Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2932
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação ambiental: o lixo no ambiente escolar, uma proposta pedagógica para o novo ensino médio em escola pública
???metadata.dc.creator???: Sousa, Ana Francisca Machado de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Buzatto, Cristiano Roberto
???metadata.dc.description.resumo???: O foco deste estudo foi a Educação Ambiental, dentro da área de Ciências da Natureza e de modo mais específico na disciplina Biologia. O objetivo principal foi analisar a relevância de um produto educacional na forma de uma Sequência Didática, que aborda a problematização do conhecimento e se concentra no gerenciamento de resíduos escolares. A metodologia utilizada foi qualitativa, empregando o modelo de pesquisa-ação, que busca compreender e interpretar as experiências humanas, considerando a totalidade de um fenômeno. A abordagem do problema fundamenta-se em informações narrativas, histórias e explicações. Para a coleta de dados, foi empregada a observação dos participantes e a aplicação de questionários, sem a adoção de um método estruturado para a análise dos resultados qualitativos. O Produto Educacional através de uma Sequência Didática. A pesquisa e a realização do estudo, procurou responder à pergunta central. "Qual o impacto de um Produto Educacional com SD, sobre o "lixo" para a mudança de hábitos e atitudes significativas entre os alunos no ambiente escolar?" Os alunos expressam uma compreensão positiva e consciente da importância da colaboração na preservação do meio ambiente, evidenciando conhecimentos prévios sobre reciclagem, tempo de decomposição de materiais e a relação entre limpeza ambiental e saúde pessoal. Refletir sobre essa temática é crucial para fomentar mudanças de hábitos e intervenções críticas, começando na escola, estendendo-se às residências e à comunidade. A aplicação da Sequência Didática resultou em benefícios diversos, como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, melhoria da linguagem e estímulo ao protagonismo dos alunos. As respostas refletem uma conscientização sobre a interdependência entre ações individuais e bem-estar coletivo, ressaltando a importância de abordagens que incentivem comportamentos sustentáveis. No geral, os alunos estão receptivos à responsabilidade ambiental e prontos para contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente. O Produto Educacional com Sequência Didática sobre Meio Ambiente demonstrou ser eficaz na promoção da Educação Ambiental na escola, abordando o conceito de "lixo" de forma ampla e instrutiva, oferece uma linguagem acessível e propostas práticas para reduzir o impacto das atividades humanas no meio ambiente. Link para acesso ao produto educacional no portal EduCapes: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920973.
Abstract: The focus of this study was Environmental Education, within the area of ​​Natural Sciences and more specifically in the discipline of Biology. The main objective was to analyze the relevance of an educational product in the form of a Didactic Sequence, which addresses the problematization of knowledge and focuses on the management of school waste. The methodology used was qualitative, employing the action research model, which seeks to understand and interpret human experiences, considering the totality of a phenomenon. The approach to the problem is based on narrative information, stories and explanations. For data collection, observation of the participants and the application of questionnaires were used, without the adoption of a structured method for the analysis of qualitative results. The Educational Product through a Didactic Sequence. The research and the execution of the study sought to answer the central question: "What is the impact of an Educational Product with DS, on "waste" for changing significant habits and attitudes among students in the school environment?" Students express a positive and conscious understanding of the importance of collaboration in preserving the environment, demonstrating prior knowledge about recycling, material decomposition time and the relationship between environmental cleanliness and personal health. Reflecting on this topic is crucial to fostering changes in habits and critical interventions, starting at school and extending to homes and the community. The application of the Teaching Sequence resulted in several benefits, such as the development of socio-emotional skills, improved language skills, and encouragement of student leadership. The responses reflect an awareness of the interdependence between individual actions and collective well-being, highlighting the importance of approaches that encourage sustainable behaviors. In general, students are receptive to environmental responsibility and ready to actively contribute to preserving the environment. The Educational Product with the Teaching Sequence on the Environment has proven to be effective in promoting Environmental Education in schools, addressing the concept of "trash" in a broad and instructive way, offering accessible language and practical proposals to reduce the impact of human activities on the environment. Link to access the educational product on the EduCapes portal: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/920973.
Keywords: Ciência - Estudo e ensino
Educação ambiental
Ensino médio
Ambiente escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SOUSA, Ana Francisca Machado de. Educação ambiental: o lixo no ambiente escolar, uma proposta pedagógica para o novo ensino médio em escola pública. 2024. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2932
Issue Date: 22-Apr-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024AnaFranciscaMachadodeSousa.pdfDissertação de Ana Francisca Machado de Sousa7.54 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.