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dc.creatorBrizola, Natália Fioravanso Vieira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7442081171173282por
dc.contributor.advisor1Tedesco, João Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7607226919113693por
dc.date.accessioned2025-03-18T17:15:59Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.citationBRIZOLA, Natália Fioravanso Vieira. A reconstrução identitária e de pertencimento nos processos migratórios: haitianos em escola pública do município de Marau/RS. 2021. 187 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2946-
dc.description.resumoOs processos migratórios, embora sempre presentes na história da humanidade, evidenciaram-se significativamente nas sociedades modernas no final do século XX e início do século XXI como uma das consequências da globalização. Entre os imigrantes estão os filhos, a segunda geração deles, inseridos nos espaços educativos, exigindo dos educadores e instituições, bem como de toda a comunidade escolar, uma revisão e readaptação das práticas educacionais e inclusivas. A escola representa, para muitos, o primeiro lugar fora do ambiente familiar onde se terá contato com as diferenças, e por esse motivo, faz-se essencial o exercício da alteridade, de processos integrativos e de intercâmbios culturais. Não raras vezes, para a escola convergem as tensões da sociedade, as questões pertinentes às relações interpessoais, seus conflitos de identidade e de cultura. Tendo presente essa realidade, a presente pesquisa objetiva analisar processos que envolveram a imigração haitiana para o Brasil a partir de 2010, em particular para a região Nordeste do Rio Grande do Sul, tendo o município de Marau como epicentro em razão da presença de espaços de trabalho em horizontes agroindustriais; busca tematizar suas motivações, inserção no mercado de trabalho e, fundamentalmente, as crianças, filhas/os de imigrantes haitianos nos espaços educativos institucionais; entender como ocorre o pertencimento à sociedade de destino, consequente reconstrução da identidade e adaptação de ambas as partes envolvidas no processo. O questionamento deste estudo se dá na tentativa de entender como são produzidas relações, momentos, situações de copresença de imigrantes nas escolas e os processos culturais e sociais daí decorrentes. Para dar conta disso, dispôs-se de revisão de literatura sobre o Haiti; a emigração haitiana para várias partes do mundo, em especial, para o Brasil; aspectos do fenômeno migratório internacional, em geral das últimas décadas e, acima de tudo, entrevistas com pais e alunos de imigrantes haitianos no município de Marau, professores de escola onde há alunos imigrantes inseridos, registros fotográficos, relatos e observação do comportamento desses alunos no espaço escolar, sua chegada e sua adaptação no novo país. As ideias conclusivas giram em torno da busca desses imigrantes pela inserção e pertencimento à sociedade ¿ a segunda geração, através da educação e convivência nos espaços educativos e os imigrantes adultos, buscando conquistar o seu espaço por meio do trabalho e sua estruturação social, bem como de suas famílias. A partir da pesquisa realizada, foi possível a compreensão de como se dá o processo de adaptação desses imigrantes na sociedade de destino e a referida inserção e pertencimento no âmbito escolar, através de práticas e ações pedagógicas integralizadoras que objetivem o desenvolvimento de valores como alteridade, autonomia e protagonismo. Pôde-se, também, perceber a sociedade receptora sob a perspectiva do imigrante e como esta pode modificar os seus valores e cultura pré-estabelecidos em prol de uma nova formação multicultural e interétnica.por
dc.description.abstractMigration processes, although always present in the history of humanity, became significantly evident in modern societies at the end of the 20th century and beginning of the 21st century as one of the consequences of globalization. Among the immigrants are their children, the second generation of them, inserted in educational spaces, requiring educators and institutions, as well as the entire school community, to review and readapt educational and inclusive practices. For many, school represents the first place outside the family environment where they will have contact with differences, and for this reason, the exercise of otherness, integrative processes and cultural exchanges is essential. It is not uncommon for the tensions of society, issues pertinent to interpersonal relationships, and conflicts of identity and culture to converge in school. Given this reality, this research aims to analyze processes involving Haitian immigration to Brazil since 2010, particularly to the Northeast region of Rio Grande do Sul, with the municipality of Marau as the epicenter due to the presence of work spaces in agro-industrial horizons; seeks to address their motivations, insertion into the job market and, fundamentally, the children, sons and daughters of Haitian immigrants in institutional educational spaces; understand how belonging to the destination society occurs, the consequent reconstruction of identity and adaptation of both parties involved in the process. The questioning of this study is an attempt to understand how relationships, moments, and situations of co-presence of immigrants in schools are produced, as well as the cultural and social processes that result from them. To do this, a literature review was conducted on Haiti; Haitian emigration to various parts of the world, especially to Brazil; aspects of the international migration phenomenon, generally from the last decades; and, above all, interviews with parents and students of Haitian immigrants in the municipality of Marau, teachers from schools where immigrant students are enrolled, photographic records, reports, and observation of the behavior of these students in the school environment, their arrival and their adaptation to the new country. The conclusive ideas revolve around the search of these immigrants for insertion and belonging in society - the second generation, through education and coexistence in educational spaces; and adult immigrants, seeking to conquer their space through work and their social structure, as well as their families. Based on the research carried out, it was possible to understand how the process of adaptation of these immigrants in the destination society takes place and the aforementioned insertion and belonging in the school environment, through integralizing pedagogical practices and actions that aim at the development of values ​​such as otherness, autonomy and protagonism. It was also possible to perceive the receiving society from the perspective of the immigrant and how it can modify its pre-established values ​​and culture in favor of a new multicultural and interethnic formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-18T17:15:59Z No. of bitstreams: 1 2021NataliaFioravansoVieiraBrizola.pdf: 4377917 bytes, checksum: 35df5af7692735aaab568e8b7d3d875e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-18T17:15:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021NataliaFioravansoVieiraBrizola.pdf: 4377917 bytes, checksum: 35df5af7692735aaab568e8b7d3d875e (MD5) Previous issue date: 2021-09-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmigração e imigração - Haiti - Rio Grande do Sulpor
dc.subjectImigrantes - Educaçãopor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA reconstrução identitária e de pertencimento nos processos migratórios: haitianos em escola pública do município de Marau/RSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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