???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3011
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Cenografia e ethos como imagens de si no discurso de psicólogas docentes: dramáticas do corpo-si, produção de saberes e sentidos nas atividades laborais |
???metadata.dc.creator???: | Schermack, Keila de Quadros ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Freitas, Ernani Cesar de |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa, intitulada Cenografia e ethos como imagens de si no discurso de psicólogas docentes: dramáticas do corpo-si, produção de saberes e sentidos nas atividades laborais, desenvolve um percurso ergodiscursivo cuja temática é ¿Linguagem e trabalho: práticas discursivas de psicólogas docentes nas atividades laborais¿, delimitando-se à cenografia e aos respectivos ethos discursivos, como imagens de si, que são construídos nas práticas discursivas sobre o trabalho das profissionais pesquisadas neste estudo ¿ psicólogas docentes. Como objetivo geral, a tese visa descrever e analisar cenografias que resultam na construção de ethos discursivos, como imagens de si, depreendidos das práticas discursivas sobre o trabalho que possibilitam compreender as dramáticas de uso do corpo-si, a produção de saberes e sentidos nas atividades laborais das psicólogas docentes entrevistadas. O marco teórico deste estudo confere especial destaque à ergologia (Schwartz; Durrive, 2010; Durrive, 2015; Schwartz, 2014; Schwartz, 2020; Trinquet, 2010; Nouroudine, 2002) em interface com a Análise do Discurso (Maingueneau, 2008a, 2008b, 2015, 2018, 2020), que está centrada no estudo da semântica global e da situação de enunciação: cenografia e ethos. A pesquisa é do tipo exploratória, bibliográfica, documental e de campo com abordagem qualitativa. O corpus de análise constitui-se pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo (Conselho Federal de Psicologia, 2005), por excertos do Projeto Pedagógico do curso de Psicologia (URI, 2021) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/Campus Frederico Westphalen/RS), pela materialidade discursiva oriunda de entrevistas não estruturadas realizadas por meio do Google Meet com psicólogas que atuam como docentes nessa instituição. A tese que se defende é a de que os enunciados das psicólogas docentes entrevistadas constroem ethos discursivos, como imagens de si, a cada situação de enunciação em que se inscrevem ao dizer ¿eu¿ e instaurar o ¿tu¿ diante de si. Tais situações são oriundas das cenografias estabelecidas no e pelo discurso que revelam: as dramáticas vivenciadas pelas profissionais nas atividades realizadas no consultório de psicoterapia e no curso de graduação em psicologia; a produção de saberes e sentidos na concretude do trabalho real, o que, consequentemente, faz emergirem ethos discursivos pautados na ética profissional, com competência e empatia. Depreendemos, por meio das pistas linguísticas inscritas nos enunciados, que as cenas enunciativas presentes nos documentos prescritos e nas práticas discursivas sobre as atividades das psicólogas docentes entrevistadas evidenciam cenografias que controem ethos discursivos do CFP, da instituição (curso de graduação em Psicologia) e das profissionais, imagens de si que revelam o compromisso com a ética profissional, bem como a complexidade do fazer e do agir em competência no trabalho. |
Abstract: | This research, entitled Scenography and ethos as images of self in the discourse of teaching psychologists: dramas of the body-self, production of knowledge and meanings in work activities, develops an ergodiscursive path whose theme is "Language and work: discursive practices of teaching psychologists in work activities", limiting itself to scenography and the respective discursive ethos, as images of self, which are constructed in the discursive practices about the work of the professionals researched in this study - teaching psychologists. As a general objective, the thesis aims to describe and analyze scenography that results in the construction of discursive ethos, as images of self, inferred from the discursive practices about work that allow us to understand the dramas of use of the body-self, the production of knowledge and meanings in the work activities of the teaching psychologists interviewed. The theoretical framework of this study gives special emphasis to ergology (Schwartz; Durrive, 2010; Durrive, 2015; Schwartz, 2014; Schwartz, 2020; Trinquet, 2010; Nouroudine, 2002) in interface with Discourse Analysis (Maingueneau, 2008a, 2008b, 2015, 2018, 2020), which is centered on the study of global semantics and the enunciation situation: scenography and ethos. The research is exploratory, bibliographical, documentary and field with a qualitative approach. The corpus of analysis consists of the Code of Professional Ethics of the Psychologist (Federal Council of Psychology, 2005), excerpts from the Pedagogical Project of the Psychology course (URI, 2021) of the Regional Integrated University of Alto Uruguai and Missões (URI/Campus Frederico Westphalen/RS), and the discursive materiality arising from unstructured interviews conducted through Google Meet with psychologists who work as teachers at this institution. The thesis defended is that the statements of the interviewed teaching psychologists construct discursive ethos, as images of themselves, in each situation of enunciation in which they inscribe themselves by saying "I" and establishing the "you" before themselves. Such situations arise from the scenarios established in and by the discourse that reveal: the dramatic experiences experienced by professionals in the activities carried out in the psychotherapy office and in the undergraduate psychology course; the production of knowledge and meanings in the concreteness of real work, which, consequently, gives rise to discursive ethos based on professional ethics, with competence and empathy. We infer, through the linguistic clues inscribed in the statements, that the enunciative scenes present in the prescribed documents and in the discursive practices about the activities of the interviewed teaching psychologists reveal scenographies that construct the discursive ethos of the CFP, the institution (undergraduate course in Psychology) and the professionals, images of themselves that reveal the commitment to professional ethics, as well as the complexity of doing and acting competently at work. |
Keywords: | Psicólogas Análise do discurso Cenografia Ambiente de trabalho |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | SCHERMACK, Keila de Quadros. Cenografia e ethos como imagens de si no discurso de psicólogas docentes: dramáticas do corpo-si, produção de saberes e sentidos nas atividades laborais. 2024. 220 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3011 |
Issue Date: | 17-Apr-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024KeiladeQuadrosSchermack.pdf | Tese de Keila de Quadros Schermack | 2.16 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.