???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3009
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | A criança e os arranjos metafóricos: uma experiência de aquisição da língua |
???metadata.dc.creator???: | Golembieski, Gabriela ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Diedrich, Marlete Sandra |
???metadata.dc.description.resumo???: | Na relação com os outros de seu convívio, a criança adquire a sua língua materna e passa a fazer uso dessa língua de diversas maneiras, entre elas, a narrativa. No ato de narrar, a criança pode realizar deslocamentos e transferir sentidos entre as formas da língua para denominar algo no seu discurso. A partir disso, o estudo constituído nesta dissertação tematiza os arranjos metafóricos produzidos em narrativas de crianças em sua constituição na língua. A questão norteadora da pesquisa é: Qual o papel dos arranjos metafóricos produzidos nas narrativas de duas crianças, de 3 e 5 anos de idade, em sua trajetória de constituição na língua?. Para responder a essa questão, tem-se como objetivo geral analisar o papel dos arranjos metafóricos produzidos nas narrativas de duas crianças, de 3 e 5 anos de idade, em sua trajetória de constituição na língua, no período de 6 meses, e como objetivos específicos: a) refletir sobre como a aquisição da linguagem é teorizada nos estudos enunciativos; b) compreender os arranjos metafóricos produzidos nas narrativas de duas crianças em sua trajetória de constituição da língua a partir da perspectiva aquisicional enunciativa; e c) descrever os arranjos metafóricos a partir do procedimento técnico de estudo de caso. Por esse viés, busca-se apresentar uma reflexão sobre a aquisição da linguagem com foco na perspectiva enunciativa aquisicional (Silva, 2009), que é proposta a partir dos princípios de Émile Benveniste e apresenta um dispositivo teórico-metodológico para explicar a aquisição da linguagem (eu/tu-ele)-ELE: a criança eu, o outro de seu convívio tu, a língua ele e a cultura ELE. Também são os estudos de Diedrich (2022; 2023) que guiam as reflexões sobre a narrativa na fala da criança a partir dos princípios enunciativos, o que definem esta maneira de manifestação da língua como uma evocação de experiências anteriores na linguagem, recriando acontecimentos vividos ou imaginados. Além disso, na constituição do seu discurso, a criança pode instituir arranjos metafóricos, termo derivado do princípio benvenistiano de ¿transferências analógicas de denominações¿ (Benveniste, 2020, p. 40), que se relaciona com a transferência de formas e sentidos no discurso pela analogia com que se configuram no sistema da língua. Com esse percurso teórico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, aplicada e exploratória, a qual analisa dados de duas crianças, uma de 3 anos, outra de 5 anos, os quais fazem parte de um corpus já constituído em projeto anterior, intitulado A narrativa da criança no contexto da pandemia de Covid-19: deslocamentos no simbólico da linguagem. Por fim, depreende-se com esta pesquisa que, segundo Silva (2009), é pela história de enunciações que a criança se instaura na língua da sociedade em que está inserida, sendo o outro do convívio que a convoca para enunciar e, a partir disso, ela passa a simbolizar e realizar deslocamentos entre as formas e sentidos da língua. Além disso, a criança mobiliza formas e sentidos desse sistema no discurso, o qual pode se materializar por meio de narrativas, e, nessa mobilização, os arranjos metafóricos, na relação com um tu, permitem a analogia de sentido e a transferência de conceitos. |
Abstract: | In their relationships with others in their lives, children acquire their mother tongue and begin to use this language in a variety of ways, including narrative. In the act of narrating, children can make shifts and transfer meanings between language forms to name something in their discourse. Based on this, the study constituted in this dissertation addresses the metaphorical arrangements produced in children's narratives in their language constitution. The guiding question of the research is: What is the role of metaphorical arrangements produced in the narratives of two children, aged 3 and 5, in their language constitution trajectory? To answer this question, the general objective is to analyze the role of metaphorical arrangements produced in the narratives of two children, aged 3 and 5, in their language constitution trajectory, over a period of 6 months, and the specific objectives are: a) to reflect on how language acquisition is theorized in enunciative studies; b) understand the metaphorical arrangements produced in the narratives of two children in their language constitution journey from the enunciative acquisitional perspective; and c) describe the metaphorical arrangements based on the technical procedure of case study. From this perspective, we seek to present a reflection on language acquisition with a focus on the acquisitional enunciative perspective (Silva, 2009), which is proposed based on the principles of Émile Benveniste and presents a theoretical-methodological device to explain the acquisition of language (I/you-he)-HE: the child I, the other in his/her environment you, the language he and the culture HE. It is also the studies of Diedrich (2022; 2023) that guide the reflections on the narrative in the child's speech based on the enunciative principles, which define this way of manifesting language as an evocation of previous experiences in language, recreating lived or imagined events. Furthermore, in the constitution of their discourse, the child can institute metaphorical arrangements, a term derived from the Benvenistian principle of "analogical transfers of denominations" (Benveniste, 2020, p. 40), which is related to the transfer of forms and meanings in discourse through the analogy with which they are configured in the language system. With this theoretical approach, this is a qualitative, applied and exploratory research, which analyzes data from two children, one aged 3, the other aged 5, who are part of a corpus already constituted in a previous project, entitled The narrative of the child in the context of the Covid-19 pandemic: displacements in the symbolic of language. Finally, it can be inferred from this research that, according to Silva (2009), it is through the history of enunciations that the child establishes himself in the language of the society in which he is inserted, being the other of the coexistence that calls him to enunciate and, from this, he begins to symbolize and perform displacements between the forms and meanings of the language. In addition, the child mobilizes forms and meanings of this system in the discourse, which can be materialized through narratives, and, in this mobilization, the metaphorical arrangements, in the relationship with a you, allow the analogy of meaning and the transfer of concepts. |
Keywords: | Aquisição de linguagem Metáfora Narrativa (Retórica) Lingüística |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | GOLEMBIESKI, Gabriela. A criança e os arranjos metafóricos: uma experiência de aquisição da língua. 2025. 77 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3009 |
Issue Date: | 28-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2025GabrielaGolembieski.pdf | Tese de Gabriela Golembieski | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.