Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/367
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAvila, Diego de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4015059471422217por
dc.contributor.advisor1Walber, Márcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8753406231750430por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:01:38Z-
dc.date.available2017-08-28-
dc.date.issued2014-08-14-
dc.identifier.citationAVILA, Diego de. Methodological systematization for aid in the development of buses. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/367-
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco a conceituação de melhoria no processo de desenvolvimento de ônibus e também na viabilização de ferramentas teóricas correlacionadas à efetividade do mesmo. Como preceito, verifica-se a existência de uma diversidade de métodos e suas respectivas estruturas para projetos de variada natureza, em que alguns casos podem apresentar dificuldade na interpretação e assim tornando-se inaceitáveis pela indústria ou meio gestor, enfocando-se, portanto, na sistematização de tais métodos como elementos guia para o entendimento e a devida gestão de dados. Sob orientação de autores conceituados, adota-se uma metodologia relacionada à engenharia de sistemas e adequa-se os elementos condicionantes sob um processo de desenvolvimento voltado ao setor de ônibus, desenvolvendo, portanto, um meio linear e organizacional para as respectivas etapas processuais. Desta forma, possibilita-se oferecer como resultado um sistema hierárquico dividido por módulos relacionados aos setores do desenvolvimento, com o intuito de facilitar a interpretação e o gerenciamento amplo de todo o processo, instigando estreitar, por fim, o paralelismo existente entre a teoria e o meio industrial. Ostentando, ainda, a modularização do processo projetual conceitual favorecendo assim a correlação entre todas as etapas do desenvolvimento, sendo exemplificado como resultado na aplicação da elaboração de um conceito de ônibus rodoviário. E, por complemento, pode-se viabilizar, de forma qualitativa, o uso de ferramentas teóricas para a indústria, que, acredita-se interferir diretamente na redução de custos, tempo de lançamento de produtos e, entre outros, oportunizando diferenciais competitivospor
dc.description.abstractThis work focuses on the concept of improving the development process of buses and also in enabling theoretical tools correlated to effectiveness. As a provision, it is apparent that there are a variety of methods and structures for their respective projects of various objectives, in some cases it may be difficult to interpret and thus making it unacceptable for industrial or media manager focusing is, therefore, in the systematization of methods such as guide elements for the understanding and proper management of data. Under the guidance of renowned authors, adopts a methodology related to systems engineering and suits the conditioning elements in a process of development facing the bus industry, thus developing a linear and organizational means to the procedural steps. Thus, it enables them to provide as a result a hierarchical system divided by modules related to the sectors of development, in order to facilitate the interpretation and the comprehensive management of the entire process, prompting closer, finally, the parallelism between the theory and the industrial environment. Still fostering, the modularization of the conceptual design process thus favoring the correlation between all stages of development, being exemplified in the application as a result of development of a concept of road buses. And in complement, can enable, in a qualitative form, the use of theoretical tools for the industry, which is believed to interfere directly in the reduction of cost, time-to-market and, among others, providing opportunities for competitive advantages.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:01:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014DiegoAvila.pdf: 2741540 bytes, checksum: c8c7451b103b87cad2b83eb67e32f540 (MD5) Previous issue date: 2014-08-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÔnibuspor
dc.subjectProjetos de engenhariapor
dc.subjectVeículos a motorpor
dc.subjectProcessos de fabricação.por
dc.subjectBuseng
dc.subjectEngineering projectseng
dc.subjectMotor vehicleseng
dc.subjectManufacturing processes.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.titleSistematização metodológica para o auxílio no desenvolvimento de ônibuspor
dc.titleSistematização metodológica para o auxílio no desenvolvimento de ônibuspor
dc.title.alternativeMethodological systematization for aid in the development of buseseng
dc.title.alternativeMethodological systematization for aid in the development of buseseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2014DiegoAvila.pdf2.68 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.