???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/325
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Centralidade urbana em cidade de porte médio : análise em Passo Fundo/RS |
???metadata.dc.creator???: | Gradin, Roberta |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Kalil, Rosa Maria Locatelli |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | Gelpi, Adriana |
???metadata.dc.description.resumo???: | A sustentabilidade urbana em cidade média pode ser obtida pela estruturação do espaço urbano, ou seja, pela localização relativa das centralidades e suas inter-relações. As centralidades urbanas, constituídas de forma espontânea ou planejadas, são caracterizadas pela concentração de atividades, diversidade de uso do solo, disponibilidade de equipamentos urbanos e condições de deslocamento. O estudo analisa as centralidades em cidade média, verificando a contribuição para a sustentabilidade urbana em relação à localização e na percepção dos moradores. Realizou-se estudo de caso na cidade de Passo Fundo, RS, identificando a estrutura urbana no centro e em quatro subcentros principais, Boqueirão, Vera Cruz, Petrópolis e São Cristóvão, que constituem centralidades lineares ao longo das vias de acesso ao sistema viário regional. No subcentro mais bem estruturado, bairro São Cristóvão, realizou-se diagnóstico da estrutura urbana e da satisfação dos moradores em relação aos equipamentos, serviços e atividades disponíveis, frequência e modalidade de deslocamento, se restritos ao subcentro ou dependentes de outras centralidades. Os resultados indicam que esse subcentro exerce uma centralidade parcial, relacionada ao comércio de bairro e equipamentos de educação. O centro principal em maior grau, e outros subcentros, exerce forte atração no que se refere aos serviços de saúde, cultura, lazer e comércio e serviços especializados. Quanto ao deslocamento no bairro e para outros bairros, há predominância do transporte individual por automóvel, superando os deslocamentos a pé ou em transporte coletivo. Apesar da diversificação e da relativa consolidação do subcentro contribuírem para a sustentabilidade urbana, recomendam-se diversas estratégias de incentivo à diversificação no uso do solo e nas atividades e à redução de deslocamentos, aplicáveis na qualificação das subcentralidades urbanas em cidade média |
Abstract: | Sustainability in urban medium city can be obtained by structuring the urban space, in other words, by the relative location of the centers and their interrelationships. The urban centralities, formed spontaneously or planned, are characterized by the concentration of activities, land use diversity, availability of urban equipment, facilities and displacement conditions. The study analyzes the centrality in the medium city, checking the contribution to urban sustainability in relation to residents location and perception. A case study was conducted in the city of Passo Fundo, RS, identifying the urban structure in downtown and four major subcenters, Boqueirão, Vera Cruz, Petropolis and São Cristóvão, which centralities are linear along the access roads to the regional road system. In subcenter better structured, São Cristóvão neighborhood ,we´ve made diagnostics of urban structure and residents' satisfaction in relation to equipment, services and activities available, frequency and dislocations way, if restricted to the sub-center or dependent on other centralities. The results indicate that this subcenter exercise a partial centricity, related to neighborhood trade and education equipment. The main center to a greater degree, and other subcenters, exercise strong attraction when refers to health care, culture, leisure, trade and specialized services. As for the dislocations in the neighborhood and to other neighborhoods, there is a predominance of individual transport by car, surpassing dislocations on foot or public transportation. Although the diversification and consolidation of the sub-center on contributing to urban sustainability, several strategies are recommended to encourage land use and activities diversification and the reduction of dislocations, applicable in the qualification of subcentralities in urban medium city |
Keywords: | Sustentabilidade Planejamento urbano - Passo Fundo (RS) Arquitetura de habitação Sustainability Urban planning - Passo Fundo (RS) Housing architecture |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | BR |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Engenharias |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia |
Citation: | GRADIN, Roberta. Centralidade urbana em cidade de porte médio : análise em Passo Fundo/RS. 2013. 175 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/325 |
Issue Date: | 17-Dec-2013 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2012RobertaGradin.pdf | 12.26 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.