???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3003
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | O papel da renúncia pulsional na formação ética: ato educativo em Sigmund Freud |
???metadata.dc.creator???: | Cezar, Luciana Poleto Oltramari ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Dalbosco, Claudio Almir |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | Santos Filho, Francisco Carlos dos |
???metadata.dc.description.resumo???: | O propósito desta pesquisa é trazer contribuições da psicanálise freudiana para a compreensão da dimensão ético-formativa decorrente da relação entre adulto e criança. A investigação é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico e faz uso da postura hermenêutica no trabalho com os textos de Sigmund Freud. Argumentamos que, no processo de estruturação do psiquismo do bebê humano empreendido pelo adulto, uma dimensão ética está em ocorrência. A pergunta central foi formulada nos seguintes termos: Quais acontecimentos psíquicos, que são também operadores teóricos centrais na teoria freudiana da estruturação psíquica precoce, precisam estar presentes na relação adulto/criança para - na forma de ações estruturantes do adulto - dar sustentação à hipótese da existência, no interior da própria estruturação precoce, de um processo educativo responsável pela instalação das vias que possibilitam a formação ética? Na introdução, formulada como primeiro capítulo, apresentamos o problema de investigação com suas origens e justificativas, bem como um diagnóstico de época sobre os simplismos que vigoram nas concepções de formação da infância atualmente. O capítulo dois é dedicado à fundamentação da postura hermenêutica e ao modo como a exercitamos ao longo da tese no trabalho de interpretação dos textos. Os textos escolhidos oferecem elementos para a compreensão da formação humana e ética na infância na obra de Freud. Foram consultados autores pós-freudianos que, fiéis à metapsicologia freudiana, nos entregam elementos para aprofundar essa compreensão. O capítulo três traz uma revisão dos primeiros textos na obra de Freud que abriram a interlocução da psicanálise com a educação, concebendo a sexualidade infantil como condição da constituição humana e da pulsão de saber. O propósito freudiano era oferecer os conhecimentos psicanalíticos como contribuição aos processos educativos e de formação aos professores. No capítulo quatro apresentamos os textos freudianos que seguiram defendendo um conhecimento psicanalítico nos processos educativos que contribuísse para os processos de formação humana, mas também as ideias que Freud revisou e abandonou em suas últimas concepções sobre educação. No capítulo cinco desenvolvemos um exercício do contraditório, examinando argumentações que recusam a relação e a proximidade entre psicanálise e educação, bem como outras perspectivas e possibilidades para esse encontro de saberes. No sexto capítulo apresentamos as origens e o conceito de pulsão, preparando o terreno para abordar o mecanismo de renúncia pulsional, cuja descrição iniciamos no capítulo sete. Neste, apresentamos os primórdios de sua constituição, cujas origens residem em tempos muito precoces da estruturação psíquica. A tese desta pesquisa para o encontro entre a Psicanálise e a Educação, no último capítulo, é que as renúncias pulsionais demandadas e sustentadas pelo adulto no laço amoroso podem ser consideradas, em Freud, como um processo educativo de formação ética. A sexualidade, para a teoria psicanalítica, é estruturante e humanizante, razão pela qual a abordamos no sentido ampliado na noção de sexualidade infantil com a formação humana e ética. A noção de ato educativo está embutida num conjunto de ações presentes nos cuidados primários protagonizados pelos pais, psicanalistas ou educadores que convidam o bebê humano a operar renúncias. O resultado apresentado é que a intervenção humana na constituição de outro ser humano, nesse sentido, sempre é educativa e implica um processo ético-formativo. |
Abstract: | The purpose of this research is to bring contributions from Freudian psychoanalysis to the understanding of the ethical-formative dimension arising from the relationship between adult and child. The investigation is of a qualitative nature, bibliographical in nature, and uses the hermeneutic approach in working with the texts of Sigmund Freud. We argue that, in the process of structuring the psyche of the human baby undertaken by the adult, an ethical dimension is occurring. The central question was formulated in the following terms: What psychic events, which are also central theoretical operators in the Freudian theory of early psychic structuring, need to be present in the adult/child relationship in order - in the form of structuring actions by the adult - to support the hypothesis of the existence, within early structuring itself, of an educational process responsible for installing the pathways that enable ethical formation? In the introduction, formulated as the first chapter, we present the research problem with its origins and justifications, as well as a period diagnosis of the simplistic ideas that prevail in the current conceptions of childhood development. Chapter two is dedicated to the foundation of the hermeneutic stance and the way we exercise it throughout the thesis in the work of interpreting the texts. The chosen texts offer elements for understanding human and ethical formation in childhood in Freud's work. Post-Freudian authors were consulted who, faithful to Freudian metapsychology, provide us with elements to deepen this understanding. Chapter three presents a review of the first texts in Freud's work that opened the dialogue between psychoanalysis and education, conceiving child sexuality as a condition of human constitution and the drive to know. Freud's purpose was to offer psychoanalytic knowledge as a contribution to educational processes and teacher training. In chapter four, we present the Freudian texts that continued to defend psychoanalytic knowledge in educational processes that would contribute to the processes of human development, but also the ideas that Freud revised and abandoned in his last conceptions of education. In chapter five, we develop an exercise in contradiction, examining arguments that reject the relationship and proximity between psychoanalysis and education, as well as other perspectives and possibilities for this encounter of knowledge. In chapter six, we present the origins and concept of drive, preparing the ground to address the mechanism of drive renunciation, whose description we begin in chapter seven. In this article, we present the beginnings of its constitution, whose origins lie in very early times of psychic structuring. The thesis of this research for the encounter between Psychoanalysis and Education, in the last chapter, is that the instinctual renunciations demanded and sustained by the adult in the bond of love can be considered, in Freud, as an educational process of ethical formation. Sexuality, for psychoanalytic theory, is structuring and humanizing, which is why we approach it in the expanded sense in the notion of child sexuality with human and ethical formation. The notion of educational act is embedded in a set of actions present in primary care carried out by parents, psychoanalysts or educators who invite the human baby to operate renunciations. The result presented is that human intervention in the constitution of another human being, in this sense, is always educational and implies an ethical-formative process. |
Keywords: | Psicanálise e educação Hermenêutica Sexo (Psicologia) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | CEZAR, Luciana Poleto Oltramari. O papel da renúncia pulsional na formação ética: ato educativo em Sigmund Freud. 2024. 244 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/3003 |
Issue Date: | 23-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024LucianaPoletoOltramariCezar.pdf | Tese de Luciana Poleto Oltramari Cezar | 1.66 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.