Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Cleunice de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6634111324186592por
dc.contributor.advisor1Silva, Juliano Tonezer da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9781996852701770por
dc.date.accessioned2025-03-26T17:53:19Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cleunice de. O pensamento computacional e a plataforma Thunkable no ensino de juros simples nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2977-
dc.description.resumoA presente dissertação, inserida na linha de pesquisa Inovações pedagógicas para o ensino de Ciências e Matemática, tem por objetivo investigar em que medida o Pensamento Computacional com o apoio da plataforma Thunkable, pode contribuir no ensino de juros simples nos Anos Finais do Ensino Fundamental, considerando o cotidiano e o contexto social dos estudantes. Para tanto, utilizou-se, como aportes teóricos, as obras de Seymour Papert e sua Teoria de Aprendizagem Construcionista e documentos oficiais, como a BNCC, o Referencial Curricular Gaúcho e o Currículo Referência do Território de Soledade-RS. No intuito de validar a pesquisa, realizou-se a aplicação de uma sequência de atividades organizada a partir do construcionismo e utilização da plataforma Thunkable, em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Soledade/RS. Para a obtenção dos dados, utilizou-se, como instrumento de coleta, os registros da professora pesquisadora e os questionários respondidos pelos estudantes. Os dados resultantes permitiram sinalizar que, a priori, é válida a afirmativa de que o Pensamento Computacional, a partir do uso da Plataforma Thunkable, contribui para com o ensino de juros simples nos Anos Finais do Ensino Fundamental, na medida em que os estudantes assumem o protagonismo de sua própria aprendizagem e criam seus próprios aplicativos, a partir de seus interesses. Convém ressaltar que a partir das devolutivas dos estudantes que participaram da pesquisa, a criação de um ambiente favorável à aprendizagem é imprescindível. Em consonância com essa pesquisa, foi elaborado o produto educacional ¿Atividades do Pensamento Computacional no ensino de juros simples através da plataforma Thunkable¿ que consiste em um material paradidático organizado em oito encontros, de duas a três horas de duração. Esse foi idealizado para potencializar as percepções dos estudantes ao pesquisarem, discutirem e aplicarem os mecanismos que regem os juros compostos, juros simples, taxa de juros, viabilidade para realização de determinados investimentos financeiros e melhor maneira para fazê-los; e a relação entre o dinheiro e o tempo, manipulando um ambiente de autoria. As atividades propostas apresentaram potencial para serem abordadas por outros professores, nos mais diversos espaços escolares, e também na abordagem aos diversos temas a eles correlatos. Esse material está disponível para acesso livre no site do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (http://www.upf.br/ppgecm), bem como no Portal eduCapes (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748497).por
dc.description.abstractThis dissertation, part of the research line Pedagogical Innovations for Teaching Science and Mathematics, aims to investigate to what extent Computational Thinking, with the support of the Thunkable platform, can contribute to the teaching of simple interest in the Final Years of Elementary School, considering the daily lives and social context of students. To this end, the works of Seymour Papert and his Constructionist Learning Theory and official documents, such as the BNCC, the Gaucho Curricular Reference and the Reference Curriculum of the Territory of Soledade-RS, were used as theoretical contributions. In order to validate the research, a sequence of activities organized based on constructionism and the use of the Thunkable platform was applied to an 8th grade class of Elementary School in a school in the municipal education network of Soledade/RS. To obtain the data, the records of the research teacher and the questionnaires answered by the students were used as data collection instruments. The resulting data allowed us to indicate that, a priori, the statement that Computational Thinking, through the use of the Thunkable Platform, contributes to the teaching of simple interest in the Final Years of Elementary School is valid, as students take on the leading role in their own learning and create their own applications, based on their interests. It is worth noting that, based on the feedback from the students who participated in the research, creating an environment that is conducive to learning is essential. In line with this research, the educational product "Computational Thinking Activities for Teaching Simple Interest Using the Thunkable Platform" was developed, which consists of a supplementary educational material organized into eight meetings, each lasting two to three hours. This was designed to enhance students' perceptions when researching, discussing and applying the mechanisms that govern compound interest, simple interest, interest rates, the viability of making certain financial investments and the best way to do so; and the relationship between money and time, manipulating an authoring environment. The proposed activities showed potential to be addressed by other teachers, in the most diverse school environments, and also in addressing the various related topics. This material is available for free access on the website of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo (http://www.upf.br/ppgecm), as well as on the eduCapes Portal (http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/748497).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-26T17:53:19Z No. of bitstreams: 1 2024CleunicedeOliveira.pdf: 4820828 bytes, checksum: c889dc96f78be5932d21b143d7f40799 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T17:53:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024CleunicedeOliveira.pdf: 4820828 bytes, checksum: c889dc96f78be5932d21b143d7f40799 (MD5) Previous issue date: 2024-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectJurospor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titlepensamento computacional e a plataforma Thunkable no ensino de juros simples nos anos finais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024CleunicedeOliveira.pdfDissertação de Cleunice de Oliveira4.71 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.