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DC FieldValueLanguage
dc.creatorGradin, Roberta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8360573370070577por
dc.contributor.advisor1Kalil, Rosa Maria Locatelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8565025033562422por
dc.contributor.advisor-co1Gelpi, Adriana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9041308250400732por
dc.date.accessioned2018-01-10T17:55:50Z-
dc.date.available2015-09-02-
dc.date.issued2013-12-17-
dc.identifier.citationGRADIN, Roberta. Centralidade urbana em cidade de porte médio : análise em Passo Fundo/RS. 2013. 175 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013.por
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/325-
dc.description.resumoA sustentabilidade urbana em cidade média pode ser obtida pela estruturação do espaço urbano, ou seja, pela localização relativa das centralidades e suas inter-relações. As centralidades urbanas, constituídas de forma espontânea ou planejadas, são caracterizadas pela concentração de atividades, diversidade de uso do solo, disponibilidade de equipamentos urbanos e condições de deslocamento. O estudo analisa as centralidades em cidade média, verificando a contribuição para a sustentabilidade urbana em relação à localização e na percepção dos moradores. Realizou-se estudo de caso na cidade de Passo Fundo, RS, identificando a estrutura urbana no centro e em quatro subcentros principais, Boqueirão, Vera Cruz, Petrópolis e São Cristóvão, que constituem centralidades lineares ao longo das vias de acesso ao sistema viário regional. No subcentro mais bem estruturado, bairro São Cristóvão, realizou-se diagnóstico da estrutura urbana e da satisfação dos moradores em relação aos equipamentos, serviços e atividades disponíveis, frequência e modalidade de deslocamento, se restritos ao subcentro ou dependentes de outras centralidades. Os resultados indicam que esse subcentro exerce uma centralidade parcial, relacionada ao comércio de bairro e equipamentos de educação. O centro principal em maior grau, e outros subcentros, exerce forte atração no que se refere aos serviços de saúde, cultura, lazer e comércio e serviços especializados. Quanto ao deslocamento no bairro e para outros bairros, há predominância do transporte individual por automóvel, superando os deslocamentos a pé ou em transporte coletivo. Apesar da diversificação e da relativa consolidação do subcentro contribuírem para a sustentabilidade urbana, recomendam-se diversas estratégias de incentivo à diversificação no uso do solo e nas atividades e à redução de deslocamentos, aplicáveis na qualificação das subcentralidades urbanas em cidade médiapor
dc.description.abstractSustainability in urban medium city can be obtained by structuring the urban space, in other words, by the relative location of the centers and their interrelationships. The urban centralities, formed spontaneously or planned, are characterized by the concentration of activities, land use diversity, availability of urban equipment, facilities and displacement conditions. The study analyzes the centrality in the medium city, checking the contribution to urban sustainability in relation to residents location and perception. A case study was conducted in the city of Passo Fundo, RS, identifying the urban structure in downtown and four major subcenters, Boqueirão, Vera Cruz, Petropolis and São Cristóvão, which centralities are linear along the access roads to the regional road system. In subcenter better structured, São Cristóvão neighborhood ,we´ve made diagnostics of urban structure and residents' satisfaction in relation to equipment, services and activities available, frequency and dislocations way, if restricted to the sub-center or dependent on other centralities. The results indicate that this subcenter exercise a partial centricity, related to neighborhood trade and education equipment. The main center to a greater degree, and other subcenters, exercise strong attraction when refers to health care, culture, leisure, trade and specialized services. As for the dislocations in the neighborhood and to other neighborhoods, there is a predominance of individual transport by car, surpassing dislocations on foot or public transportation. Although the diversification and consolidation of the sub-center on contributing to urban sustainability, several strategies are recommended to encourage land use and activities diversification and the reduction of dislocations, applicable in the qualification of subcentralities in urban medium cityeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T17:55:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012RobertaGradin.pdf: 12556081 bytes, checksum: 6616b44533d72b2109c1f640da74e73e (MD5) Previous issue date: 2013-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenhariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectPlanejamento urbano - Passo Fundo (RS)por
dc.subjectArquitetura de habitaçãopor
dc.subjectSustainabilityeng
dc.subjectUrban planning - Passo Fundo (RS)eng
dc.subjectHousing architectureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpor
dc.titleCentralidade urbana em cidade de porte médio : análise em Passo Fundo/RSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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