Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/575
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaidana, Elisena Cristiani Battistella-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209639796481575por
dc.contributor.advisor1Zoch, Alana Neto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2868869983502983por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:05:02Z-
dc.date.available2017-05-18-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationMAIDANA, Elisena Cristiani Battistella. Didactic intervention for the teaching of thermochemistry: a proposal for initial and continuous training of chemistry teachers. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2016.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/575-
dc.description.resumoEntende-se que a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem ocorre pela intervenção do professor e pelo contínuo aprimoramento sobre sua prática pedagógica em ações de educação inicial e continuada. Desta maneira, o presente trabalho, vinculado a linha de pesquisa Fundamentos Teórico-metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UPF), teve como objetivo aplicar uma oficina como produto educacional, destinada à formação inicial e continuada de professores de Química do Ensino Médio. A proposta envolveu uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, relacionada ao ensino de Termoquímica. A oficina foi realizada com professoras da rede pública estadual e alunos do Curso de Química - Licenciatura, participantes do PIBID/UPF. A coleta de dados teve abordagem quantitativa e qualitativa, empregando questionários e entrevistas como procedimentos para a pesquisa. A análise de questionário prévio foi considerada para a elaboração do produto, como a escolha de uma temática de caráter interdisciplinar e a opção por estratégias de ensino diversificadas. Os dados sobre a avaliação da oficina indicaram que o tema proposto foi considerado relevante, embora o receio em relação à abordagem matemática foi indicado pelos participantes. As atividades experimentais empregadas, as quais priorizaram a calorimetria, foram avaliadas como interessantes e de fácil execução. A utilização de simulação computacional foi qualificada como uma estratégia de ensino diferenciada, a qual pode complementar ou mesmo substituir o uso do laboratório. Com este trabalho pode-se identificar a importância de espaços de formação que propiciem a discussão e o desenvolvimento de propostas de ensino com abordagens diversificadas, os quais podem colaborar numa perspectiva de mudança no ensinopor
dc.description.abstractPedagogic intervention for Thermochemistry instruction: A proposal for initial and continuing chemistry teachers formation. It is understood that the real improvement in the teaching-learning process happens through teacher s intervention and by his continuous pedagogical practice enhancement on initial and continuing education actions. In this way, the present work, which is linked to Theoretical-Methodological Fundamentals for the Mathematics and Science Education research line (PPGECM/UPF), aimed to apply a pedagogical workshop, as educational product, for high-school chemistry teachers formation. The proposal involved a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), based on Ausubel s Meaningful Learning Theory (MLT), related to Thermochemistry teaching. The analysis of a previous questionnaire was considered for workshop elaboration, such as the selection of an interdisciplinary theme and strategies diversified. The workshop was carried out with teachers from Passo Fundo public schools and License Chemistry students, participants of PIBID/UPF. The data collection was provided by qualitative and quantitative approach, using questionnaires and interviews procedures. The workshop evaluation data indicated that the theme was relevant, although the participants mentioned the concern about the mathematics approach. The experimental activities employed, focused on calorimetry, were considered interesting an easy to perform. The use of computer simulation resource was qualified as different teaching strategy, which can complement or even replace the use of laboratory. From this work, it was possible to identify the importance of formation spaces that provide the discussion and development of teaching proposals with diversified approach, which can contribute in terms of educational changes.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:05:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016Elisena Maidana.pdf: 2252918 bytes, checksum: 7db8ec0d1509f952d7ba868c4e239ea0 (MD5) Previous issue date: 2016-02-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentCiências e Matemáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTermodinâmicapor
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectCalorimetriapor
dc.subjectThermodynamicseng
dc.subjectChemistry - Study and teachingeng
dc.subjectTeachers - Trainingeng
dc.subjectCalorimetryeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleIntervenção didática para o ensino de termoquímica : uma proposta para formação inicial e continuada de professores de químicapor
dc.title.alternativeDidactic intervention for the teaching of thermochemistry: a proposal for initial and continuous training of chemistry teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File SizeFormat 
2016Elisena Maidana.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.