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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Capacidade absortiva e programas de capacitação em uma cooperativa de crédito: a percepção dos gerentes
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Alana Ertel 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Padilha, Ana Claudia Machado
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Binotto, Erlaine
???metadata.dc.description.resumo???: O conhecimento é um dos recursos mais importantes para as organizações e pode ser integrado pela Capacidade Absortiva (CA). Esta é considerada uma capacidade de nível organizacional que consiste em processos e rotinas e torna-se relevante para a formulação das estratégias organizacionais. É constituída por uma combinação de quatro capacidades do conhecimento: aquisição, assimilação, transformação e exploração. Tais capacidades podem envolver os programas de capacitação que permitem que uma empresa mantenha e aumente suas competências e capacidades coletivas. Nesse sentido, o objeto de análise é a Cooperativa de Crédito Union Grow, localizada no Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC) o qual possui um programa de capacitação on-line consolidado com um vasto portifólio de cursos. Ao combinar o conhecimento e as dimensões da CA com os programas de capacitação dessa cooperativa, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar, na percepção dos gerentes, as contribuições da capacidade absortiva derivada dos programas de capacitação oferecidos pela cooperativa. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, a pesquisa embasou-se em uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e documental, de forma exploratória. Os dados coletados são de fontes primária e secundária. Os dados primários foram coletados de forma on-line, via plataforma Google Meet, nos meses de janeiro a março de 2022, por meio de entrevista com sete gerentes da Cooperativa de Crédito Union Grow. A entrevista teve por base um instrumento de coleta de dados desenvolvido a partir das categorias de análise extraídas da revisão da literatura. Em relação aos dados secundários, foram utilizadas as informações sobre os cursos de capacitação ofertados pela Cooperativa Union Grow. Para a análise dos dados, foi empregado o método de análise de conteúdo. Em relação aos resultados, pôde-se observar que o conhecimento é adquirido por meio dos cursos de capacitação ofertados pela plataforma on-line que abrange trilhas de formação voltadas para o negócio, auxiliando no desenvolvimento e preparação de possíveis promoções. A experiência dos colaboradores em suas funções também favorece a aquisição de novos conhecimentos, de informações internas e externas, além de promover a troca de conhecimentos e a interação dos colaboradores com os associados, propiciando uma socialização do conhecimento. Além disso, os colaboradores assimilam o conhecimento por meio dos cursos de capacitação quando repassam a informação entre colaboradores, através de interações presenciais, dinâmicas e reuniões gerenciais, proporcionando assim uma comunicação mais eficiente. Percebe-se também que os colaboradores transformam o conhecimento por meio da cooperação, elemento fundamental na troca de experiências, visto que auxilia na articulação entre o conhecimento existente com novas ideias e na integração entre colaboradores visando a resolução de problemas e transformando esse conhecimento em negócios para a cooperativa. Nesse contexto, o conhecimento é explorado pelos colaboradores buscando melhorar e criar novas competências na formalização de regras e procedimentos, além da prospecção e segurança das informações prestadas aos associados, na oferta de produtos ou serviços e da aplicabilidade de novos conhecimentos na melhoria de competências. Ademais, o resultado da CA considerando os cursos que os colaboradores realizam por meio dos programas de capacitação, trazem benefícios na melhoria do desempenho na função, ampliação do conhecimento técnico, segurança na oferta de produtos e serviços, e assim, a geração de novos conhecimentos.
Abstract: Knowledge is one of the most important resources for organizations and can be integrated by Absorptive Capacity (AC). This is considered an organizational-level capacity that consists of processes and routines and becomes relevant for the formulation of organizational strategies. It is constituted by a combination of four knowledge capabilities: acquisition, assimilation, transformation and exploitation. Such capabilities can involve training programs that allow a company to maintain and increase its collective skills and capabilities. In this sense, the object of analysis is the Union Grow Credit Cooperative, located in Rio Grande do Sul (RS) and Santa Catarina (SC), which has a consolidated online training program with a vast portfolio of courses. By combining the knowledge and dimensions of AC with the training programs of this cooperative, this research has the general objective of: analyzing, in the perception of managers, the contributions of the absorptive capacity derived from the training programs offered by the cooperative. Regarding the methodological procedures used, the research was based on a qualitative approach, with bibliographic and documentary research, in an exploratory manner. The data collected are from primary and secondary sources. The primary data were collected online, via the Google Meet platform, from January to March 2022, through interviews with seven managers of the Union Grow Credit Cooperative. The interview was based on a data collection instrument developed from the analysis categories extracted from the literature review. Regarding the secondary data, information on the training courses offered by the Union Grow Cooperative was used. The content analysis method was used to analyze the data. Regarding the results, it was possible to observe that knowledge is acquired through the training courses offered by the online platform that includes training paths focused on the business, assisting in the development and preparation of possible promotions. The experience of employees in their roles also favors the acquisition of new knowledge, internal and external information, in addition to promoting the exchange of knowledge and interaction between employees and members, providing a socialization of knowledge. In addition, employees assimilate knowledge through training courses when they pass on information among employees, through face-to-face interactions, dynamics and management meetings, thus providing more efficient communication. It is also clear that employees transform knowledge through cooperation, a fundamental element in the exchange of experiences, since it helps in the articulation between existing knowledge and new ideas and in the integration between employees aiming at solving problems and transforming this knowledge into business for the cooperative. In this context, knowledge is explored by employees seeking to improve and create new skills in the formalization of rules and procedures, in addition to the prospecting and security of information provided to members, in the offering of products or services and the applicability of new knowledge in improving skills. Furthermore, the CA result, considering the courses that employees take through training programs, brings benefits in improving job performance, expanding technical knowledge, ensuring safety in the offering of products and services, and thus generating new knowledge.
Keywords: Capacitação de empregados
Cooperativas de crédito
Conhecimento e aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios - ESAN
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: RIBEIRO, Alana Ertel. Capacidade absortiva e programas de capacitação em uma cooperativa de crédito: a percepção dos gerentes. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2957
Issue Date: 17-Aug-2022
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

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