Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2961
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A fidelização dos associados e a perspectiva econômica na gestão da Cooperativa Tritícola de Espumoso LTDA
???metadata.dc.creator???: Prates, Marcolan da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pereira, André da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Os gestores das cooperativas agropecuárias enfrentam um dilema, que é manter os princípios sociais para os quais estas instituições foram criadas, sem perder a eficiência econômica, atuando em um mercado altamente competitivo. Além deste desafio as cooperativas enfrentam também dificuldades em manter a fidelidade de seus sócios. Neste contexto, este estudo objetivou gerar informações aplicáveis, na identificação das estratégias necessárias para ampliar a fidelização dos sócios com a cooperativa, e equalizar em sua gestão, os aspectos sociais e econômicos. A pesquisa foi desenvolvida em níveis exploratório e descritivo, foi utilizado o método misto para coleta de dados, a etapa qualitativa ocorreu com a realização de entrevistas semiestruturadas com diretores e associados. Na etapa quantitativa, efetuou-se análise de dados primários relativos à entrega de produção de soja e aquisição de insumos para essa cultura nos anos de 2018, 2019 e 2020, para a Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda - COTRIEL que representa o campo de pesquisa para este estudo. Além disso, foi realizada a aplicação de questionários aos seus associados. A análise dos dados qualitativos ocorreu através da técnica de análise de conteúdo, para a etapa quantitativa os dados foram analisados estatisticamente através da estatística descritiva e regressão linear múltipla. Com base nas análises do banco de dados, pôde-se concluir que os associados foram fiéis a cooperativa apresentando índices superiores a 75% no período analisado. Evidenciou-se na pesquisa que os fatores como credibilidade e confiança apresentam uma relação positiva sobre a fidelização dos associados. Além destes, a assistência técnica, contrato de troca de grãos por insumos e o fato da cooperativa não cobrar taxa de armazenagem foram mencionados como fatores que ampliam a fidelidade dos sócios com a COTRIEL. A pesquisa apontou que na percepção dos diretores e associados é necessário um equilíbrio entre os aspectos econômicos e sociais na gestão da cooperativa, na percepção destes, é preciso que a cooperativa atinja um desempenho econômico que possibilite o financiamento dos benefícios.
Abstract: Managers of agricultural cooperatives face a dilemma, which is to maintain the social principles for which these institutions were created, without losing economic efficiency, operating in a highly competitive market. In addition to this challenge, cooperatives also face difficulties in maintaining the loyalty of their members. In this context, this study aimed to generate applicable information, in identifying the strategies necessary to increase member loyalty to the cooperative, and equalize social and economic aspects in its management. The research was developed at exploratory and descriptive levels, using a mixed method for data collection, and the qualitative stage consisted of semi-structured interviews with directors and members. In the quantitative stage, an analysis was carried out of primary data related to the delivery of soybean production and acquisition of inputs for this crop in the years 2018, 2019 and 2020, for Cooperativa Tritícola de Espumoso Ltda - COTRIEL, which represents the research field for this study. In addition, questionnaires were applied to its members. The qualitative data were analyzed using the content analysis technique, while the quantitative stage was statistically analyzed using descriptive statistics and multiple linear regression. Based on the analysis of the database, it was possible to conclude that the members were loyal to the cooperative, with rates above 75% in the period analyzed. The research showed that factors such as credibility and trust have a positive relationship with the loyalty of members. In addition, technical assistance, a grain-for-input exchange contract and the fact that the cooperative does not charge a storage fee were mentioned as factors that increase the loyalty of members to COTRIEL. The research indicated that, in the perception of directors and members, a balance between economic and social aspects is necessary in the management of the cooperative. In their perception, the cooperative must achieve an economic performance that allows the financing of benefits.
Keywords: Cooperativismo
Clientes - Lealdade
Marketing de relacionamento
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios - ESAN
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: PRATES, Marcolan da Silva. A fidelização dos associados e a perspectiva econômica na gestão da Cooperativa Tritícola de Espumoso LTDA. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2961
Issue Date: 22-Apr-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021MarcolandaSilvaPrates.pdfDissertação de Marcolan da Silva Prates1.52 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.