???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3005
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Linguagem e trabalho em uma abordagem ergodiscursiva: práticas laborais de atividade docente nos períodos pandêmicos e pós-pandêmico da COVID-19 |
???metadata.dc.creator???: | Mascarello, Emanuele Rostirolla ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Freitas, Ernani Cesar de |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo que desenvolvemos, nesta dissertação, apresenta como tema Linguagem e Trabalho em meio a pandemia da Covid-19 e no contexto pós-pandêmico. O objetivo geral é analisar cenografias e respectivos ethos discursivos, que mobilizam saberes nas atividades laborais, diante das prescrições previstas e suas renormalizações pelos docentes, em suas práticas cotidianas, com base nas experiências vividas nos períodos pandêmico e pós-pandêmico da Covid-19, sustentadas por preceitos enunciativo-discursivos, em interface com a perspectiva ergológica da linguagem sobre o trabalho. Este estudo interdisciplinar ancora-se nas concepções teóricas que envolvem os preceitos teóricos de Yves Schwartz (2002, 2011, 2014, 2015, 2016, 2020, 2021), concentrando-se particularmente nos conceitos da ergologia, norma precedente e renormalizações, uso do corpo-si e suas as dramáticas. Concomitante a esses preceitos, adotamos os estudos de Nouroudine (2002, 2021), que envolvem a linguagem no, como e sobre o trabalho, assim como as pesquisas de Faïta (2002, 2021), considerando a linguagem como atividade. A esses pressupostos teóricos foram incorporadas as contribuições derivadas da análise do discurso, tais como: cena enunciativa, cenografia e ethos, conforme abordadas por Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2010, 2012, 2013, 2016, 2020), além de Amossy (2016), sobre imagens de si no discurso e a projeção do ethos. Esta pesquisa classifica-se como aplicada, exploratória, bibliográfica, mediante pesquisa de campo, com abordagem qualitativa em sua análise. Os corpora selecionados para análise compreendem prescrições/normas estabelecidas pelo Consuper, do Instituto Federal Catarinense, emitidas durante o período da pandemia e por excertos dos depoimentos de professores, obtidos nas entrevistas não estruturadas, que foram realizadas, com perguntas abertas. Evidenciamos, nesta pesquisa, que a linguagem opera como mediadora interpretante nas adaptações às novas demandas e na reconfiguração das práticas laborais. Além disso, as cenografias refletem um contexto de ensino remoto fundamentado em diretrizes institucionais, projetando um ethos de domínio técnico e institucional. Esse ethos é marcado pela segurança na aplicação das normas e práticas pedagógicas, construindo uma imagem de expertise e confiabilidade. Verificamos, que tanto no contexto pandêmico, como no pós-pandêmico, o ethos projetado foi um ethos de responsabilidade, ethos de humanismo pedagógico, ethos engajado para se adaptar às novas tecnologias, além de um ethos de vulnerabilidade e adaptação, alguém que enfrentou desafios, ethos de isolamento, ethos frustrado. Nesse cenário, emergiram as dramáticas do uso de si, nas quais os docentes precisaram mobilizar diferentes posturas subjetivas para lidar com as exigências do ensino remoto e das mudanças abruptas em suas práticas. O agir em competência tornou-se um elemento central, pois a atuação docente exigiu, não apenas o domínio técnico e pedagógico, mas também, a capacidade de gerenciar incertezas, mediar interações em novos formatos e reinventar a prática educativa, em meio às adversidades. Essa mobilização de saberes se deu em múltiplos níveis, desde o uso das tecnologias até a ressignificação das relações pedagógicas, evidenciando o caráter dinâmico e adaptativo da atividade docente, diante dos desafios impostos pela pandemia. |
Abstract: | The study we developed, in this dissertation, presents as its theme Language and Work in the midst of the Covid-19 pandemic and in the post-pandemic context. The general objective is to analyze scenographies and their respective discursive ethos, which mobilize knowledge in work activities, in view of the expected prescriptions and their renormalizations by teachers, in their daily practices, based on the experiences lived in the pandemic and post-pandemic periods of Covid-19, supported by enunciative-discursive precepts, in interface with the ergological perspective of language on work. This interdisciplinary study is anchored in the theoretical conceptions that involve the theoretical precepts of Yves Schwartz (2002, 2011, 2014, 2015, 2016, 2020, 2021), focusing particularly on the concepts of ergology, precedent norm and renormalizations, use of the body-self and its dramatic ones. Concomitant with these precepts, we adopted the studies of Nouroudine (2002, 2021), which involve language in, as and about work, as well as the research of Faïta (2002, 2021), considering language as an activity. Contributions derived from discourse analysis were incorporated into these theoretical assumptions, such as: enunciative scene, scenography and ethos, as addressed by Dominique Maingueneau (2008a, 2008b, 2010, 2012, 2013, 2016, 2020), in addition to Amossy (2016), on images of self in discourse and the projection of ethos. This research is classified as applied, exploratory, bibliographic, through field research, with a qualitative approach in its analysis. The corpora selected for analysis include prescriptions/standards established by Consuper, of the Instituto Federal Catarinense, issued during the pandemic period and excerpts from teachers' testimonies, obtained in unstructured interviews, which were conducted with open-ended questions. In this research, we evidenced that language operates as an interpretative mediator in adaptations to new demands and in the reconfiguration of work practices. In addition, the scenographies reflect a context of remote teaching based on institutional guidelines, projecting an ethos of technical and institutional mastery. This ethos is marked by security in the application of pedagogical standards and practices, building an image of expertise and reliability. We found that both in the pandemic and post-pandemic contexts, the projected ethos was an ethos of responsibility, an ethos of pedagogical humanism, an ethos engaged in adapting to new technologies, as well as an ethos of vulnerability and adaptation, someone who faced challenges, an ethos of isolation, and a frustrated ethos. In this scenario, dramatic changes in the use of self emerged, in which teachers had to mobilize different subjective positions to deal with the demands of remote teaching and the abrupt changes in their practices. Acting competently became a central element, as teaching required not only technical and pedagogical mastery, but also the ability to manage uncertainties, mediate interactions in new formats, and reinvent educational practice amid adversity. This mobilization of knowledge occurred at multiple levels, from the use of technologies to the redefinition of pedagogical relationships, highlighting the dynamic and adaptive nature of teaching activity in the face of the challenges imposed by the pandemic. |
Keywords: | Linguagem e línguas Análise do discurso COVID-19, Pandemia de, 2020 Ensino a distância |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | MASCARELLO, Emanuele Rostirolla. Linguagem e trabalho em uma abordagem ergodiscursiva: práticas laborais de atividade docente nos períodos pandêmicos e pós-pandêmico da COVID-19. 2025. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3005 |
Issue Date: | 25-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2025EmanueleRostirollaMascarello.pdf | Dissertação Emanuele Rostirolla Mascarello | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.