???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/593
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Smaniotto, Daiana Michelle | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8212287121323952 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dalbosco, Claudio Almir | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1671875455751185 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:24Z | - |
dc.date.available | 2016-06-02 | - |
dc.date.issued | 2015-08-14 | - |
dc.identifier.citation | SMANIOTTO, Daiana Michelle. Autonomy , authority and moral formation in Kant and Piaget. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/593 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo insere-se no campo da Filosofia de Educação, com o objetivo de discutir o papel do adulto e do grupo no processo de formação do sujeito moral em Kant e Piaget. A problemática da pesquisa centra-se na seguinte questão: o que significa educar para a autonomia e a moralidade nos estudos de Kant e do Jovem Piaget? O tratamento da questão pressupõe a investigação do modo como Kant e Jean Piaget compreenderam o exercício da autoridade nas relações pedagógicas e sociais. Para tanto, realiza-se a pesquisa centrando o estudo sobre passagens das obras Sobre a Pedagogia de Kant, Kant & a Educação de Dalbosco, Sobre a Pedagogia e O Juízo moral na criança de Jean Piaget. Acredita-se que parte significativa das teses de Kant em torno da formação moral infantil se mantém atual, em consonância com as pesquisas experimentais e empíricas da psicologia genética realizadas pelo Jovem Piaget. O aspecto central do texto está no desenvolvimento da autonomia e formação moral infantil, frente à tensão entre heteronomia e autonomia na relação entre crianças e adultos. Para Kant e Piaget a consciência moral infantil não é inata, ou seja, ela resulta do desenvolvimento racional e das relações sociais estabelecidas entre pessoas. Contudo, Kant propõe a relação entre adultos e crianças, enquanto Piaget defende as relações das crianças com seus pares da mesma idade, considerando a existência de sociedades infantis espontâneas . Para Piaget, essas relações infantis desenvolvem-se de forma muito importante na reciprocidade e na cooperação, aspectos fundamentais na formação da moralidade e do próprio pensamento | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015DaianaSmaniotto.pdf: 338884 bytes, checksum: f88fcae3f6ab93479043cb4e589e1468 (MD5) Previous issue date: 2015-08-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Kant, Immanuel, 1724-1804 | por |
dc.subject | Desenvolvimento moral | por |
dc.subject | Piaget, Jean, 1896-1980 | por |
dc.subject | Autoridade | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Kant , Immanuel , 1724-1804 | eng |
dc.subject | Moral development | eng |
dc.subject | Piaget , Jean , 1896-1980 | eng |
dc.subject | Authority | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Autonomia, autoridade e formação moral em Kant e Piaget | por |
dc.title.alternative | Autonomy , authority and moral formation in Kant and Piaget | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2015DaianaSmaniotto.pdf | 464.07 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.