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dc.creatorDametto, Jarbas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199470762908356por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:28Z-
dc.date.available2009-08-10-
dc.date.issued2008-08-20-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/620-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata das relações existentes entre a instituição escolar e o saber psicológico que se apresenta como um aparato tecnológico disponível para a gestão dos conflitos resultantes da inadaptação e da heterogeneidade subjetiva e social, no encontro entre o aluno e escola. Para a exploração e para o entendimento dessa questão, realizou-se uma revisão bibliográfica a fim de traçar um histórico sobre as abordagens do sofrimento psíquico na sociedade ocidental e para chegar até a aproximação entre a anormalidade e a escola, ponto central do estudo. Como forma de constatar a vinculação entre a psicologia e a escola, em uma realidade aproximada e atual, realizou-se uma pesquisa empírica em que foram analisadas fichas de encaminhamento que disponibilizaram dados sobre as expectativas da escola em relação ao trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na área da psicologia e da psiquiatria, encaminhadas ao Centro Municipal de Atendimento ao Educando do município de Passo Fundo RS, solicitando atendimento ou avaliação psicológica para alunos, durante o ano de 2006. Como referencial teórico para a análise, utilizou-se os estudos do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) que contemplam as dinâmicas de poder e de saber que se articulam no interior das instituições modernas, de onde são produzidos discursos de verdade e modos de subjetivação. Constatou-se que a psicologia é solicitada para solucionar problemas de naturezas diversas, tais como: dificuldade de manejo em sala de aula (indisciplina); demanda de trabalho com sujeitos que fogem às normas e ao ritmo escolar; auxílio para a efetiva constatação e para o estabelecimento de estados de (a)normalidade; solução de conflitos morais e de problemas sócio-familiares que interferem no cotidiano escolar. Verificou-se, ainda, que a escola serve de referência não só para as demandas educacionais, mas também para o atendimento à saúde em geral e para a obtenção dos serviços da assistência social, concluindo-se que chegam à psicologia solicitações que extrapolam os limites de sua atuação. Além disso, constatou-se que o conjunto de dados composto pelos encaminhamentos e pelos resultados do Centro é indicativo de fracassos na gestão educacional em diversas esferas, bem como fracassos nas gestões públicas extraeducacionais que envolvem saúde, segurança pública e políticas de emprego e rendapor
dc.description.abstractThis research treats of the relations between school institution and psychological know that shows as an attribute technological available for management of the conflicts results of the unadaptation and subjective heterogeneity, on encounter between student and school. For that exploration and understanding, realized a bibliographyc revision for to plot a historic about the psychic suffering on western society and for to arrive until an approximation between abnormally and school, which is the main issue of this work. For to check the link between psychology and school, on a present and approximate realitty, we realized a empirical research who were analysed the informations forms about the school s expectations according to work developmented by professionals who act on psychology and psychiatry area, sended by the Centro Municipal de Atendimento ao Educando of the Passo Fundo RS, requesting psychological assessment for students, during 2006. For the theoretical reference, were utilised the Michel Foucault (1926-1984) studies, who contemplate the dynamics of power and know into modern institutions, whose was produced speechs of truth and ways of subjectivity.It was noticed that the psychology is requested for to solve many troubles, such as: difficulty of to manipulate in classroom (indiscipline); work with students who run away by school method; help to check and to establish (un)normality; answer moral conflicts and socio-familiar troubles that intervenes on school routine. It was also observed that the school is reference by education needs and to acquire health relief and to take social services, we conclude that arrive to the psychology requestions who overtake their confines. Furthermore, it was noticed that the results by the informations forms of Centro is evidence of failure on the school management, also failure of the extra-education public management who involve health, public safety and employement politicseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008JarbasDametto.pdf: 922243 bytes, checksum: 8c89d377967c6fbfb3e19f5fc413668b (MD5) Previous issue date: 2008-08-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopor
dc.subjectEducação e estadopor
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectEducational psychologyeng
dc.subjectSchool management and organizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleConflitos, anomalias e disparidades : a psicologia como recurso à gestão do cotidiano escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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