Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3008
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Agir linguageiro em um projeto didático do gênero redação do ENEM: desenvolvimento das capacidades de linguagem na esfera escolar
???metadata.dc.creator???: Vargas, Rosana Souza de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sturm, Luciane
???metadata.dc.description.resumo???: As discussões contemporâneas sobre o ensino de Língua Portuguesa (LP) apontam para a necessidade de se buscar metodologias alinhadas a práticas sociodiscursivas para o desenvolvimento dos letramentos dos estudantes na educação básica. Diante disso, esta pesquisa, inserida na área da Linguística Aplicada, analisou as produções escritas de um grupo de estudantes do 3º ano do Ensino Médio (EM), com base no desenvolvimento de um Projeto Didático de Gênero (PDG) (Guimarães; Kersch, 2012) ancorado no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (Bronckart, 2006), da corrente genebrina. A tese central do estudo foi que um PDG focado na Redação do Enem (REnem), realizado pelos pressupostos do ISD, pode fornecer subsídios que promovam o desenvolvimento das capacidades de linguagem de estudantes do EM. O gênero REnem foi tomado como gênero estruturante do PDG e principal referência para se verificar o desenvolvimento das capacidades de linguagem. Como objetivos específicos, estabeleceu-se: a) investigar e criar um PDG por meio de uma pesquisa-intervenção com estudantes do EM, a fim de identificar como esse dispositivo pode contribuir para o desenvolvimento das capacidades de linguagem e do agir linguageiro; b) produzir os Modelos Didáticos de Gêneros (MDG) (Machado; Cristóvão, 2006) do Debate Regrado, da REnem e da Cartilha Informativa, para compreender suas características e estabelecer as dimensões ensináveis a partir da análise desses gêneros; c) analisar criticamente as produções textuais dos estudantes resultantes do PDG, para verificar evidências linguageiras concretas da ampliação das capacidades de linguagem; d) discutir as percepções dos estudantes sobre o processo de aprendizagem vivenciado. Este trabalho se justifica pela necessidade de investigar alternativas metodológicas interdisciplinares e colaborativas para o ensino de LP que aprimorem, além dos conhecimentos linguísticos, a argumentação e contribuam com a formação de indivíduos que ajam no mundo e o interpretem da forma socialmente consciente, responsável, letrada e crítica. Além disso, o estudo contribui para validar as potencialidades do PDG em relação ao trabalho docente para a promoção da leitura e da escrita integradas na escola, de modo a aproximar os estudantes de práticas sociais de linguagem significativas para seu desenvolvimento cidadão. Para tanto, a investigação se caracteriza como uma pesquisa-intervenção, que teve os dados gerados ao longo do último trimestre de 2023 em uma escola pública estadual de Ijuí, RS. O corpus de análise se constituiu de três redações escritas por 10 estudantes ¿ versão inicial, versão final e reescrita (conforme nomenclatura adotada no PDG); pela produção de uma Cartilha Informativa (Koch; Elias, 2019), planejada e criada pela própria turma; e pelos dados do formulário de feedback respondido pela turma, onde puderam expressar suas percepções sobre todo o processo. De forma geral, os dados foram analisados qualitativamente à luz da Arquitetura Textual de Bronckart (2006) e do ISD como um todo. O estudo revelou que o PDG pode promover sobremaneira a ampliação das capacidades de linguagem dos participantes, bem como o aprendizado das técnicas específicas da REnem e as competências linguísticas. Fica evidente que a capacidade de argumentar foi potencializada, consequentemente desenvolvendo o pensamento crítico da turma sobre temas sociais abordados. Portanto, uma evidência importante foi a contribuição do PDG para o desenvolvimento dos letramentos na língua materna. A pesquisa também ressaltou limitações do gênero REnem, como sua padronização estrutural, o que reforça a percepção de que o trabalho com esse gênero não pode ser mecânico e focado no treinamento da escrita. Ainda assim, à medida que os objetivos foram alcançados, a tese de que uma prática didático-pedagógica, estruturada e aplicada por meio de um PDG fundamentado no ISD, pode oferecer ferramentas para fomentar o desenvolvimento das capacidades de linguagem de estudantes foi sustentada ao longo deste estudo.
Abstract: Contemporary discussions on Portuguese Language (PL) teaching point to the need to seek methodologies aligned with socio-discursive practices for the development of students' literacy in basic education. In view of this, this research, inserted in the area of ​​Applied Linguistics, analyzed the written productions of a group of students in the 3rd year of High School (EM), based on the development of a Genre Didactic Project (PDG) (Guimarães; Kersch, 2012) anchored in Socio-Discursive Interactionism (ISD) (Bronckart, 2006), from the Geneva current. The central thesis of the study was that a PDG focused on the Enem Essay (REnem), carried out according to the assumptions of the ISD, can provide subsidies that promote the development of the language skills of EM students. The REnem genre was taken as the structuring genre of the PDG and the main reference for verifying the development of language skills. As specific objectives, it was established: a) to investigate and create a PDG through intervention research with EM students, in order to identify how this device can contribute to the development of language skills and language actions; b) produce the Didactic Genre Models (MDG) (Machado; Cristóvão, 2006) of the Ruled Debate, the REnem and the Informative Booklet, to understand their characteristics and establish the teachable dimensions based on the analysis of these genres; c) critically analyze the students' textual productions resulting from the PDG, to verify concrete linguistic evidence of the expansion of language capabilities; d) discuss the students' perceptions about the learning process experienced. This work is justified by the need to investigate interdisciplinary and collaborative methodological alternatives for teaching LP that improve, in addition to linguistic knowledge, argumentation and contribute to the formation of individuals who act in the world and interpret it in a socially conscious, responsible, literate and critical way. In addition, the study contributes to validating the potential of the PDG in relation to the teaching work for the promotion of integrated reading and writing in schools, in order to bring students closer to social language practices that are significant for their development as citizens. To this end, the investigation is characterized as intervention research, with data generated throughout the last quarter of 2023 in a state public school in Ijuí, RS. The corpus of analysis consisted of three essays written by 10 students - initial version, final version and rewrite (according to the nomenclature adopted in the PDG); by the production of an Information Booklet (Koch; Elias, 2019), planned and created by the class itself; and by the data from the feedback form completed by the class, where they were able to express their perceptions about the entire process. In general, the data were analyzed qualitatively in light of Bronckart's Textual Architecture (2006) and the ISD as a whole. The study revealed that the PDG can greatly promote the expansion of the participants' language capabilities, as well as the learning of specific REnem techniques and linguistic skills. It is evident that the ability to argue was enhanced, consequently developing the class's critical thinking on the social themes addressed. Therefore, an important piece of evidence was the contribution of the PDG to the development of literacy in the mother tongue. The research also highlighted limitations of the REnem genre, such as its structural standardization, which reinforces the perception that work with this genre cannot be mechanical and focused on writing training. Still, as the objectives were achieved, the thesis that a didactic-pedagogical practice, structured and applied through a PDG based on ISD, can offer tools to foster the development of students' language skills was supported throughout this study.
Keywords: Linguística aplicada
Interacionismo sociodiscursivo
Língua portuguesa (Ensino médio)
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: VARGAS, Rosana Souza de. Agir linguageiro em um projeto didático do gênero redação do ENEM: desenvolvimento das capacidades de linguagem na esfera escolar. 2025. 195 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3008
Issue Date: 21-Feb-2025
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025RosanaSouzadeVargas.pdfTese de Rosana Souza de Vargas2.93 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.