???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3012
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Leitura de crônicas narrativas: um estudo enunciativo do tempo |
???metadata.dc.creator???: | Lopes, Milene Lis Silveira ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Oudeste, Claudia S. Toldo |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho acadêmico relaciona a Teoria Enunciativa de Émile Benveniste ao ensino de Língua Portuguesa, considerando a categoria de tempo ao se trabalhar com textos narrativos. O objetivo geral é estudar a categoria de tempo em Émile Benveniste, observando seu funcionamento ao ler textos narrativos no contexto escolar. Assim, os objetivos específicos são: refletir sobre o contexto escolar, contemplando aspectos da leitura nas aulas de Língua Portuguesa; aprofundar conceitos da teoria da linguagem em Émile Benveniste; examinar as categorias enunciativas segundo Émile Benveniste, sobretudo a de tempo na leitura de crônicas narrativas; refletir sobre o uso do texto narrativo nas aulas de Língua Portuguesa, a fim de percebê-lo como instrumento de ensino na educação básica. Isso se dá a partir da intenção de elucidar a problematização, a saber: de que maneira a categoria de tempo, discutida por Émile Benveniste, pode ser trabalhada na leitura de crônicas narrativas em aulas de Língua Portuguesa? O referencial teórico utilizado abrange a Base Nacional Comum Curricular (2018a), as ponderações de Luciano Amaral Oliveira (2010), Naujorks (2011) e Benveniste (2020, 2023), além de contar com outros estudiosos que refletem sobre ensino de Língua Portuguesa e Enunciação. Este estudo é considerado bibliográfico, de ordem exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa e apresenta natureza básica. O corpus de análise compreende as crônicas narrativas "Vida de professor", "Virei zumbi, e agora?" e "Alma borrada", escritas por Marcelo Mugnol. Através desta pesquisa, constata-se que a Teoria Enunciativa de Émile Benveniste constitui importantes apontamentos acerca de possibilidades de trabalho a ser realizado pelo corpo docente nas aulas de Língua Portuguesa, como a necessidade de se considerar a língua em uso e envolta pelo seu aparelho formal. É a língua que manifesta uma experiência humana, que cada indivíduo vivencia à sua maneira e que os estudantes podem experienciá-la na leitura de textos narrativos. |
Abstract: | This academic work relates Émile Benveniste's Enunciative Theory to the teaching of Portuguese, considering the category of time when working with narrative texts. The general objective is to study the category of time in Émile Benveniste, observing its functioning when reading narrative texts in the school context. Thus, the specific objectives are: to reflect on the school context, contemplating aspects of reading in Portuguese classes; to deepen concepts of language theory in Émile Benveniste; to examine the enunciative categories according to Émile Benveniste, especially that of time in the reading of narrative chronicles; to reflect on the use of narrative text in Portuguese classes, in order to perceive it as a teaching instrument in basic education. This is based on the intention of elucidating the problematization, namely: in what way can the category of time, discussed by Émile Benveniste, be worked on in the reading of narrative chronicles in Portuguese classes? The theoretical framework used includes the National Common Curricular Base (2018a), the considerations of Luciano Amaral Oliveira (2010), Naujorks (2011) and Benveniste (2020, 2023), in addition to other scholars who reflect on the teaching of Portuguese Language and Enunciation. This study is considered bibliographic, exploratory and descriptive, with a qualitative approach and is basic in nature. The corpus of analysis includes the narrative chronicles "Vida de professor", "Virei zumbi, e agora?" and "Alma borrada", written by Marcelo Mugnol. Through this research, it is clear that Émile Benveniste's Enunciative Theory constitutes important notes on possibilities of work to be carried out by the teaching staff in Portuguese Language classes, such as the need to consider the language in use and surrounded by its formal apparatus. It is the language that manifests a human experience, which each individual experiences in their own way and which students can experience when reading narrative texts. |
Keywords: | Língua portuguesa - Estudo e ensino Leitura Aprendizagem significativa |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | LOPES, Milene Lis Silveira. Leitura de crônicas narrativas: um estudo enunciativo do tempo. 2025. 78 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3012 |
Issue Date: | 4-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2025MileneLisSilveiraLopes.pdf | Dissertação de Milene Lis Silveira Lopes | 4.4 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.