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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3014
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Era uma vez -- a narrativa da criança em diferentes perspectivas teóricas: o verdadeiro "felizes para sempre" |
???metadata.dc.creator???: | Milani, Flávia de Oliveira ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Diedrich, Marlete Sandra |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa tem por objetivo verificar como as perspectivas interacionista, dialógico-discursiva e aquisicional enunciativa veem o estudo da narrativa da criança como tema na área de Aquisição da Linguagem. Esse objetivo está em consonância com o problema de pesquisa desta dissertação, o qual reflete acerca de: o que dizem as pesquisas em Aquisição da Linguagem, no cenário brasileiro, sobre a narrativa da criança e sua importância para a aquisição da língua materna? Para responder a essa questão, utilizamos como referenciais teóricos: na perspectiva interacionista os trabalhos de De Lemos (1986) e Perroni (1983); já a abordagem teórica dialógico-discursiva tem como representantes autores como François (2009), Orvig (1999) e Del Ré (2014); por fim, a perspectiva aquisicional enunciativa, que deriva dos pressupostos teóricos de Émile Benveniste, é abordada a partir dos trabalhos de Silva (2009) e Diedrich (2015). Em relação aos procedimentos metodológicos, entende-se que este trabalho possui natureza básica, com abordagem qualitativa, na qual se utilizam procedimentos bibliográficos e descritivos para o seu desenvolvimento. Assim, a partir de um levantamento bibliográfico aprofundado, buscamos apresentar um compilado dessas perspectivas, de modo que auxilie outros trabalhos de estudiosos da Aquisição da Linguagem, com ênfase nas narrativas. Os resultados indicam que as três abordagens teóricas observam a narrativa a partir de um ponto de vista que privilegia o discurso, com o manejo de dados de crianças em situações naturalísticas, marcadas pela interação da criança com adultos de seu convívio cotidiano. De forma mais específica, destacamos que a vertente interacionista observa a narrativa como uma forma da criança expressar a sua linguagem, a partir de um processo de mudanças de posição. Já a perspectiva dialógico-discursiva compreende a narrativa como um gênero do discurso, pela qual a criança, em um processo de interação mútua com o outro do discurso, constitui a sua linguagem. Por fim, a abordagem aquisicional enunciativa entende a narrativa como um modo de enunciar constitutivo da linguagem do homem em sociedade. |
Abstract: | This research aims to verify how the interactionist, dialogic-discursive and enunciative acquisitional perspectives view the study of children's narrative as a theme in the area of Language Acquisition. This objective is in line with the research problem of this dissertation, which reflects on: what do research in Language Acquisition, in the Brazilian context, say about children's narrative and its importance for the acquisition of the mother tongue? To answer this question, we used as theoretical references: from the interactionist perspective, the works of De Lemos (1986) and Perroni (1983); while the dialogic-discursive theoretical approach is represented by authors such as François (2009), Orvig (1999) and Del Ré (2014); finally, the acquisitional-enunciative perspective, which derives from the theoretical assumptions of Émile Benveniste, is addressed based on the works of Silva (2009) and Diedrich (2015). Regarding the methodological procedures, it is understood that this work has a basic nature, with a qualitative approach, in which bibliographic and descriptive procedures are used for its development. Thus, based on an in-depth bibliographic survey, we seek to present a compilation of these perspectives, in order to assist other works by scholars of Language Acquisition, with an emphasis on narratives. The results indicate that the three theoretical approaches observe the narrative from a point of view that privileges discourse, with the handling of data from children in naturalistic situations, marked by the interaction of the child with adults in their daily life. More specifically, we highlight that the interactionist approach sees narrative as a way for children to express their language, based on a process of changing positions. The dialogic-discursive perspective understands narrative as a genre of discourse, through which children, in a process of mutual interaction with others in the discourse, constitute their language. Finally, the acquisitional-enunciative approach understands narrative as a way of enunciating that constitutes the language of man in society. |
Keywords: | Aquisição de linguagem Crianças - Linguagem Língua materna - Estudo e ensino Crianças - Escrita |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | MILANI, Flávia de Oliveira. Era uma vez -- a narrativa da criança em diferentes perspectivas teóricas: o verdadeiro "felizes para sempre". 2025. 60 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3014 |
Issue Date: | 1-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
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2025FlaviadeOliveiraMilani.pdf | Dissertação Flávia de Oliveira Milani | 920.89 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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