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dc.creatorFerron, Aline-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8982769731598521por
dc.contributor.advisor1Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:27Z-
dc.date.available2017-05-19-
dc.date.issued2015-09-21-
dc.identifier.citationFERRON, Aline. Career plan and teacher remuneration: professional valuation in a case study. 2015. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/616-
dc.description.resumoO presente estudo objetivou investigar pontos tangentes entre legislações educacionais nacionais e legislações municipais - ou locais -, materializados no plano de carreira e na remuneração docente. Para tanto, a pesquisa adotou como metodologia o estudo de caso instrumental com recorte procedimental documental e bibliográfico, partindo de dados empíricos encontrados na rede municipal de ensino da cidade de Passo Fundo (RS). Justifica-se tal opção pelo fato de que, ao se analisar uma realidade concreta, torna-se possível verificar como a legislação nacional dialoga com a legislação municipal, ou seja, como ela se constitui, se materializa em um sistema de ensino e como isso pode interferir na valorização profissional do Magistério. Todo o debate partiu da relevância do tema ¿valorização profissional do Magistério, impulsionado pela Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, que regulamenta o piso salarial profissional para os profissionais do magistério público da educação básica (PSPN), determina a composição da jornada de trabalho e estabelece a data limite para que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, elaborem ou mesmo adequem seus Planos de Carreira e Remuneração do Magistério ao disposto em Lei, entre outras providências. Os principais resultados encontrados por este trabalho, em relação ao plano de carreira e à remuneração docente podem ser descritos da seguinte forma: a) até a promulgação da Lei nº 1.738/08, o Município de Passo Fundo (RS) mantinha-se atualizado ao que determinava a legislação nacional sobre o assunto. Após sua publicação, o Município sofreu importantes defasagens em dois aspectos importantes da valorização profissional do Magistério: a composição da jornada de trabalho e a remuneração; b) no que se refere à jornada de trabalho, nota-se que o Município de Passo Fundo não cumpre a composição pretendida de 1/3 da jornada para o desempenho das atividades extraclasse estabelecido pela Lei nº 1.738/08, uma vez que a legislação municipal destina para essa finalidade apenas 1/5 da jornada; c) quanto à remuneração, o Município ofereceu, nos anos de 2009 e 2010, um valor maior do que o estabelecido pela Lei nº 1.738/08, porém, nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014, o Município sofreu uma defasagem em relação ao piso salarial profissional do magistério (PSNP). Para atender ao disposto na Lei Federal, é provável que o Município tenha que realizar mudanças no plano de carreira, mudanças essas já discutidas e previstas no Plano Municipal de Educação (PME) de Passo Fundo. Conclui-se que, ao fazer reflexões a partir de uma realidade concreta, a pesquisa pode transcender o caso em estudo e apresentar potencial de colaborar nas generalizações, categorizações e discussões sobre os planos de carreira e a remuneração docentepor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015AlineFerron.pdf: 947265 bytes, checksum: 9d1e50a8227e5d3b7ed356ed0bd7f6a1 (MD5) Previous issue date: 2015-09-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectCarreiras - Planejamentopor
dc.subjectSaláriospor
dc.subjectTeachers - Trainingeng
dc.subjectCareers - Planningeng
dc.subjectSalaryeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePlano de carreira e remuneração do magistério : valorização profissional em um estudo de casopor
dc.title.alternativeCareer plan and teacher remuneration: professional valuation in a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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