???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/619
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Reflexão como campo de trabalho entre educação e filosofia |
???metadata.dc.creator???: | Linck, Uilson |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Diehl, Astor Antônio |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta dissertação analisa a relação da filosofia com a educação, tomando como idéia central a reflexão. Tem sua gênese em uma pergunta feita por estudantes do Curso Normal: afinal, para que filosofia na educação? A relação da filosofia com a educação é um campo muito promissor, tanto do ponto de vista filosófico quanto no âmbito pedagógico. A filosofia é interpelada sobre sua utilidade. A filosofia da educação também é questionada sobre sua proficuidade. Tais questões trazem em seu cerne a necessidade de conceituar filosofia e educação, o que é feito no desenvolvimento do trabalho com vistas a construir uma argumentação orientada por uma perspectiva problematizadora e dialógica da educação. Para tanto, procede-se a uma pesquisa bibliográfica, na qual se destaca a obra Como pensamos, de John Dewey. Segundo Dewey, a filosofia encontra a pedagogia quando tenta compreender o mundo e a vida em sua totalidade, sempre ávidas por novos conhecimentos. O ato de ensinar é permeado por diferentes compreensões acerca do conhecimento, da razão e da ciência. O saber do mundo não está restrito à filosofia e à pedagogia. A prevalência de uma razão metafísica ou de uma visão fechada de ciência influencia diretamente as teorias e ações pedagógicas. Finalmente, filosofia e educação encontram uma mediadora: a reflexão |
Abstract: | This dissertation examines the relationship of philosophy on education, taking as the central idea reflection. It has its genesis in a question asked by students in the normal course: after all, so that philosophy in education? The relationship of philosophy to education is a very promising field, from both a philosophical as in teaching. The philosophy is questioned about its usefulness. The philosophy of education is also questioned about their usefulness. These issues bring in his heart the need to conceptualize philosophy and education, which is made in the development of work in order to build an argument guided by a perspective problematizing and dialogic education. To that end, it was a literature search, which highlights the work as we think of John Dewey. According to Dewey, the philosophy is the teaching when you try to understand the world and life in its entirety, always greedy by foreground. The teaching is permeated by different understandings about the knowledge of reason and science. Know the world is not restricted to philosophy and pedagogy. The prevalence of a metaphysical reason or a closed vision of science directly influences the educational theories and actions. Finally, philosophy and education are a mediator: a reflection |
Keywords: | Dewey, John - 1859-1952 Educação - Filosofia Reflexão (Filosofia) Reflection (Philosophy) Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/619 |
Issue Date: | 19-Aug-2008 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2008UilsonLinck.pdf | 593.28 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.