???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/305
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Brondani, Stevan Cardinal | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4802066822325484 | por |
dc.contributor.advisor1 | Brandli, Luciana Londero | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4109261310326480 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T17:55:45Z | - |
dc.date.available | 2015-08-21 | - |
dc.date.issued | 2013-10-17 | - |
dc.identifier.citation | BRONDANI, Stevan Cardinal. Instituições de ensino superior na América Latina: um panorama sob a perspectiva da sustentabilidade ambiental. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/305 | - |
dc.description.resumo | A sustentabilidade ambiental, nas Instituições de Ensino Superior da América Latina, exige novos métodos de ensino e práticas específicas. Em especial, no meio acadêmico no qual as universidades detêm a responsabilidade de formar profissionais atuantes em prol do desenvolvimento sustentável nas diferentes áreas do conhecimento. O objetivo desta pesquisa foi identificar se as Instituições de Ensino Superior (IES), consideradas as melhores da América Latina segundo o ranking da Quacquarelli Symonds QS, são, também, exemplos de universidades sustentáveis em termos ambientais. Os procedimentos metodológicos contemplam a realização de um levantamento nos sites das instituições de ensino superior, bem como, a aplicação de um questionário com práticas ambientais de sustentabilidade. Os resultados mostram que as categorias: resíduos sólidos e boas práticas ambientais apresentam maior comprometimento das IES, em ambos os métodos de pesquisa. Em relação à pesquisa nos sites os resultados apontam falta de informações disponíveis neles. O questionário online foi respondido por, apenas, 37 IES, o que evidencia uma taxa de retorno de 18 % dos questionários. O ranking da sustentabilidade ambiental mostra que as melhores IES não são as melhores no ranking da QS. Entretanto, a pesquisa salienta a necessidade de maior atenção das IES em prol da sustentabilidade ambiental nos campus e a disponibilidade das informações ambientais em seus próprios sites | por |
dc.description.abstract | Environmental sustainability in higher education institutions in Latin America, requires new methods of teaching and specific practices. In particular, the academic environment in which universities have a responsibility to prepare professionals which act in favor of sustainable development in different areas of knowledge. The objective of this research was to identify whether the Institutions of Higher Education (IHE), considered the best in Latin America according to the Quacquarelli Symonds QS ranking, are also examples of environmentally sustainable universities. The methodological procedures include conducting a survey on the websites of higher education institutions as well as the application of a questionnaire with environmental sustainability practices. The results show that categories: solid waste and environmental practices of HEIs have greater impairment in both research methods. In regards to the sites the results indicate a lack of information available on them. The online questionnaire was answered by only 37 HEIs, which shows a rate of return of 18 % of the questionnaires. The ranking of environmental sustainability shows that the best HEIs are not the best ranking in the QS. However, the survey highlights the need for greater attention of HEIs in support of environmental sustainability on campus and the availability of environmental information on their own sites | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T17:55:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013StevanCardinalBrondani.pdf: 2202731 bytes, checksum: 9d3122ede498095f7054b3d4981cfa49 (MD5) Previous issue date: 2013-10-17 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Universidades e faculdades - América Latina | por |
dc.subject | Environment | eng |
dc.subject | Sustainability | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Universities and colleges - Latin America | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | por |
dc.title | Instituições de ensino superior na América Latina: um panorama sob a perspectiva da sustentabilidade ambiental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2013StevanCardinalBrondani.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.