Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3013
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Reconhecer para incluir - incluir para pertencer: um estudo da intersubjetividade no Transtorno do Espectro Autista (TEA)
???metadata.dc.creator???: Marinho, Lucas Danielli 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oudeste, Claudia S. Toldo
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação concentra-se no estudo da (inter)subjetividade da linguagem sob o viés das reflexões propostas pelo teórico Émile Benveniste, bem como nos estudos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dessa forma, buscamos propor considerações teóricas acerca da intersubjetividade, a partir da teoria da linguagem de Émile Benveniste, em sujeitos falantes com TEA, a fim de concluir sobre a importância dessas na inclusão. A pesquisa tem caráter bibliográfico e qualitativo, pois são feitas reflexões decorrentes de fenômenos sociais e humanos e as pautamos em materiais teóricos já existentes e publicados. Dessa maneira, percorremos os estudos diagnósticos do TEA e a teoria enunciativa de Benveniste para, ao fim do trabalho, estabelecermos reflexões sobre como o conceito de (inter)subjetividade, em Benveniste, pode ser uma possibilidade de discussão de questões envolvidas no tema da inclusão linguística e atingirmos o nosso objetivo geral (estudar o conceito de intersubjetividade para entender o uso da língua por locutores autistas que se propo¿m como sujeitos de seus dizeres). Para isso, utilizamos trechos do reality show ¿Corrida das Blogueiras¿, no qual a participante Ju Barbosa - jovem autista - realiza diferentes provas que envolvem diversas habilidades linguísticas de modo a exemplificar, além de excertos da série Atypical como um dado ilustrativo. Assim, a pergunta que conduz esta pesquisa é: ¿Qual a contribuição dos estudos da intersubjetividade em sujeitos falantes com TEA para a inclusão?¿. Reconhecemos e assumimos o compromisso de não fornecer soluções prontas, mas de estimular a reflexão sobre as teorias apresentadas, possibilitando que cada leitor adapte os estudos à sua própria realidade. Contudo, esperamos que nosso trabalho contribua para uma melhor compreensão das questões linguísticas envolvidas no TEA e para a promoção de uma sociedade mais inclusiva.
Abstract: This dissertation focuses on the study of the (inter)subjectivity of language from the perspective of reflections proposed by theorist Émile Benveniste, as well as studies on Autism Spectrum Disorder (ASD). Thus, we seek to propose theoretical considerations about intersubjectivity, based on Émile Benveniste's theory of language, in speaking subjects with ASD, in order to conclude on their importance in inclusion. The research has a bibliographic and qualitative character, as reflections are made arising from social and human phenomena and we base them on existing and published theoretical materials. In this way, we examine the diagnostic studies of ASD and Benveniste's enunciative theory to, at the end of the work, establish reflections on how the concept of (inter)subjectivity, in Benveniste, can be a possibility for discussing issues involved in the theme of linguistic inclusion and achieve our general objective (to study the concept of intersubjectivity to understand the use of language by autistic speakers who propose themselves as subjects of their speech). To this end, we use excerpts from the reality show "Corrida das Blogueiras", in which the participant Ju Barbosa - a young autistic woman - performs different tests that involve various linguistic skills in order to exemplify, in addition to excerpts from the series Atypical as illustrative data. Thus, the question that guides this research is: "What is the contribution of studies on intersubjectivity in speaking subjects with ASD to inclusion?". We recognize and assume the commitment of not providing ready-made solutions, but of stimulating reflection on the theories presented, allowing each reader to adapt the studies to their own reality. However, we hope that our work contributes to a better understanding of the linguistic issues involved in ASD and to the promotion of a more inclusive society.
Keywords: Lingüística
Intersubjetividade
Autismo
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: MARINHO, Lucas Danielli. Reconhecer para incluir - incluir para pertencer: um estudo da intersubjetividade no Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. 96 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3013
Issue Date: 31-Mar-2025
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025LucasDanielliMarinho.pdfDissertação de Lucas Danielli Marinho14.59 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.