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dc.creatorRonch, Sthefen Fernando Andrade da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7085955895625381por
dc.contributor.advisor1Zoch, Alana Neto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2868869983502983por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:05:03Z-
dc.date.available2017-05-19-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationRONCH, Sthefen Fernando Andrade da. Use of the topic vitamins in a LIFO for an interdisciplinary approach between chemistry and biology. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/581-
dc.description.resumoA fragmentação do conhecimento como pressuposto para a aprendizagem tem se mostrado ineficaz, como demonstram os índices educacionais disponíveis com relação ao Ensino Médio. Essa perspectiva não tem atendido as orientações legais no que tange à educação básica, onde se recomenda uma abordagem dos conceitos de forma inter-relacionada e interdependente. O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Fundamentos Teórico-metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática, buscou construir um produto educacional (PE) com o intuito de se contrapor a essa realidade. Para tanto foi elaborada e aplicada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e sob um enfoque Interdisciplinar, de modo que a abordagem dos conceitos disciplinares de Química e de Biologia ficasse articulada. O PE foi aplicado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio. A avaliação desta intervenção didática foi realizada ao longo de seu desenvolvimento, a partir dos resultados das atividades de sistematização realizadas pelos estudantes e das observações escritas pelo professor. A UEPS elaborada apresentou-se como um contributo neste processo de ensino em face do avanço na intencionalidade para a aprendizagem, importante fator na TAS, e na evidência de associação entre os conceitos disciplinares produzidas pelos estudantes. Ainda, o processo de interação estabelecido entre os professores, ao desenvolver um trabalho com a ideia de interdisciplinaridade fundamentada na TAS, permitiu aos mesmos ampliar e aprofundar sua visão sobre o processo de ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractThe fragmentation of knowledge as a prerequisite for learning has shown to be ineffective, considering the educative indexes available for High School, for example. This perspective has not responded the documents and legal guidelines regarding to basic education, which recommends the concepts approach in a interdependent and interrelated way. The present work, linked to Theoretical-methodological Fundamentals for the Mathemathics and Science Education research line, sought to build an educational product (EP) with the intention to contrast this reality. It was elaborated with this purpose, and applied a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), based on Ausubel s Meaningful Learning Theory (MLT) under interdisciplinary perspective, so that the approach of the disciplinary concepts of Chemistry and Biology being articulated. The EP was applied in a third-year-class of high school. The evaluation of this work was realized during the development of the didatic intervention, from the results of the activities carried out by the students and the written observations made by the teacher. The PMTU presented itsef as a contribution in this teaching process, facing the advances in students intentionally for their learning, important factor in MLT, and the evidences of connections between disciplinary concepts produced by them. Yet, the interaction process stablished among the teachers, in developing a work with the idea of interdisciplinarity based on MLT, allowed each of them to increase and deepen their vision about the teaching learning process.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016Sthefen Ronch.pdf: 4448632 bytes, checksum: 07b7484a407d5b56db8c339f2cd08c8b (MD5) Previous issue date: 2016-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentCiências e Matemáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopor
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopor
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectScience - Study and teachingeng
dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge in educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA INORGANICA::QUIMICA BIO-INORGANICApor
dc.titleUtilização do tema vitaminas em uma UEPS para abordagem interdisciplinar entre química e biologiapor
dc.title.alternativeUse of the topic vitamins in a LIFO for an interdisciplinary approach between chemistry and biologyeng
dc.typeDissertaçãopor
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