educação emancipatória, tendo por referência o conceito de educação para resistência de Adornopor
dc.description.abstractIn this dissertation work it aims to rebuilding of the current education and its critical perspective guided by the idea of the rational and moral formation of the subjects starting from the critic to the instrumental rationality of Adorno and Horkheimer. Starting of the Kant formation conception for the majority, the seeks, after analyzing the damage provoked by the Enlightenment project education by the reductionism of the instrumental rationality to point possible elements so that one can think and to implement an education tends for reference the education concept for the resistance of Adornoeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007LeandroFurmann.pdf: 717518 bytes, checksum: 41b7ee5f0babf432f0b11c3a4663bdb0 (MD5) Previous issue date: 2007-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectTeoria críticapor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectEducação humanísticapor
dc.subjectCritical theoryeng
dc.subjectCritical thinkingeng
dc.subjectEducation - Philosophyeng
dc.subjectHumanistic educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleDa educação danificada à formação da autonomiapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2007LeandroFurmann.pdf700.7 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.