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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entre heróis e marginais nos brasis de Macunaíma (1969) e Orgia ou o homem que deu cria (1970)
???metadata.dc.creator???: Langaro, Janaína Júlia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ahlert, Jacqueline
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho disserta as representações do Brasil e dos brasileiros presentes nos filmes Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade (1969), e Orgia ou o homem que deu cria, de João Silvério Trevisan (1970), estabelecendo alguns contrapontos com o livro Macunaíma, de Mário de Andrade (1928). Como diria Marcos Napolitano, usar filmes como fontes históricas faz com que as percebemos como representantes da realidade na qual estão inseridas (2005, p. 236). Nesse sentido, objetiva-se analisar as percepções políticas e sociais dos diretores, expressas nas produções supracitadas. Inseridos no contexto histórico da Ditadura Militar, os filmes dialogam com o ambiente repressivo e violento de suas criações, além das mudanças políticas, sociais e culturais que o país estava vivenciando. Assim, num primeiro momento, nos atemos a esse período da história brasileira, apresentando conjuntamente os movimentos culturais que foram o mote estético das produções: O Cinema Novo, o Tropicalismo e o Cinema Marginal. Num segundo momento, nosso foco se dá na construção das representações dos brasileiros presentes nas obras cinematográficas, com suas semelhanças e disparidades, que se deram por metáforas como a caminhada, a morte e a marginalidade das personagens. Nos dois últimos capítulos, nos debruçamos sobre nossas fontes a fim de compreendê-las a partir de suas narrativas, que se aproximam pela antropofagia, caminhar pelo mundo, agressividade (imagética e sonora), nascimento e morte, interpretadas pelo viés histórico e psicológico, com base nos escritos de Sigmund Freud. Os filmes são representantes dos movimentos cinematográficos que seus diretores participaram: Cinema Tropicalista e Cinema Marginal, respectivamente, e nossa proposta de trabalho é a interpretação e compreensão dos filmes, a fim de pontuar encontros e desencontros narrativos que se desdobram a partir do nascer, caminhar, comer e morrer que se apresentam maiores em significado do que o seu uso comum, servindo hoje para que possamos entender aspectos de como foi o período da Ditadura Militar, sobretudo no âmbito sociopolítico.
Abstract: This paper discusses the representations of Brazil and Brazilians present in the films Macunaíma, by Joaquim Pedro de Andrade (1969), and Orgia ou o homem que deu cria, by João Silvério Trevisan (1970), establishing some counterpoints with the book Macunaíma, by Mário de Andrade (1928). As Marcos Napolitano would say, using films as historical sources makes us perceive them as representatives of the reality in which they are inserted (2005, p. 236). In this sense, the objective is to analyze the political and social perceptions of the directors, expressed in the aforementioned productions. Inserted in the historical context of the Military Dictatorship, the films dialogue with the repressive and violent environment of their creations, in addition to the political, social and cultural changes that the country was experiencing. Thus, in a first moment, we focus on this period of Brazilian history, presenting together the cultural movements that were the aesthetic motto of the productions: Cinema Novo, Tropicalismo and Cinema Marginal. In a second moment, our focus is on the construction of representations of Brazilians present in cinematographic works, with their similarities and disparities, which were given by metaphors such as walking, death and the marginality of the characters. In the last two chapters, we delve into our sources in order to understand them based on their narratives, which are similar to anthropophagy, walking through the world, aggressiveness (imagery and sound), birth and death, interpreted from a historical and psychological perspective, based on the writings of Sigmund Freud. The films are representatives of the cinematographic movements in which their directors participated: Tropicalist Cinema and Marginal Cinema, respectively, and our work proposal is to interpret and understand the films in order to highlight narrative encounters and disagreements that unfold from birth, walking, eating and dying that present themselves in greater meaning than their common use, serving today to help us understand aspects of what the period of the Military Dictatorship was like, especially in the sociopolitical sphere.
Keywords: Ditadura militar
Cinema
Literatura
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: LANGARO, Janaína Júlia. Entre heróis e marginais nos brasis de Macunaíma (1969) e Orgia ou o homem que deu cria (1970). 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2940
Issue Date: 28-Apr-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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