???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2953
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e sua ação sobre a autorização e avaliação dos cursos de licenciatura em pedagogia / EAD |
???metadata.dc.creator???: | Rockenbach, Géverton João ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade de Passo Fundo (UPF), na linha de Políticas Educacionais. O problema de pesquisa é norteado pela seguinte questão: Diante da significativa expansão dos Cursos de Pedagogia, na modalidade Ensino à Distância (EaD), como estão se evidenciando as potencialidades e fragilidades nos processos de autorização e avaliação desses cursos? Como objetivo geral, a presente dissertação buscou compreender o processo de avaliação e regulação do ensino superior, a fim de verificar potencialidades e fragilidades nos processos de autorização e avaliação do curso de Pedagogia na modalidade EaD. Já, como objetivos específicos, apresentaram-se três: analisar aspectos da evolução do ensino superior no Brasil por meio de alguns dos seus principais marcos legais; identificar os elementos constitutivos do sistema de avaliação, regulação e supervisão do ensino superior e as interlocuções com o conceito de qualidade; e, por fim, refletir sobre aspectos dos processos de autorização e avaliação dos Cursos de Graduação de licenciatura em Pedagogia na modalidade EaD, considerando a atual legislação e normativas oficiais. Para viabilizar a pesquisa adotou-se como processos metodológicos a análise documental e a revisão bibliográfica. A análise documental debruçou-se sobre parte da legislação vigente em nosso país e sobre algumas das políticas educacionais relacionadas ao problema de investigação. A revisão bibliográfica, por sua vez, foi realizada em livros e artigos publicados sobre o tema. Para dar conta dos objetivos propostos, o trabalho constituiu-se em cinco momentos: o primeiro deles apresenta os caminhos percorridos para a consolidação dessa dissertação de mestrado, de modo a elucidar a metodologia utilizada, os objetivos propostos, o problema de pesquisa e algumas considerações iniciais que fundamentam as reflexões aqui presentes. No segundo momento, há um direcionamento das reflexões para a educação superior no Brasil mediante a apresentação de aspectos importantes sobre sua expansão, legislações, normativas e documentos relevantes ante o objeto de estudo. O terceiro momento traz algumas reflexões acerca do conceito de qualidade em educação, apontando conhecimentos evidenciados por autores como Charlot (2021), Gadotti (2010), Dourado e Oliveira (2009) e Esquinsani e Dametto (2018). Realiza-se também a retomada do entendimento sobre o que vem a ser a função social das instituições de ensino superior, a democratização do acesso, bem como a mercantilização e o neoliberalismo, tomando como base os conhecimentos apresentados por Masschelein (2014), Teixeira (1964), Gasparotto, Grossi e Vieira (2014), Soares (2000), Laval (2019) e Dourado (2002). No quarto momento apresenta-se uma retrospectiva histórica sobre a evolução do Sistema de Avaliação, Regulação e Supervisão da Educação Superior no Brasil. Por fim, no quinto momento, é realizada uma análise sobre a autorização e a avaliação dos cursos de licenciatura em Pedagogia EaD, suas normativas, instrumentos de avaliação, potencialidades e fragilidades, tendo como fundamentação teórica autores como Gadotti (2010), Leite (1980) e Weber (1999), entre outros. Ao concluir o trabalho, encontrou-se as seguintes limitações como principais no que concerne à autorização e avaliação dos Cursos de Pedagogia, modalidade EaD: fragilidades nas políticas públicas; expansão desenfreada do ensino superior e sua suposta democratização; conceito reducionista de qualidade na educação superior; ausência de formação específica de profissionais para atuação na modalidade EaD; predominância da mercantilização e neoliberalismo; terceirização da tarefa de educar e o instrucionismo; processos fragilizados na formação de futuros pedagogos; abertura de polos por ato próprio; riscos substanciais às práticas realizadas no formato presencial; instrumentos de avaliação com forte tendência de estarem desatualizados; má compreensão sobre a função do material didático, burocratização excessiva; e, por fim, a fragilidade na interação entre professores, tutores e alunos. |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Postgraduate Program in Education (PPGEDU) of the University of Passo Fundo (UPF), in the line of Educational Policies. The research problem is guided by the following question: Given the significant expansion of Pedagogy Courses, in the Distance Learning (EaD) modality, how are the strengths and weaknesses in the processes of authorization and evaluation of these courses becoming evident? As a general objective, this dissertation sought to understand the process of evaluation and regulation of higher education, in order to verify strengths and weaknesses in the processes of authorization and evaluation of the Pedagogy course in the EaD modality. As for specific objectives, three were presented: to analyze aspects of the evolution of higher education in Brazil through some of its main legal frameworks; to identify the constituent elements of the system of evaluation, regulation and supervision of higher education and the interlocutions with the concept of quality; and, finally, to reflect on aspects of the authorization and evaluation processes of undergraduate courses in Pedagogy in the distance learning modality, considering the current legislation and official regulations. To make the research viable, documentary analysis and bibliographic review were adopted as methodological processes. The documentary analysis focused on part of the legislation in force in our country and on some of the educational policies related to the research problem. The bibliographic review, in turn, was carried out in books and articles published on the subject. In order to achieve the proposed objectives, the work consisted of five moments: the first of them presents the paths taken to consolidate this master's dissertation, in order to elucidate the methodology used, the proposed objectives, the research problem and some initial considerations that support the reflections presented here. The second moment directs the reflections towards higher education in Brazil by presenting important aspects about its expansion, legislation, regulations and documents relevant to the object of study. The third moment brings some reflections on the concept of quality in education, pointing out knowledge evidenced by authors such as Charlot (2021), Gadotti (2010), Dourado and Oliveira (2009) and Esquinsani and Dametto (2018). The understanding of the social function of higher education institutions, the democratization of access, as well as commodification and neoliberalism is also reconsidered, based on the knowledge presented by Masschelein (2014), Teixeira (1964), Gasparotto, Grossi and Vieira (2014), Soares (2000), Laval (2019) and Dourado (2002). The fourth part presents a historical retrospective on the evolution of the Higher Education Evaluation, Regulation and Supervision System in Brazil. Finally, the fifth part analyzes the authorization and evaluation of undergraduate courses in Pedagogy EaD, their regulations, evaluation instruments, strengths and weaknesses, based on theoretical foundations from authors such as Gadotti (2010), Leite (1980) and Weber (1999), among others. Upon completion of the work, the following limitations were found as the main ones regarding the authorization and evaluation of Pedagogy Courses, distance learning modality: weaknesses in public policies; unbridled expansion of higher education and its supposed democratization; reductionist concept of quality in higher education; lack of specific training of professionals to work in the distance learning modality; predominance of commodification and neoliberalism; outsourcing of the task of educating and instructionism; weakened processes in the training of future pedagogues; opening of centers by one's own act; substantial risks to practices carried out in the face-to-face format; evaluation instruments with a strong tendency to be outdated; poor understanding of the function of teaching material, excessive bureaucratization; and, finally, the fragility in the interaction between teachers, tutors and students. |
Keywords: | Educação e Estado Educação Ensino superior Ensino a distância |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade de Passo Fundo |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UPF |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | ROCKENBACH, Géverton João. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e sua ação sobre a autorização e avaliação dos cursos de licenciatura em pedagogia / EAD. 2024. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2953 |
Issue Date: | 25-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024GevertonJoaoRockenbach.pdf | Dissertação de Géverton João Rockenbach | 1.73 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.