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dc.creatorCastoldi, Luciana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3282099977962292por
dc.contributor.advisor1Danyluk, Ocsana Sonia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393101534940924por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:05:02Z-
dc.date.available2017-05-18-
dc.date.issued2016-04-29-
dc.identifier.citationCASTOLDI, Luciana. 1st grade equation: a teaching and learning proposal using games. 2016. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/577-
dc.description.resumoEnsinar Matemática é muito mais que simplesmente trabalhar fórmulas, é sim, preparar os estudantes para que desenvolvam capacidades de pensamento crítico, tomadas de decisões e ainda viver em sociedade, entretanto, para isso, cabe ao professor preocupar-se em oferecer experiências de aprendizagem integradas e significativas. Desse modo, esta pesquisa aborda a influência de jogos no desenvolvimento de conceitos de equação de primeiro grau com turmas de 7º e 8º anos. Essa fase da educação é muito importante para o desenvolvimento destes conceitos. Logo, cabe ao professor proporcionar um ambiente atrativo, bem como práticas pedagógicas que despertem o interesse dos estudantes, o que acaba ocasionando ao docente um rever sobre sua prática pedagógica. A utilização de jogos é cogitada por muitos estudiosos como um recurso importante, para que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa. Assim, este trabalho esta ancorado na linha de pesquisa de Fundamentos Teórico-Metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática, teve como pergunta norteadora, o uso de jogos, em sala de aula, contribui para a compreensão das Equações de 1º Grau, e teve como objetivo de verificar se o uso da metodologia de jogos auxilia de modo eficaz no processo de ensino e aprendizagem. Durante a realização desta pesquisa, três jogos foram abordados: o jogo Memórias da Álgebra, Dominó das Linguagens e Na trilha das Equações. Após a aplicação de todos os jogos e atividades, foi feita uma análise das atividades desenvolvidas durante esta pesquisa a fim de verificar se o objetivo proposto foi atingido. Subsequente à análise de todo material coletado, podemos constatar que a utilização dos jogos em sala de aula, auxiliaram os estudantes na compreensão de conceitos matemáticos, além de permitir interações entre os estudantes de modo que a socialização, o diálogo, e a ajuda mútua foram predominantes na realização de todas as atividades realizadas. Ademais foi visível a satisfação e a motivação com os jogos, o que é importante para o desenvolvimento da aprendizagem, além de os jogos terem desenvolvidos nos estudantes o hábito de buscarem soluções para as situações propostas sem a necessidade de uma fórmula pronta. Partindo do exposto, consideramos que os jogos escolhidos atingiram de modo satisfatório, o objetivo desta pesquisa, uma vez que com o uso dos jogos os estudantes se tornaram mais críticos e confiantes, além de mudarem sua postura diante das aulas e ainda a imagem negativa que tinham sobre a Matemática. Por fim, destacamos que essa metodologia de ensino se tornou mais significativa aos estudantes, uma vez que na participação de seu próprio saber, o estudante se torna um agente ativo na construção do conhecimento e não apenas um ser receptor. Assim sugerimos que este modo de ensino e aprendizagem seja empregado na abordagem de outros conteúdos, pois com esta pesquisa evidenciamos que a utilização dos jogos contribuiu para que os estudantes compreendessem os conceitos matemáticos alvo dessa pesquisa.por
dc.description.abstractTeaching Mathematics is much more than simply working with formulas, but it is, in fact, preparing students not only to develop critical thinking and decision making skills, but also to live in society, however, for that, it is up to the teacher to worry about presenting integrated and meaningful learning experiences. This research addresses the influence of games on the development of first-degree equation concepts with the 7th and 8th year groups. This stage of education is very important for the development of these concepts. So, the teacher should provide an attractive environment, as well as practices which arouse the students interest, what ends up leading the teacher to reconsider his pedagogical practice. The use of games is cogitated by many scholars as an important resource for learning to occur as a meaningful and pleasurable way. Thus, this study aimed to ascertain whether the use of games trend helps effectively in the teaching and learning process. During this research, three games were addressed: Algebra Memory , Language Domino and On the trail of the equation . After the application of all the games and activities, an analysis of the activities used during the study was made in order to verify whether the proposed objective was achieved. Subsequent to the analysis of all collected material, we can find that the use of the games in the classroom, helped the students to understand mathematical concepts, besides allowing interactions among them so that socialization, dialogue, and mutual aid were predominant in the performing of all the activities. Moreover satisfaction and motivation with the games were visible, what is important for the learning development, in addition to that, the games have made students develop the habit of seeking solutions to the proposed situations without the need for a ready formula. From the foregoing, we consider that the chosen games reached satisfactorily, the aim of this research, as with the use of games students have become more critical and confident, and also changed their attitude towards school and the negative image they had about mathematics. Finally, we point out that this teaching methodology became more meaningful to students, while taking part in their own knowledge, the student becomes an active agent in the construction of knowledge and not just a receiver. So we suggest that this method to be discussed in front of other content, because with this research we observed that the use of games helped students understand mathematical conceptseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:05:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016Luciana Castoldi.pdf: 2316373 bytes, checksum: a1635cae763007e9a7c3aa8323d6c72f (MD5) Previous issue date: 2016-04-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentCiências e Matemáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação - Métodos de ensinopor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)por
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectMathematics - Study and teachingeng
dc.subjectEducation - Teaching methodseng
dc.subjectMathematics (Elementary)eng
dc.subjectEducational gameseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleEquação de 1º grau : uma proposta de ensino e de aprendizagem utilizando jogospor
dc.title.alternative1st grade equation: a teaching and learning proposal using gameseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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