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dc.creatorFurtado, Matheus Pinto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7208654879652137por
dc.contributor.advisor1Ahlert, Jacqueline-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9750957932305493por
dc.date.accessioned2025-03-17T11:49:19Z-
dc.date.issued2022-04-12-
dc.identifier.citationFURTADO, Matheus Pinto. O que se fala, se sente: a oralidade na Comunidade Quilombola Peixoto dos Botinhas, Viamão, RS. 2022. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2935-
dc.description.resumoA presente pesquisa busca compreender de que forma a oralidade pode se caracterizar como patrimônio cultural na Comunidade Quilombola Peixoto dos Botinhas - CQPB, situada na localidade de Capão da Porteira, Viamão, Rio Grande do Sul. Além disso, objetivamos entender a relação entre memória e oralidade no quilombo, bem como compreender sobre a relevância do espaço do quilombo para as mesmas pessoas que o constroem e, simultaneamente, vão se construindo numa relação com ele. O trabalho se torna importante, socialmente, pela busca de valorização tanto da história, das práticas, dos saberes de uma comunidade quilombola, quanto da própria voz da coletividade, daquilo que seus membros têm a dizer, a contar. Academicamente, o trabalho torna-se significativo pela tentativa de contribuição com os estudos étnicos e de história cultural no que tange aos quilombos. Metodologicamente, foi utilizado o método bibliográfico, na reunião e seleção de materiais relacionados ao tema na literatura especializada. Mas, principalmente, foi empregada a história oral para a constituição das fontes, a partir de entrevistas semiestruturadas, juntamente à análise do discurso como forma de análise das fontes orais transcritas. Dentre os resultados da pesquisa, foi possível compreender a oralidade no Peixoto dos Botinhas de forma presente, responsável pela transmissão, enquanto enunciação memorial, próxima a uma noção de metamemória, de um cabedal de memórias tido como importante dentro do quilombo. Aquilo que foi e vem sendo transmitido vai desde a narrativa de fundação a estórias diversas sobre o cotidiano, ensinamentos, tipos de conduta e valores. A oralidade acaba sendo entendida como um bem cultural na sua função de enunciação, transmissão memorial e mesmo afirmação identitária através de uma dinâmica entre contação e memória. Isto faz com que reflitamos sobre a importância do meio de transmissão, da forma de enunciação da memória tanto quanto sobre as memórias em si, pois ambos, forma e conteúdo, se mostram relacionados. Além disso, foi possível observar a presença do medo do perder por parte dos entrevistados, em relação a um problema geracional de receptores, atualmente, desinteressados em ouvir sobre o passado e sem participação ativa na continuidade das memórias do quilombo e deste próprio, no sentido de comunidade e no que tange à própria manutenção da sede atual. A oralidade se caracteriza como um bem cultural na tentativa de continuidade do quilombo, na sua relação com a memória e um legado deixado pelos mais antigos, representado, inclusive, na importância atribuída à própria sede como espaço adquirido na luta e na intenção da existência de um porvir.por
dc.description.abstractThis research seeks to understand how orality can be characterized as cultural heritage in the Peixoto dos Botinhas Quilombola Community - CQPB, located in the Capão da Porteira area, Viamão, Rio Grande do Sul. In addition, we aim to understand the relationship between memory and orality in the quilombo, as well as the relevance of the quilombo space for the same people who build it and, simultaneously, build themselves in a relationship with it. The work becomes important, socially, for the search for valorization both of the history, practices, and knowledge of a quilombola community, as well as of the voice of the community itself, of what its members have to say, to tell. Academically, the work becomes significant for the attempt to contribute to ethnic studies and cultural history with regard to quilombos. Methodologically, the bibliographic method was used in the gathering and selection of materials related to the theme in the specialized literature. But, mainly, oral history was used to constitute the sources, based on semi-structured interviews, together with discourse analysis as a way of analyzing the transcribed oral sources. Among the results of the research, it was possible to understand orality in Peixoto dos Botinhas in a present form, responsible for transmission, as a memorial enunciation, close to a notion of metamemory, of a wealth of memories considered important within the quilombo. What was and has been transmitted ranges from the founding narrative to various stories about daily life, teachings, types of conduct and values. Orality ends up being understood as a cultural asset in its function of enunciation, memorial transmission and even identity affirmation through a dynamic between storytelling and memory. This makes us reflect on the importance of the means of transmission, of the form of enunciation of memory as much as on the memories themselves, since both, form and content, are related. Furthermore, it was possible to observe the presence of fear of loss on the part of the interviewees, in relation to a generational problem of recipients, currently uninterested in hearing about the past and without active participation in the continuity of the memories of the quilombo and of the quilombo itself, in the sense of community and in what concerns the maintenance of the current headquarters. Orality is characterized as a cultural asset in the attempt to continue the quilombo, in its relationship with memory and a legacy left by the elders, represented, including, in the importance attributed to the headquarters itself as a space acquired in the struggle and in the intention of the existence of a future.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-17T11:49:19Z No. of bitstreams: 1 2022MatheusPintoFurtado.pdf: 3248480 bytes, checksum: bd65d45fcaae2ad45a4862bd594e7a47 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-17T11:49:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2022MatheusPintoFurtado.pdf: 3248480 bytes, checksum: bd65d45fcaae2ad45a4862bd594e7a47 (MD5) Previous issue date: 2022-04-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopor
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCECpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUPFpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPatrimônio culturalpor
dc.subjectHistória oralpor
dc.subjectMemória coletivapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleO que se fala, se sente: a oralidade na Comunidade Quilombola Peixoto dos Botinhas, Viamão, RSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

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