Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/621
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRoos, Roberta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293544291001790por
dc.contributor.advisor1Lebedeff, Tatiana Bolivar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0081286250806899por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:28Z-
dc.date.available2009-08-14-
dc.date.issued2007-08-03-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/621-
dc.description.resumoA maioria das escolas ignora a inserção de novas tecnologias na educação. Os motivos do distanciamento entre educação e tecnologia são, entre outros, a falta de ferramentas pedagógicas devido às baixas condições econômicas da maioria das escolas públicas, a falta de habilidades ou até mesmo sensibilidade de grande parte dos docentes para identificar as diferenças entre os alunos e as formas em que eles são mais influenciáveis no aprendizado. Formas diferentes de ensinar existem, porque há, também, sujeitos com capacidades diferentes e com o mesmo direito de aprender. Sob essa realidade, alternativas pedagógicas estão sendo ignoradas, prejudicando o desempenho de alunos com dificuldades no aprendizado. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta o rádio como uma alternativa simples e barata para a introdução de novas tecnologias no espaço escolar. O rádio é um meio de comunicação de massa popular que permite o alcance de qualquer pessoa, por ter custos baixos e ser de fácil compreensão. A pesquisa contou com a apresentação de três programas de rádio, nos quais ocorria a revisão de conteúdos de alfabetização para uma turma de dez alunos de classe especial. Após a apresentação dos programas, foram realizadas atividades nas quais eram observadas as expressões corporais e verbais, o nível de atenção e a compreensão textual via analise de inferências e proposições originais do texto. O processo de pesquisa realizado sugere, diante do aumento do nível de atenção, da compreensão de texto evidenciada pela realização de inferências e de produções de proposições originais e da participação e entusiasmo no desenvolvimento de atividades da maioria dos alunos, que o rádio pode ser utilizado como suporte de texto alternativo no processo de alfabetização de alunos com deficiência mental e dificuldades de aprendizagempor
dc.description.abstractMost of schools ignore the insertion of new technologies in education. The reasons of this distance between education and technology are, among others, the lack of pedagogical tools due to the low economical conditions of most public schools, the lack of ability or even the lack of sensibility from most part of the teaching staff to identify the differences between the students and the way they are influenced on learning. There are different ways of teaching, because there are also different persons with different capacities but with the same right to learn. Under this reality, pedagogical alternatives are been ignored, damaging the development of the students with learning troubles. In this perspective, this research shows the radio as a simple and cheap alternative to the introduction of new technologies inside the schools. The radio is a popular mass medium at everybody s reach, by its low costs and easy understanding. The research counted on the introduction of three radio programs, where there was a writing and reading teaching review for a ten special students class. After the introduction, there were activities where verbal and body expressions, attention level and textual comprehension through the analysis of inferences and original text propositions were observed. This research process suggests, up against the high level of attention, the comprehension of text evidenced by the inferences fulfillment and production of original propositions, and the enthusiasm on the development of the activities of most students, that the radio can be used as a alternative text support on the writing and reading teaching process of students with mental deficiency and learning troubleseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007RobertaRoos.pdf: 3347466 bytes, checksum: b8337e2f3d3f163aa06f951198a362f9 (MD5) Previous issue date: 2007-08-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeficientes mentais - Educaçãopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectRádio na educaçãopor
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectRadio in educationeng
dc.subjectMentally handicappedeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleRádio-educação : uma proposta diferenciada de suporte de texto para a educação de alunos com necessidades educativas especiaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2007RobertaRoos.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.