???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/600
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A formação pedagógica do docente universitário nas instituiçoes gaúchas |
Other Titles: | The pedagogical training of university professors in institutions gaucho |
???metadata.dc.creator???: | Campagnolo, Franciele Wozniak |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Mühl, Eldon Henrique |
???metadata.dc.description.resumo???: | O tema central desta dissertação é a formação pedagógica do docente universitário. A pesquisa a ser exposta teve como objetivo identificar e analisar as políticas de ingresso e os programas de formação continuada dos docentes universitários oferecidos por treze universidades públicas e privadas que oferecem ensino presencial, existentes no Estado do Rio Grande do Sul. Para a produção de dados utilizou-se um questionário composto de cinco perguntas relativas às iniciativas das instituições selecionadas, no que se refere a atividades de formação pedagógica de seus docentes, e a análise documental de projetos/programas/cronogramas concernentes a essas ações. A investigação, de abordagem qualitativa, valeu-se da análise de conteúdo a qual teve por base perspectiva teórica histórico-crítica, mais especificamente autores como Bazzo (2007), Pimenta (2006, 2007, 2010), Sobrinho (2010), Masetto (2012), Isaia (2006, 2009), Cunha (1980, 1983, 2004), dentre outros. A pesquisa ganha relevância em decorrência da ampliação do ensino superior nas últimas décadas, o que demandou um maior número de docentes, muitos dos quais sem formação pedagógica adequada à função. Portanto, cabe interrogar a respeito do quê e do como as universidades estão resolvendo essa premente questão que aflora. O texto apresenta um apanhado histórico sobre a universidade brasileira e sua (des)preocupação com a formação de professores, de modo especial, com a preparação de docentes para o exercício do magistério superior. Além disso, aborda a docência universitária em toda a sua complexidade, dialogando sobre aspectos como a constituição da identidade docente, as formas de ingresso no meio acadêmico superior, a natureza da docência universitária e a habilitação para a atuação no magistério superior. Finaliza com a apresentação e a interpretação dos dados produzidos em campo, por meio dos quais se observou a existência de programas de formação pedagógica no ingresso do docente entre as universidades consultadas; a existência de programas ou políticas de formação continuada, aprovadas em âmbito institucional para docentes efetivos; a obrigatoriedade ou voluntariedade de participação dos educadores ingressantes e efetivos nesses programas; a existência de alguma forma de avaliação do desempenho docente em sala de aula, realizada no final de cada semestre ou ano. As análises apontam que a preocupação com a formação pedagógica do docente universitário no interior das instituições ainda é muito tímida, apesar de alguns avanços relativos à oferta de programas de ingresso, capacitação e avaliação |
Abstract: | The central theme of this thesis is the pedagogical training of university teaching and aims to identify and analyze admission policies and the programs of continued formation off the university teachers offered by the Rio Grande do Sul universities. The work development starts with a historical overview on the Brazilian university and its (un)concern teacher training, especially with the preparation of the teachers for the exercise of university teaching since its inscription. Later we approach the university teaching in all its complexity, dialogue on issues such as the constitution of teacher identity, the forms of admission to higher academic environment, the nature of university teaching and qualified for the work in higher teaching. Thirdly are presented and analyzed some empirical data showing the initiatives that the gaucha s Universities are developing for the teaching qualifications of its educators, both on the admission as the provision of continued education programs. From 19 public and private universities Gaucho invited to participate in this research, 13 institutions has collaborated in sending information through a questionnaire. The received data were analyzed both in quantitative aspect through graphics, as in the qualitative of the documents made available by the institutions. The conclusions point out that the concern with the pedagogical training of university professors in the interior of the institutions is still very low, despite several advances wich were expressed in the analyzed documents |
Keywords: | Professores universitários Ensino superior -- História -- Rio Grande do Sul Universidades e faculdades -- Corpo docente University professors Higher education - History - Rio Grande do Sul Universities and colleges - Faculty |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | BR |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | CAMPAGNOLO, Franciele Wozniak. The pedagogical training of university professors in institutions gaucho. 2015. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/600 |
Issue Date: | 10-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2015FrancieleCampagnolo.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.