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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/382
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Avaliação das propriedades mecânicas de compósitos obtidos pelos processos de laminação contínua e pultrusão Avaliação das propriedades mecânicas de compósitos obtidos pelos processos de laminação contínua e pultrusão Avaliação das propriedades mecânicas de compósitos obtidos pelos processos de laminação contínua e pultrusão |
Other Titles: | Evaluation of the mechanical properties of composites obtained by continuous rolling and pultrusion processes Evaluation of the mechanical properties of composites obtained by continuous rolling and pultrusion processes Evaluation of the mechanical properties of composites obtained by continuous rolling and pultrusion processes |
???metadata.dc.creator???: | Vani, Giovani Carlos |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Israel, Charles Leonardo |
???metadata.dc.description.resumo???: | Nos últimos anos, os materiais compósitos polímeros reforçados com fibras (PRF) vêm sendo cada vez mais utilizados em diversos setores industriais, em especial na indústria aeronáutica, offshore e automobilística, devido ao fato de apresentarem vantagens competitivas em relação aos materiais tradicionais, como o aço, alumínio, e madeira. São características comuns destes compósitos a baixa densidade, a durabilidade em ambientes agressivos e a facilidade de moldagem. Porém ainda há poucos conhecimentos sobre as propriedades mecânicas deste grupo de materiais e, por isso, muitas vezes acabam sendo empregados equivocadamente em função do uso final. Desta maneira este estudo se propôs a investigar as propriedades mecânicas do material compósito plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV) na forma comercial de placas planas obtidas por dois processos distintos: Laminação Contínua e Pultrusão, e assim caracterizá-los a fim de orientar o seu uso para diversas aplicações. Os materiais passaram inicialmente por uma análise de TGA para determinação da proporção em massa matriz/reforço. Após foram feitos ensaios mecânicos para determinação da resistência a tração, flexão e impacto izod e analisado os mecanismos de fratura resultantes do ensaio de tração e impacto. Por fim, os materiais foram ensaiados em fadiga, onde se obteve a curva S-N para a razão de fadiga R=0,1. Com base no ensaio de fadiga foi calculado o coeficiente de fragilidade a fadiga por meio da construção da curva de fadiga, normalizada para cada um dos materiais. Os resultados mostraram que o material pultrudado apresenta superioridade em todas as propriedades estudadas, exceto quando se avalia o comportamento a fadiga levando-se em consideração a variação da fragilidade à fadiga do material em função da proporção matriz/reforço. Estes dados indicam que quanto maior o percentual de reforço no material compósito menor será sua resistência à fadiga. |
Abstract: | In the recent years composite materials are being increasingly used in diverse industrial sectors, especially in the aerospace, automotive and offshore industry because they have competitive advantages over traditional materials such as steel, aluminum and wood. In general, composites show lightness, durability in aggressive environments and ease of molding. However, there is still little knowledge about the mechanical properties of these materials and therefore often end up being wrongly employed in relation to the end use. In these sense, the objective of this study was investigate the mechanical behavior of composite materials in the form of plane plates obtained by two distinct processes: Continuous lamination and Pultrusion, and so characterize them in order to guide its use for industrial applications. Initially, the materials were subjected to TGA analysis for determination of matrix/ reinforcement mass. After mechanical tests were made to determine the tensile strength, flexural and izod impact and analyzed the mechanisms of fracture resulting from tensile test and impact. Finally the materials were tested in relation to the fatigue behavior, in which was obtained SN curve for stress ratio R = 0.1. From the latter test, it was possible to build the equations that delineate the behavior of the materials as a function of the applied load and the number of cycles to which they are subject. The fatigue test also permitted calculates the fatigue fragility coefficient through the normalized fatigue curve for each analyzed material. The data showed that pultruded material exhibits superior performance in all studied properties, except when evaluating the fatigue behavior taking into account the variation of fragility to material fatigue in relation to the proportion matrix / reinforcement. The results indicate that the higher percentage of reinforcement in composite material will lower your resistance to fatigue. |
Keywords: | Processos de fabricação Máquinas - Indústria. Manufacturing processes Machines - Industry. |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | BR |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Engenharia |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação |
Citation: | VANI, Giovani Carlos. Evaluation of the mechanical properties of composites obtained by continuous rolling and pultrusion processes. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/382 |
Issue Date: | 8-May-2014 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação |
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