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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A pinacoteca popular: da imagem ao imaginário nos almanaques de Molina Campos (1931-1945), e Berega (1979-1999)
???metadata.dc.creator???: Betencourt, Maria Goreti
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Trombetta, Gerson Luís
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese de doutorado tem como objetivo principal analisar o imaginário visual pampeano construído por dois artistas costumbristas, o argentino Molina Campos (1891-1959) e o brasileiro Berega (1934-2012). O estudo se dedica à investigação do imaginário expresso a partir do meio utilizado por ambos os artistas para divulgação de sua obra, os calendários Alpargatas e Ipiranga, respectivamente. A proposta de análise centra-se em uma metodologia criada especificamente para esse fim, que parte de três grandes categorias, chamadas Externa, Interna, e Híbrida, cuja finalidade foi a de colocar todas as imagens as quais foram reproduzidas pelos calendários, Alpargatas, de 1931-36 e 1940-45, e o Ipiranga, de 1979-1999 excetuado-se os anos de 1985 e 1987, em que não houve produções. Essas categorias foram lidas através de diferentes aspectos. A saber: a mulher, a parceria, o gaúcho apenas, e o cavalo. Esses elementos foram divididos por sua vez em dois panoramas, Introversão e Extroversão. Com base em conceitos teóricos os quais estruturam as questões levantadas quanto ao imaginário social e às relações arquetípicas, também há o encadeamento desse mesmo imaginário reproduzido no ocidente por obras de arte de diferentes épocas e autores, engendrando uma tessitura que permitiu a identificação do imaginário visual pampeano. Em paralelo e com igual importância está, por fim, a análise do componente estético kitsch, não investigado pelo viés das questões que estruturam a obra kistch e sim relacionado a determinados aspectos das obras estudadas, observado aqui apenas em seu componente emocional que colore tanto as obras dos artistas como um todo, bem como permite entender esse imaginário construído, o qual faz parte do que seria a verdade e a ingenuidade do movimento kitsch, mas que nas obras analisadas não respondem aos quesitos, porém se valem da emocionalidade que faz parte dele e, no caso dos trabalhos analisados, são fonte de produção de sentido.
Abstract: This doctoral thesis aims to analyze the visual imaginary of the Pampas constructed by two costumbrist artists, the Argentinean Molina Campos (1891-1959) and the Brazilian Berega (1934-2012). The study is dedicated to investigating the imaginary expressed through the medium used by both artists to publicize their work, the Alpargatas and Ipiranga calendars, respectively. The proposed analysis focuses on a methodology created specifically for this purpose, which starts from three large categories, called External, Internal, and Hybrid, whose purpose was to place all the images that were reproduced by the calendars, Alpargatas, from 1931-36 and 1940-45, and Ipiranga, from 1979-1999, except for the years 1985 and 1987, in which there were no productions. These categories were read through different aspects. Namely: the woman, the partnership, the gaucho alone, and the horse. These elements were in turn divided into two panoramas, Introversion and Extroversion. Based on theoretical concepts that structure the questions raised regarding the social imaginary and archetypal relationships, there is also the connection of this same imaginary reproduced in the West by works of art from different periods and authors, creating a fabric that allowed the identification of the visual imaginary of the Pampas. In parallel and with equal importance, there is, finally, the analysis of the kitsch aesthetic component, not investigated from the perspective of the questions that structure the kitch work but rather related to certain aspects of the works studied, observed here only in its emotional component that colors both the works of the artists as a whole, as well as allowing us to understand this constructed imaginary, which is part of what would be the truth and the naivety of the kitsch movement, but which in the works analyzed do not respond to the questions, but rather draw on the emotionality that is part of it and, in the case of the works analyzed, are a source of production of meaning.
Keywords: Representações sociais
Percepção de imagens
Gaúchos - Usos e costumes
Kitsch
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: BETENCOURT, Maria Goreti. A pinacoteca popular: da imagem ao imaginário nos almanaques de Molina Campos (1931-1945), e Berega (1979-1999). 2021. 445 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2936
Issue Date: 22-Oct-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História
Programa de Pós-Graduação em História

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