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dc.creatorMoraes, Priscila Sampaio de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0599285140074466por
dc.contributor.advisor1Fritz Filho, Luiz Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9677059025577539por
dc.date.accessioned2025-03-25T17:31:30Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.citationMORAES, Priscila Sampaio de. O desenvolvimento da capacidade inovativa: um estudo em uma organização do segmento atacadista distribuidor. 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2962-
dc.description.resumoEm mercados competitivos, os recursos organizacionais proporcionam às empresas um maior nível de desempenho e destaque. O setor Atacadista ¿ Distribuidor é um elo importante entre as indústrias e o cliente (varejista), inseridos em um ambiente dinâmico marcado pelo crescimento global. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar os instrumentos e mecanismos organizacionais responsáveis para o desenvolvimento da Capacidade Inovativa em uma organização do segmento Atacadista Distribuidor. Para identificar como se dá o desenvolvimento da capacidade inovativa na empresa objeto de estudo, utilizaram-se os elementos e mecanismos organizacionais propostos por Meirelles e Camargo (2014) e o modelo de Wang e Ahmed (2007) para a análise do conjunto da capacidade inovativa. Com base nisso, a presente pesquisa é caracterizada como um estudo de caso único, de abordagem qualitativa. Os principais resultados do estudo evidenciam que em relação à identificação das tipologias de inovação, verificou-se que a empresa possui inovação em serviço, inovação em processo, inovação de mercado, inovação estratégica e inovação comportamental. Foram consideradas para análises as inovações mais predominantes de acordo com as falas dos gerentes entrevistados, quais sejam: inovação em serviço, inovação de processo e inovação comportamental. As tipologias de inovação em serviço, processo e comportamental, se sustentam por meios dos mecanismos e instrumentos de desenvolvimento da capacidade inovativa que se dá pelos comportamentos e habilidades de mudança e inovação, as rotinas e processos de busca e inovação e os mecanismos de aprendizagem e governança do conhecimento.por
dc.description.abstractIn competitive markets, organizational resources provide companies with a higher level of performance and prominence. The Wholesaler-Distributor sector is an important link between industries and customers (retailers), inserted in a dynamic environment marked by global growth. In this context, this study aims to analyze the organizational instruments and mechanisms responsible for the development of Innovative Capacity in an organization in the Wholesaler-Distributor segment. To identify how the development of innovative capacity occurs in the company under study, the organizational elements and mechanisms proposed by Meirelles and Camargo (2014) and the model by Wang and Ahmed (2007) were used to analyze the set of innovative capacity. Based on this, this research is characterized as a single case study with a qualitative approach. The main results of the study show that in relation to the identification of innovation typologies, it was found that the company has service innovation, process innovation, market innovation, strategic innovation and behavioral innovation. The most predominant innovations according to the statements of the managers interviewed were considered for analysis, namely: service innovation, process innovation and behavioral innovation. The typologies of service, process and behavioral innovation are supported by mechanisms and instruments for developing innovative capacity that occurs through behaviors and skills of change and innovation, routines and processes of search and innovation and mechanisms of learning and knowledge governance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-25T17:31:30Z No. of bitstreams: 1 2021PriscilaSampaiodeMoraes.pdf: 1437173 bytes, checksum: 8249e706f030198053609b13ca96727e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-25T17:31:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021PriscilaSampaiodeMoraes.pdf: 1437173 bytes, checksum: 8249e706f030198053609b13ca96727e (MD5) Previous issue date: 2021-03-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios - ESANpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInovação (subd. geog.)por
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpor
dc.subjectComércio atacadistapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleO desenvolvimento da capacidade inovativa: um estudo em uma organização do segmento atacadista distribuidorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

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2021PriscilaSampaiodeMoraes.pdfDissertação de Priscila Sampaio de Moraes1.4 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


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