Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2959
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Kely Szymanski-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8143667089358714por
dc.contributor.advisor1Medeiros, Janine Fleith de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4775518349265103por
dc.date.accessioned2025-03-24T17:11:02Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.citationARAÚJO, Kely Szymanski. Inserção de novos alimentos no ambiente escolar: percepção dos públicos influenciadores. 2021. 87 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2959-
dc.description.resumoO comportamento dos indivíduos interfere diretamente nas escolhas dos alimentos a serem consumidos. O objetivo foi conhecer a percepção de distintos públicos influenciadores no que tange à inserção de novos alimentos para crianças no ambiente escolar. Foi realizada pesquisa bibliográfica para definição dos motivadores e inibidores e estratégias de educação e comunicação. Após, foi realizada pesquisa qualitativa exploratória em escolas de educação infantil da rede municipal de educação de Passo Fundo (RS). Foram identificados como motivadores o ambiente escolar propício, sabor e ganhos com saúde. Os inibidores foram o comportamento do cuidador, sabor diferente do habitual e baixa escolaridade. Como práticas de educação mais evidenciadas, foram constatadas oficinas culinárias, palestras e práticas comunicativas. A arquitetura de escolha e campanhas publicitárias forma os temas mais citados pelos entrevistados. O ambiente escolar e família interferem na inserção de novos alimentos e deve-se trabalhar com práticas educativas e comunicativas especificas para cada grupo.por
dc.description.abstractIndividual behavior directly influences the choices of foods to be consumed. The objective was to understand the perception of different audiences with influence regarding the introduction of new foods for children in the school environment. A bibliographical survey was conducted to define the motivators and inhibitors and educational and communication strategies. Afterwards, exploratory qualitative research was conducted in early childhood education schools of the municipal education network of Passo Fundo (RS). The motivators identified were the favorable school environment, flavor and health gains. The inhibitors were the behavior of the caregiver, different flavor than usual and low education level. The most evident educational practices were culinary workshops, lectures and communication practices. The architecture of choice and advertising campaigns were the themes most cited by the interviewees. The school environment and family influence the introduction of new foods and specific educational and communication practices should be worked on for each group.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-24T17:11:02Z No. of bitstreams: 1 2021KelySzymanskiAraujo.pdf: 1263915 bytes, checksum: f19927000477a60319dd95f13fc4f75b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-24T17:11:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021KelySzymanskiAraujo.pdf: 1263915 bytes, checksum: f19927000477a60319dd95f13fc4f75b (MD5) Previous issue date: 2021-04-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios - ESANpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectMerenda escolarpor
dc.subjectHábitos alimentarespor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectMarketingpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleInserção de novos alimentos no ambiente escolar: percepção dos públicos influenciadorespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021KelySzymanskiAraujo.pdfDissertação de Kely Szymanski Araújo1.23 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.