Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2976
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Lâmpadas de LED e sustentabilidade: uma sequência didática para o ensino médio
???metadata.dc.creator???: Xavier, Adriana Vigne
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Zoch, Alana Neto
???metadata.dc.description.resumo???: A sustentabilidade tem se apresentado como um eixo importante dentro da Educação Ambiental (EA), pois vem sendo muito discutida na atualidade em diferentes setores: governamental, produtivo, domiciliar, entre outros. Deste modo, é um assunto que precisa ser tratado na escola por todas as disciplinas, já que se situa no tema transversal EA. Considerando esse ponto e as dificuldades que os estudantes do ensino médio apresentam em relação a aprendizagem no componente curricular Física, se elencou como problema desta pesquisa o seguinte questionamento: quais as potencialidades que uma sequência didática (SD), baseada no enfoque CTSA e tendo como temática as lâmpadas LED, pode oferecer em termos de aprendizagem dos conceitos pertinentes de Física e de sensibilização quanto aos aspectos de sustentabilidade relacionados ao uso deste material? Com isso, o produto educacional proposto e desenvolvido foi uma sequência didática do tipo Unidades de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), para abordar questões envolvendo o eixo sustentabilidade, como o uso e descarte das lâmpadas LED, e tópicos de eletricidade, necessários para o entendimento do tema. Também se problematiza a influência do uso prolongado desse material na saúde humana. Assim, a UEPS aborda conceitos como o de corrente elétrica e transformações de energia, contextualizados por meio das lâmpadas LED e a sustentabilidade, constituindo-se como um material didático para professores que ministram aulas de Física no Ensino Médio. Com isso, se buscou analisar a SD proposta segundo os parâmetros definidos na pergunta - aprendizagem e sensibilização ambiental. As UEPS têm como base a Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel, assim, ela constitui o referencial teórico do trabalho, bem como o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), pois este norteou a escolha do tema selecionado para a sequência. O produto educacional foi desenvolvido em uma escola estadual do município de Nonoai - RS, junto a turma de sete estudantes do 3o ano do Ensino Médio. Os recursos didáticos selecionados foram textos, vídeos, slides e visita técnica. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa de aplicação e os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste e pós-teste, diário de bordo do professor e atividades solicitadas aos estudantes. Como critérios prévios para a análise dos dados, considerando os parâmetros gerais pontuados, se estabeleceu comparar a evolução na pertinência/correção das respostas entre o pré-teste e pós-teste e o comprometimento/responsabilidade identificada nas suas falas quanto às questões de sustentabilidade. Quanto aos resultados, observou-se que a aplicação da UEPS foi exitosa ao proporcionar aulas contextualizadas que dialogam com a Educação Ambiental e a Sustentabilidade, ao mesmo tempo que trata de conceitos específicos de Física. Com isso as aulas se tornaram mais dinâmicas, atrativas e de interesse dos estudantes, qualificando o trabalho docente. A UEPS, ficará disponível no site do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), link dos produtos educacionais, e no portal do EduCapes sob o número http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869678.
Abstract: Sustainability has emerged as an important axis within Environmental Education (EE), as it has been widely discussed in different sectors: government, production, household, among others. Thus, it is a subject that needs to be addressed in schools by all disciplines, since it is part of the transversal theme of EE. Considering this point and the difficulties that high school students have in relation to learning in the Physics curricular component, the following question was listed as a problem for this research: what are the potentialities that a didactic sequence (DS), based on the CTSA approach and having LED lamps as its theme, can offer in terms of learning the pertinent concepts of Physics and raising awareness about sustainability aspects related to the use of this material? Therefore, the educational product proposed and developed was a didactic sequence of the Potentially Significant Teaching Units (UEPS) type, to address issues involving the sustainability axis, such as the use and disposal of LED lamps, and topics on electricity, necessary for understanding the theme. The influence of prolonged use of this material on human health is also problematized. Thus, UEPS addresses concepts such as electric current and energy transformations, contextualized through LED lamps and sustainability, constituting a teaching material for teachers who teach Physics classes in High School. Thus, we sought to analyze the proposed SD according to the parameters defined in the question - learning and environmental awareness. The UEPS are based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TAS), thus, it constitutes the theoretical framework of the work, as well as the Science, Technology, Society and Environment (CTSA) approach, since this guided the choice of the theme selected for the sequence. The educational product was developed in a state school in the municipality of Nonoai - RS, with a class of seven students in the 3rd year of High School. The selected teaching resources were texts, videos, slides and a technical visit. The research is of a qualitative nature, of the applied research type and the data collection instruments were pre-test and post-test, teacher's logbook and activities requested from the students. As prior criteria for data analysis, considering the general parameters scored, it was established to compare the evolution in the relevance/correctness of the answers between the pre-test and post-test and the commitment/responsibility identified in their statements regarding sustainability issues. Regarding the results, it was observed that the application of UEPS was successful in providing contextualized classes that dialogue with Environmental Education and Sustainability, while also addressing specific concepts of Physics. As a result, classes became more dynamic, attractive and of interest to students, qualifying the teaching work. UEPS will be available on the website of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGECM), link to educational products, and on the EduCapes portal under the number http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869678.
Keywords: Física (Ensino médio) - Estudo e ensino
Sustentabilidade
Educação ambiental
Lâmpadas de LED
Aprendizagem significativa
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: XAVIER, Adriana Vigne. Lâmpadas de LED e sustentabilidade: uma sequência didática para o ensino médio. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2976
Issue Date: 25-Mar-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024AdrianaVigneXavier.pdfDissertação de Adriana Vigne Xavier3.41 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.