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dc.creatorBatistela, Fernanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5388114438088803por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:25Z-
dc.date.available2016-09-02-
dc.date.issued2015-10-07-
dc.identifier.citationBATISTELA, Fernanda. Computer programming and aids learning processes: the case of school students from hackers. 2015. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/601-
dc.description.resumoEste trabalho está em consonância com a Linha de Pesquisa Processos Educativos e Linguagem do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação (PPGEDU) e com a Linha de Pesquisa Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, ambos da Universidade de Passo Fundo. Seu objetivo é, a partir de aportes teórico-pedagógicos e pesquisa em campo, analisar a forma como a programação de computadores, foco do Projeto Escola de Hackers, influencia os processos auxiliares da aprendizagem propostos por Juan Ignacio Pozo. O Projeto consiste em um conjunto de ações que oportunizam o aprendizado de técnicas e habilidades de programação, utilizando o software Scratch, para alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e para professores das escolas municipais de Ensino Fundamental de Passo Fundo. Os procedimentos técnicos utilizados, como metodologia de pesquisa, foram pesquisa bibliográfica - na maior parte livros e instrumentos de coleta de dados, entrevistas com equipe diretiva, alunos participantes do Projeto desenvolvido na Escola Notre Dame, coordenadora do Laboratório de Informática e Professoras de Português e Matemática da Escola e monitores; questionários mensais para equipe diretiva, coordenadores e monitores; leitura das fichas de cadastro dos alunos; participação em reuniões junto à comissão organizadora do Projeto; acompanhamento das memórias de aula das monitoras da Escola e observação, sendo que o universo principal do pesquisador foi a observação de uma turma de onze alunos da Escola Notre Dame, no decorrer de sete meses, semanalmente, no turno inverso às atividades escolares dos participantes. O fundo teórico, que serviu de base para a descoberta das categorias de análise, que são os quatro processos auxiliares da aprendizagem, foi Juan Ignácio Pozo, em sua obra Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Dessa forma, o processo de análise pautado nos quatro processos auxiliares da aprendizagem, motivação, atenção, recuperação e transferência e a consciência, juntamente com os documentos coletados em campo resultaram em 1065 percepções, das quais 466 foram manifestadas por meio da motivação, a primeira categoria de análise e primeiro processo auxiliar da aprendizagem, quando os alunos demonstraram uma maior influência na aprendizagem por motivos extrínsecos, pela satisfação de terem aprendido ou intrínsecos, para evitar algo indesejado ou para conseguir algo desejado, em troca de aprender. Ainda, por expectativa de sucesso ou de fracasso, que os alunos estavam esperando de si próprios, ou então, em que os outros esperavam de determinado aluno e, ainda, por intervenção, no momento em que as monitoras interviram na aprendizagem dos alunos e os motivaram a programar, nesse contexto de Escola de Hackers, como uma nova cultura da aprendizagempor
dc.description.abstractThis work is in consonance with the research line Educational and Language Processes of the stricto sensu graduate studies program in Education (PPGEDU) and with the research line Technologies and Methodologies in Digital Inclusion of the Group of Study and Research in Digital Inclusion, both from the University of Passo Fundo. Its objective is, by theoretical-pedagogical contributions and field research, to analyze how computer programming, the focus of the Project School of Hackers, influences the auxiliary processes of learning proposed by Juan Ignacio Pozo. The Project consists of a set of actions that nurture the learning techniques and programming skills, using the software Scratch, for students from 6th to 9th years of Elementary School and for teachers of Municipal Elementary Schools from Passo Fundo. The technical procedures used, such as the research methodology, were bibliographic research in most part books and data collection instruments, interviews with the management team, the participant students of the Project developed in the Notre Dame School, the coordinator of the Informatics Laboratory, the Mathematics and Portuguese Teachers of the School and the monitors; monthly questionnaires to the management team, coordinators and monitors; reading of the students registration forms; participation in meetings with the project s organizing committee; monitoring and observing class memories from the School s monitors, being the researcher s main universe the observation of an eleven students group of the Notre Dame School, during seven months, weekly, at a reverse shift of the participants school activities. The theoretical background, who formed the basis to the discovery of the analysis categories, which are the four auxiliary learning processes, was Juan Ignacio Pozo, in his book Aprendices y Maestros: La Nueva Cultura Del Aprendizaje. This way, the analysis process lined in the four auxiliary processes of learning, motivation, attention, recuperation and transference and the conscience, along with the documents collected in field resulted in 1065 perceptions, which 466 were manifested by the motivation, in the first category of analysis and first auxiliary process of learning, when the students demonstrated a major influence in learning by extrinsic reasons, by the satisfaction of having learned; or extrinsic, for avoiding something undesired or to reach something desired, in exchange of learning. Still, by expectations of success or failure that the students were expecting from themselves, or then, in that the others were expecting from a student and, still, by intervention, in the moment that the monitors intervened in the learning of the students and motivated them to program, in this context of the School of Hackers, as a new learning cultureeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015FernandaBatistela.pdf: 1992787 bytes, checksum: 897b7acce565404ee247c393ef0b6475 (MD5) Previous issue date: 2015-10-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectProgramação (Computadores)por
dc.subjectAprendizagem experimentalpor
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectProgramming (Computers)eng
dc.subjectexperiential learningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProgramação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso de alunos da escola de hackerspor
dc.title.alternativeComputer programming and aids learning processes: the case of school students from hackerseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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