Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2967
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As relações do electronic word of mouth (eWOM) nas emoções de consumo e no processo decisório da escolha de uma universidade
???metadata.dc.creator???: Conceição, Leonardo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cruz, Cassiana Maris Lima
???metadata.dc.description.resumo???: Essa dissertação investigou a relação do electronic word of mouth (eWOM) com as emoções de consumo e com as etapas do processo de decisão de compra no que se refere a escolha de uma universidade. Recorreu-se ao modelo de processo de decisão de compra proposto por Blackwell, Miniard e Engel (2005) e para analisar as emoções buscou-se utilizar a escala Consumption Emotions Set (CES) de Richins (1997). Para atingir os objetivos propostos, foi desenvolvido um instrumento de coleta de dados, utilizando as técnicas de entrevista individual semiestruturada e a técnica projetiva. Em relação a técnica projetiva, esta foi utilizada com o objetivo de explorar as relações entre o eWOM e as emoções descritas na escala CES de Richins (1997) e também nas relações das etapas do processo de decisão de compra com as emoções. A entrevista individual foi utilizada com intuito de investigar a relação do eWOM com as etapas do processo de decisão de compra (busca da informação, avaliação de alternativas pré-compra, compra e consumo) referente a escolha do indivíduo para a compra dos serviços de uma universidade. Assim sendo, os resultados obtidos na presente pesquisa evidenciaram que o eWOM associa-se com as percepções dos participantes em relação as emoções de consumo identificadas na escala CES de Richins (1997), sendo observado relações em seis fatores considerados positivos: amor, outros itens, excitação, otimismo, alegria e surpresa e sete fatores considerados negativos: raiva, descontentamento, preocupação, tristeza, vergonha, inveja e solidão, em que quando as percepções foram positivas geraram mais segurança, confiança e satisfação e quando as percepções foram negativas geraram inseguranças e receios. Em relação a associação das variáveis emocionais no processo de decisão de compra, observa-se a relação em seis fatores considerados positivos: tranquilidade, contentamento, excitação, otimismo, surpresa e alegria; e cinco considerados negativos: preocupação, medo, vergonha, descontentamento e solidão. Nas entrevistas individuais observou-se a relação do eWOM com o processo de decisão de escolha de uma universidade, estando articulado a outros fatores como por exemplo financeiro e o ensino, que irão compor a decisão dos participantes, dando ênfase na confiabilidade da fonte e sendo preferível as mídias sociais populares. Deste modo, pode-se dizer que o eWOM se relaciona com as emoções de consumo identificadas na escala CES de Richins (1997) e também as emoções de consumo, associam-se as etapas do processo de compra: busca da informação, avaliação de alternativas pré-compra, compra e consumo, no que tange a escolha de uma universidade, além de possuir relação, também, nas quatro etapas do processo decisório referente a escolha de uma universidade, sendo que as relações positivas geraram confiança e segurança nos participantes da pesquisa e relações negativas geraram desconfiança e insegurança. Dentre as contribuições teóricas o estudo promove novas evidências a teoria cognitiva das emoções de como o eWOM se relaciona com as emoções dos indivíduos e afeta em suas avaliações relacionado a escolha de uma IES. O estudo promove também contribuições práticas aos gerentes de marketing das IES através das contribuições dos participantes. Entre as limitações do estudo destaca-se o momento em que a pesquisa foi realizada no contexto da pandemia de COVID-19, porém sendo significativo, pois possibilitou a análise em um ambiente adverso ao ensino presencial, possibilitando resultados diferenciados para as IES ao mesmo tempo em que reforça e corrobora com estudos já realizados junto ao mesmo objeto de pesquisa.
Abstract: This dissertation investigated the relationship between electronic word of mouth (eWOM) and consumer emotions and the stages of the purchasing decision process when choosing a university. The model of the purchasing decision process proposed by Blackwell, Miniard and Engel (2005) was used, and the Consumption Emotions Set (CES) scale by Richins (1997) was used to analyze emotions. To achieve the proposed objectives, a data collection instrument was developed using semi-structured individual interview techniques and the projective technique. The projective technique was used to explore the relationships between eWOM and the emotions described in the CES scale by Richins (1997) and also the relationships between the stages of the purchasing decision process and emotions. The individual interview was used to investigate the relationship between eWOM and the stages of the purchase decision process (information search, evaluation of pre-purchase alternatives, purchase and consumption) regarding the individual's choice to purchase university services. Therefore, the results obtained in this research showed that eWOM is associated with the participants' perceptions regarding the consumer emotions identified in the CES scale by Richins (1997), with relationships being observed in six factors considered positive: love, other items, excitement, optimism, joy and surprise and seven factors considered negative: anger, discontent, worry, sadness, shame, envy and loneliness, in which when the perceptions were positive they generated more security, trust and satisfaction and when the perceptions were negative they generated insecurities and fears. Regarding the association of the emotional variables in the purchase decision process, the relationship was observed in six factors considered positive: tranquility, contentment, excitement, optimism, surprise and joy; and five considered negative: worry, fear, shame, discontent and loneliness. In the individual interviews, the relationship between eWOM and the decision-making process of choosing a university was observed, being linked to other factors such as financial and teaching, which will make up the participants' decision, emphasizing the reliability of the source and popular social media being preferable. Thus, it can be said that eWOM is related to the consumer emotions identified in the CES scale by Richins (1997) and also consumer emotions, associated with the stages of the purchasing process: information search, evaluation of pre-purchase alternatives, purchase and consumption, with regard to choosing a university, in addition to also being related to the four stages of the decision-making process regarding choosing a university, with positive relationships generating trust and security in the research participants and negative relationships generating distrust and insecurity. Among the theoretical contributions, the study provides new evidence for the cognitive theory of emotions on how eWOM relates to individuals' emotions and affects their evaluations regarding the choice of a HEI. The study also provides practical contributions to HEI marketing managers through the contributions of participants. Among the limitations of the study, the research was carried out in the context of the COVID-19 pandemic, which is significant, however, since it allowed the analysis in an environment that is adverse to face-to-face teaching, enabling differentiated results for HEIs while reinforcing and corroborating studies already carried out on the same research object.
Keywords: Comportamento do consumidor
Universidades e faculdades
Emoções
Processo decisório
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios - ESAN
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: CONCEIÇÃO, Leonardo. As relações do electronic word of mouth (eWOM) nas emoções de consumo e no processo decisório da escolha de uma universidade. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2967
Issue Date: 31-Mar-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022LeonardoConceicao.pdfDissertação de Leonardo Conceição1.05 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.