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dc.creatorFortuna, Volnei-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0971491793366364por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:24Z-
dc.date.available2016-09-02-
dc.date.issued2015-07-31-
dc.identifier.citationFORTUNA, Volnei. Epistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freire. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/595-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa e reflete sobre a produtividade dos conceitos de Epistemologia, ética e práxis pedagógica em Paulo Freire diante dos desafios da educação atual, especialmente, no campo da educação popular. Visamos compreender em que termos as ideias de Freire são referências ainda importantes para a formação dos indivíduos e para a emancipação da sociedade. Para tanto, são analisados a concepção de educação e de práxis pedagógica, os princípios epistemológicos e éticos do pensamento freireano e, na sequência, é avaliada a produtividade de tais concepções, considerando o contexto atual da educação. Trata-se de um exercício analítico e reconstrutivo, que buscou identificar os princípios e concepções presentes nas obras freireanas. A hipótese do trabalho é a de que a visão pedagógica do autor tem ainda fortes implicações políticas e éticas que podem contribuir com a transformação do mundo pela educação, na medida em que permite compreender as injustiças, a opressão, o verticalismo pedagógico e as novas formas de exploração do ser humano. Diante da convicção de que a educação precisa possibilitar o desenvolvimento da solidariedade, da dignidade humana, da liberdade e da justiça social, este trabalho reafirma que o desafio educativo proposto por Freire, sustentado na ideia do ser mais com outros, ainda é necessário como condição para a formação de sujeitos sensíveis, emancipados, solidários e transformadores do mundopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015VolneiFortuna.pdf: 442446 bytes, checksum: b31e3c204fb9b82378f9b3944e90bf69 (MD5) Previous issue date: 2015-07-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - filosofiapor
dc.subjectPráxis (Filosofia)por
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectEducation - Philosophyeng
dc.subjectPraxis (Philosophy)eng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectEthiceng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEpistemologia, ética e práxis pedagógicas em Paulo Freirepor
dc.title.alternativeEpistemology, ethics and pedagogical praxis Paulo Freireeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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