Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Stella Castilhos Morigi dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1276455809474572por
dc.contributor.advisor1Darroz, Luiz Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775138857066526por
dc.date.accessioned2025-03-26T13:14:21Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Stella Castilhos Morigi dos. Relato de uma jornada de estudos cocriada com professores da rede pública municipal de Mormaço sobre o paradigma da Educação OnLIFE. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2973-
dc.description.resumoO presente texto se refere à dissertação de mestrado, alocado à linha de pesquisa Práticas Educativas no ensino de Ciências e Matemática, explanando a investigação e suas expectativas. O estudo parte da necessidade de propor um material de apoio, em formato de produto educacional, cocriado com os professores participantes da Jornada de Estudos sobre Educação OnLIFE. A urgência pela referida investigação se deu devido à problematização do tempo presente em que a Jornada de Estudos foi realizada no Município de Mormaço/RS no ano de 2021, quando as aulas estavam ocorrendo de forma escalonada, devido à Pandemia da Covid-19 e a utilização das Tecnologias Digitais (TD) se faziam presente no cotidiano escolar das escolas. Aspecto esse, que direcionam ao questionamento central da pesquisa assim expresso: em quais das seguintes perspectivas: uso, apropriação ou criação, as TD, fazem parte do fazer docente dos professores participantes da Jornada de Estudos? Buscando respondê-la, o presente estudo tem como objetivo investigar em qual perspectiva as TD estão fazendo parte do fazer docente dos professores participantes da Jornada de Estudos sobre Educação OnLIFE. Tal Jornada, que foi desenvolvida no decorrer do ano de 2021, junto aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Mormaço/RS, abordou o Paradigma da Educação OnLIFE a partir dos estudos de Floridi (2014), Schlemmer (2020) e Moreira (2020). Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa e teve como instrumento para coleta de dados formulário online e entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, tendo-se como categorias a priori intituladas como ¿Sobre a Jornada¿; Uso da Metodologia; Apropriação e Acoplamento. Os resultados apontam que o desenvolvimento de aprendizagens docentes relacionadas às tecnologias digitais continua sendo implementado, embora com menos frequência, no período de retorno às aulas presenciais. No entanto, os resultados também evidenciam que a abordagem das TD está na perspectiva de apropriação. Por fim, ressalta-se que o estudo deu origem a um Produto Educacional que serve como uma guia para as plataformas Google Sala de Aula e Google Jamboard para professores de Ciências e Matemática da rede básica. O referido Produto Educacional está disponível para acesso livre no Portal EduCapes (https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741454), assim como na página do programa (www.upf.br/ppgecm) e na página dos produtos educacionais do PPGECM (www.upf.br/produtoseducacionais).por
dc.description.abstractThis text refers to the master's dissertation, allocated to the line of research Educational Practices in the teaching of Science and Mathematics, explaining the investigation and its expectations. The study starts from the need to propose support material, in the form of an educational product, co-created with the teachers participating in the OnLIFE Study Journey on Education. The urgency for this investigation was due to the problematization of the present time in which the Study Journey was held in the Municipality of Mormaço/RS in 2021, when classes were taking place in a staggered manner, due to the Covid-19 Pandemic and the use of Digital Technologies (DT) were present in the daily school life of schools. This aspect, which leads to the central question of the research thus expressed: in which of the following perspectives: use, appropriation or creation, are DTs part of the teaching practice of the teachers participating in the Study Journey? Seeking to answer this question, the present study aims to investigate from which perspective DTs are forming part of the teaching practice of teachers participating in the OnLIFE Education Study Day. This Journey, which was developed throughout 2021, together with Early Childhood Education and Elementary School teachers from the municipal education network of Mormaço/RS, addressed the OnLIFE Education Paradigm based on the studies of Floridi (2014), Schlemmer (2020) and Moreira (2020). Methodologically, the research is characterized as a qualitative approach and had an online form and semi-structured interviews as data collection instruments. Content Analysis was used to analyze the data, with the a priori categories entitled "About the Journey"; Use of Methodology; Appropriation and Coupling. The results indicate that the development of teaching learning related to digital technologies continues to be implemented, although less frequently, during the period of return to in-person classes. However, the results also show that the approach of DT is from the perspective of appropriation. Finally, it is worth mentioning that the study gave rise to an Educational Product that serves as a guide for the Google Classroom and Google Jamboard platforms for Science and Mathematics teachers in the basic network. This Educational Product is available for free access on the EduCapes Portal (https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741454), as well as on the program's website (www.upf.br/ppgecm) and on the PPGECM educational products website (www.upf.br/produtoseducacionais).eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-26T13:14:21Z No. of bitstreams: 1 2023StellaCastilhosMorigidosSantos.pdf: 12233103 bytes, checksum: 14c33e6cc7b706c16dd081825ef5bfa5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-26T13:14:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023StellaCastilhosMorigidosSantos.pdf: 12233103 bytes, checksum: 14c33e6cc7b706c16dd081825ef5bfa5 (MD5) Previous issue date: 2023-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleRelato de uma jornada de estudos cocriada com professores da rede pública municipal de Mormaço sobre o paradigma da Educação OnLIFEpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023StellaCastilhosMorigidosSantos.pdfDissertação de Stella Castilhos Morigi dos Santos11.95 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.