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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2970
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Amorim, José Carlos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9289671706864241 | por |
dc.contributor.advisor1 | Locatelli, Aline | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5425680222818463 | por |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T12:15:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-24 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, José Carlos. O enfoque CTS no ensino de matemática: as contribuições de um curso de formação de professores. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2970 | - |
dc.description.resumo | O ensino da Matemática tem enfrentado muitas dificuldades, obtendo resultados muito abaixo do esperado, e o componente curricular que se relaciona de forma explicita no dia a dia, tem sido tido como o terror da maioria dos discentes. Fica notório a necessidade de os professores buscarem metodologias capazes de tornar o ensino da Matemática significativo e atrativo para os alunos, neste sentido, acredita-se que quando os conteúdos propostos são trabalhados de forma contextualizada, fugindo da fragmentação, desperta o interesse dos alunos, motivando os mesmos a interagir, e assim alcançar a aprendizagem. Nesse propósito, de relacionar o ensino da Matemática com a vivência do estudante em sociedade, constitui-se como metodologia o ensino da Matemática com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Diante do exposto, a presente pesquisa foi guiada pelo seguinte questionamento: Qual a pertinência de um curso de formação para professores de Matemática que toma o enfoque CTS como suporte contextualizador de modo a contribuir nas práticas pedagógicas dos envolvidos? No intuito de atender a tal questionamento, o objetivo geral consiste em desenvolver um material didático para professores de Matemática, estruturado nas premissas do enfoque CTS. No momento atual da educação, destacando o ensino da Matemática na educação básica, fica evidente a necessidade de discussões que busquem por metodologias que de sentido e relacione o que se ensina com a realidade de vida do discente, promovendo assim uma aprendizagem significativa e motivadora, pois ainda nos deparamos com muitos docentes despreparados para tornar as aulas mais atrativas com o porquê e para que aprender os conceitos matemáticos. O produto educacional vinculado a presente dissertação trata-se de um material didático direcionado aos professores de Matemática da educação básica, e apresenta-se como um compilado de atividades com enfoque CTS na modalidade enxerto, oriundas de outros produtos educacionais. A implementação da proposta aconteceu por meio de um curso de formação para vinte e cinco professores de Matemática da educação básica, que ocorreu nas dependências da Escola Carlos Gomes, situada na cidade de Cacoal, Estado de Rondônia. A carga horária do curso foi de 12 horas, desenvolvido em três encontros presenciais. Para análise da viabilidade da proposta e as possíveis contribuições do enfoque CTS no ensino da Matemática, realizou-se uma pesquisa qualitativa e participante, e os dados foram coletados por meio de três instrumentos: questionário (inicial e final), sequências didáticas produzidas pelos professores durante o curso e o diário de bordo do professor pesquisador. A análise dos dados apontou resultados positivos uma vez que as atividades realizadas, tendo como base o produto educacional, foram bem aceitas pelos professores e os mesmos sinalizaram o interesse de utilização do material didático em suas aulas. As sequências didáticas produzidas pelos professores durante o curso, apresentaram o enfoque CTS permeando a estruturação. Observou-se que os participantes entenderam que o ensino da Matemática com o enfoque CTS é capaz de suprir as demandas e assim atender o que solicita a Base Nacional Comum Curricular, classificando a metodologia como inovadora no que compete ao ensino da Matemática. O produto educacional é gratuito e de livre acesso e está disponível para download no portal EduCapes em. | por |
dc.description.abstract | Mathematics teaching has faced many difficulties, obtaining results far below expectations, and the curricular component that is explicitly related to everyday life has been considered the terror of most students. It is clear that teachers need to seek methodologies capable of making Mathematics teaching meaningful and attractive to students. In this sense, it is believed that when the proposed contents are worked in a contextualized way, avoiding fragmentation, it awakens the interest of students, motivating them to interact, and thus achieve learning. In this purpose, of relating Mathematics teaching to the student's experience in society, Mathematics teaching with a Science-Technology-Society (STS) focus is constituted as a methodology. In view of the above, this research was guided by the following question: What is the relevance of a training course for Mathematics teachers that takes the STS approach as a contextualizing support in order to contribute to the pedagogical practices of those involved? In order to address this question, the general objective is to develop teaching material for Mathematics teachers, structured on the premises of the CTS approach. In the current state of education, highlighting the teaching of Mathematics in basic education, it is evident that there is a need for discussions that seek methodologies that make sense and relate what is taught to the reality of the student's life, thus promoting meaningful and motivating learning, since we still come across many teachers who are unprepared to make classes more attractive by explaining why and for what purpose mathematical concepts should be learned. The educational product linked to this dissertation is a teaching material aimed at Mathematics teachers in basic education, and is presented as a compilation of activities with a focus on STS in the grafting modality, originating from other educational products. The implementation of the proposal took place through a training course for twenty-five Mathematics teachers in basic education, which took place at the Carlos Gomes School, located in the city of Cacoal, State of Rondônia. The course had a 12-hour workload and was developed in three face-to-face meetings. To analyze the feasibility of the proposal and the possible contributions of the CTS approach to teaching Mathematics, a qualitative and participatory research was conducted, and data were collected through three instruments: a questionnaire (initial and final), teaching sequences produced by teachers during the course, and the research teacher's logbook. Data analysis indicated positive results, since the activities carried out, based on the educational product, were well accepted by teachers and they indicated an interest in using the teaching material in their classes. The teaching sequences produced by teachers during the course presented the CTS approach permeating the structure. It was observed that participants understood that teaching Mathematics with the CTS approach is capable of meeting the demands and thus meeting the requirements of the National Common Curricular Base, classifying the methodology as innovative in terms of teaching Mathematics. The educational product is free and open access and is available for download on the EduCapes portal at. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-26T12:15:17Z No. of bitstreams: 1 2023JoseCarlosAmorim.pdf: 4737437 bytes, checksum: 1bca4d494ebc0feae68bb759b9e66c90 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-26T12:15:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023JoseCarlosAmorim.pdf: 4737437 bytes, checksum: 1bca4d494ebc0feae68bb759b9e66c90 (MD5) Previous issue date: 2023-03-24 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino (Secundário) | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | O enfoque CTS no ensino de matemática: as contribuições de um curso de formação de professores | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
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2023JoseCarlosAmorim.pdf | Dissertação de José Carlos Amorim | 4.63 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
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