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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/595
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Fortuna, Volnei | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0971491793366364 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mühl, Eldon Henrique | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3402290519296482 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:24Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02 | - |
dc.date.issued | 2015-07-31 | - |
dc.identifier.citation | FORTUNA, Volnei. Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/595 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa e reflete sobre a produtividade dos conceitos de Epistemologia, ética e práxis pedagógica em Paulo Freire diante dos desafios da educação atual, especialmente, no campo da educação popular. Visamos compreender em que termos as ideias de Freire são referências ainda importantes para a formação dos indivíduos e para a emancipação da sociedade. Para tanto, são analisados a concepção de educação e de práxis pedagógica, os princípios epistemológicos e éticos do pensamento freireano e, na sequência, é avaliada a produtividade de tais concepções, considerando o contexto atual da educação. Trata-se de um exercício analítico e reconstrutivo, que buscou identificar os princípios e concepções presentes nas obras freireanas. A hipótese do trabalho é a de que a visão pedagógica do autor tem ainda fortes implicações políticas e éticas que podem contribuir com a transformação do mundo pela educação, na medida em que permite compreender as injustiças, a opressão, o verticalismo pedagógico e as novas formas de exploração do ser humano. Diante da convicção de que a educação precisa possibilitar o desenvolvimento da solidariedade, da dignidade humana, da liberdade e da justiça social, este trabalho reafirma que o desafio educativo proposto por Freire, sustentado na ideia do ser mais com outros, ainda é necessário como condição para a formação de sujeitos sensíveis, emancipados, solidários e transformadores do mundo | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015VolneiFortuna.pdf: 442446 bytes, checksum: b31e3c204fb9b82378f9b3944e90bf69 (MD5) Previous issue date: 2015-07-31 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação - filosofia | por |
dc.subject | Práxis (Filosofia) | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Ética | por |
dc.subject | Education - Philosophy | eng |
dc.subject | Praxis (Philosophy) | eng |
dc.subject | Teaching practice | eng |
dc.subject | Ethic | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Epistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freire | por |
dc.title.alternative | Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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