Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/38
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchmidt, Jaison Dairon Ebertz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1916800709953442por
dc.contributor.advisor1De Marchi, Ana Carolina Bertoletti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4180557886735944por
dc.date.accessioned2018-01-10T17:51:24Z-
dc.date.available2017-08-24-
dc.date.issued2017-03-16-
dc.identifier.citationSCHMIDT, Jaison Dairon Ebertz. MSGUI : um instrumento para avaliação de usabilidade em jogos sérios para dispositivos móveis. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/38-
dc.description.resumoO lançamento do iPhone com seus recursos baseados em touchscreen, propiciou o inicio de uma era de mobilidade tecnológica sem precedentes. O uso de smartphones e tablets já está incorporado ao costume social e presente nas mais variadas situações do cotidiano. A disseminação de dispositivos móveis alavancou diversas possibilidades de aplicação, dentre as quais estão os jogos sérios, cujo objetivo é proporcionar melhorias em algum (ou diversos) aspecto de seus usuários, seja cognitivo, de aprendizagem, de saúde ou, até mesmo, de diversão. Em virtude da diversidade de utilizações e, em especial, o público ao qual estes jogos se destinam, a usabilidade torna-se fator essencial para o sucesso na utilização com rápido aprendizado e, aplicação, visto que os usuários podem apresentar dificuldades tanto físicas quanto cognitivas. Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de elaboração de um instrumento para avaliação da usabilidade de jogos sérios (MSGUI), sua validação e os resultados obtidos. As etapas para elaboração deste instrumento consistiram em desenvolver uma revisão sistemática da literatura (SLR) com vistas a detectar possíveis métodos, protocolos ou instrumentos já existentes. Como resultado desta SLR, não foi possível localizar a existência de algo do gênero, embora alguns procedimentos de avaliação realizados por pesquisadores fossem semelhantes. Em virtude deste resultado, optou-se pelo desenvolvimento do instrumento MSGUI, tendo como base as semelhanças encontradas nos estudos, com relação as sessões de utilização e aplicação de questionários Likert. Para a elaboração do MSGUI constatou-se a necessidade de revisar sistematicamente a literatura com o objetivo de pesquisar diretrizes e recomendações direcionadas a melhora da usabilidade de jogos sérios. Como resultados foram elencadas diretrizes de jogabilidade, de design e recomendações diversas extraídas de trabalhos científicos, servindo como um compêndio de características desejáveis em jogos sérios. Com base nestas informações, elaborou-se um questionário de avaliação de usabilidade eletrônico, tornando possível a customização de questionários e, ainda, a geração de relatórios com caracterização da amostra, score de usabilidade, jogabilidade e design. Este questionário foi validado por meio de um experimento com 30 indivíduos, com idades entre 19 e 55 anos. Cada usuário realizou duas sessões de testes, sendo que ao final de cada uma o instrumento de avaliação de usabilidade proposto foi respondido. Os resultados sugerem que o instrumento indicou uma melhor usabilidade da segunda versão.por
dc.description.abstractThe launch of the iPhone with its resources based on touch screen, provided the start of a period of unprecedented technology mobility. The use of smartphones and tablets is already incorporated to the social custom and present in the most varied situations of daily life. The spread of mobile devices leveraged various possibilities of application, including serious games, whose objective is to provide improvements in some (or many) aspects of its users, like cognitive impairments, learning, health or just for entertainment purposes. Due to the diversity of the usage, Due to the diversity of uses and especially the public to which these games are intended, usability becomes an aspect of great importance, since serious game users may present physical and / or cognitive difficulties, therefore, facilitating the use and learning of these applications is essential. This paper aims to describe the process of elaboration of an instrument to evaluate the usability of serious games (MSGUI), their validation and results. The steps in the development of this instrument consisted in conduct a systematic literature review (SLR) in order to detect possible existing methods, protocols or instruments. As a result of this first SLR it was not possible to find the existence of pre-existing methods, protocols or instruments, although some evaluation procedures performed by researchers were similar. For the MSGUI elaboration, a new SLR was conducted with aims of to research guidelines and recommendations with focus in make better usability in serious games. As a result are listed guidelines about playability, design and several recommendations extracted from scientific works, serving as a compendium of desirable features in serious games. From this information the, was elaborated an electronic usability evaluation questionnaire, makes it possible to customize new questionnaires and the generation of reports containing sample characterization, usability, playability and design scores. This questionnaire was validated by an experiment with 30 users aged 55-64 years. This experiment compared the usability of two versions of the same game being the second version considered with a better usability (H0). Each user realized two test sessions, in the end of each session users responded the usability instrument. The results suggest that the instrument indicated a better usability in the second version, confirming the hypothesis suggested by the researchers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T17:51:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017JaisonEDSchmidt.pdf: 3715773 bytes, checksum: 159bce3afef84a80edd5b9ea7fdc7de5 (MD5) Previous issue date: 2017-03-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e Geociências – ICEGpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectSmartphonespor
dc.subjectInteração homem-máquinapor
dc.subjectProjeto de sistemas.por
dc.subjectGameseng
dc.subjectSmartphoneseng
dc.subjectMan-machine interactioneng
dc.subjectSystems design.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleMSGUI : um instrumento para avaliação de usabilidade em jogos sérios para dispositivos móveispor
dc.title.alternativeMSGUI: an instrument for usability evaluation in mobile serious gameseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Files in This Item:
File SizeFormat 
2017JaisonEDSchmidt.pdf3.63 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.