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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/316
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Braido, Jorge Dalmas | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2754741518743833 | por |
dc.contributor.advisor1 | Chamberlain Pravia, Zacarias Martin | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | Chamberlain Pravia, Z. | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T17:55:49Z | - |
dc.date.available | 2015-08-24 | - |
dc.date.issued | 2014-12-09 | - |
dc.identifier.citation | BRAIDO, Jorge Dalmas. Avaliação da superestrutura de pontes através de parâmetros dinâmicos. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/316 | - |
dc.description.resumo | A inspeção de obras de arte especiais (pontes, passarelas e viadutos) é um processo unicamente visual e fortemente dependente da experiência do responsável técnico em executá-la. O método é de simples execução, porém incompleto, pois permite que danos ligados a mudanças nas propriedades dos materiais não sejam detectados. Para sanar esta deficiência é que se utiliza o monitoramento de estruturas, que realiza a inspeção por meio da instrumentação com acelerômetros. O comportamento da estrutura é conhecido pela extração de amostras e descrito por parâmetros dinâmicos modais (frequências naturais, formas modais e taxa de amortecimento). Em comparação com a análise visual, apresenta resultados mais confiáveis devido à utilização de dados originários do próprio comportamento da estrutura. Esta pesquisa é quantitativa e executada em duas fases distintas: experimental e numérica. Na fase experimental, com o auxílio da análise modal operacional, realiza-se a extração de dados por meio de um aparelho de telefonia móvel, equipado por acelerômetro, e se determinam as frequências naturais das amostras por meio da transformada rápida de Fourier (FFT). Na fase numérica, é confeccionado um modelo em elementos finitos (MEF) para cada viaduto, onde são obtidas as frequências naturais e as formas modais associadas às estruturas ao fim da análise. O modelo numérico é calibrado até que responda de maneira aproximada ao real. Ao fim da pesquisa destaca-se que a metodologia utilizada permite identificar o comportamento real e atual de obras de arte especiais de maneira confiável, simplificada e com baixo custo. Os casos de estudo desta pesquisa são dois viadutos em concreto localizados no município de Passo Fundo/RS | por |
dc.description.abstract | Bridges' inspections is a visual process only, which is strongly dependent of engineer s experience. It s a simple but incomplete method, because cannot identify changes in materials property. To solve this problem, it can use the structural monitoring, which does the bridge's inspection from the instrumentation of the structure. The stuctural behaviour is defined through samples and described from modal parameters like natural frequencies, modal shapes and damping factor. In comparison with a visual assessment more reliable results are shown because utilizes samples from the real behaviour of the structure. This is a quantitative research which has two different phases: numerical and experimental. In the experimental phase, it uses a accelerometer from a mobile phone to extract samples of the structure. Natural frequencies are determined by the use of the Fast Fourier Transform (FFT). In the numerical phase, it uses the finite element method (FEM) to represent the structure, then it s possible obtain natural frequencies and modal shapes attached to the real structure. The numerical model is calibrated until the answer shows a little difference to the real answer of the bridge. The metodology, at the end of the research, can identify the real and actual behaviour from bridges in a reliable and simple way, with low cost. The research is realized in two concrete bridges located at Passo Fundo/RS | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T17:55:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014JorgeDalmasBraido.pdf: 7315611 bytes, checksum: 54e1cb729ecb7a39693fed214af54f01 (MD5) Previous issue date: 2014-12-09 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pontes - Projetos e construção | por |
dc.subject | Viadutos | por |
dc.subject | Construção civil | por |
dc.subject | Bridges - Design and construction | eng |
dc.subject | Viaducts | eng |
dc.subject | Construction | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL | por |
dc.title | Avaliação da superestrutura de pontes através de parâmetros dinâmicos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
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