Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2931
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estratégia didática para o ensino de química utilizando os alimentos orgânicos como enfoque
???metadata.dc.creator???: Vivian, Medianeira Gueller 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Locatelli, Aline
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa emerge de uma constatação de ordem profissional, que verificou o interesse dos alunos pela temática "alimentos orgânicos". A partir da aplicação de uma avaliação diagnóstica, na qual o discurso era de que alimentos orgânicos "não tem nada de Química" ou "tem pouca Química" percebeu-se a necessidade de desmistificar a Química presente nos alimentos oriundos da produção orgânica. O questionamento que norteia a presente pesquisa é: Qual é a pertinência de uma sequência didática contextualizada com a temática dos "alimentos orgânicos" para desmistificar a presença de elementos químicos na constituição desses alimentos? Como objetivo geral tem-se desenvolver, aplicar e avaliar uma sequência didática apoiada nos Três Momentos Pedagógicos, abordando a temática dos alimentos orgânicos no ensino de Química no primeiro ano do ensino médio. A sequência didática de 15 períodos presenciais foi aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Soledade/RS. Os procedimentos metodológicos são de natureza qualitativa e teve como instrumentos de produção de dados: o diário de bordo, questionário inicial (diagnóstico) e final e os materiais produzidos durante a intervenção didática. O produto educacional vinculado a presente dissertação, trata-se de uma sequência didática, apoiada nos Três Momentos Pedagógicos, destinada aos professores de Química do Ensino Médio e aborda conceitos como: elementos químicos; substâncias simples e compostas; substâncias orgânicas e inorgânicas (macro e micronutrientes). As afirmações iniciais, de que os alimentos orgânicos não tem química ou tem pouca química, puderam ser desmistificadas após a aplicação da sequência didática quando os alunos compreenderam que: a Química está presente em tudo que existe; os alimentos orgânicos são formados por elementos químicos (macro e micronutrientes) e trazem benefícios para saúde, para o desenvolvimento das plantas e cuidado do meio ambiente, pois são produzidos sem agrotóxicos; os nutrientes presentes nos adubos industrializados são os mesmos que os encontrados na adubação orgânica; a produção da adubação orgânica é feita com restos de alimentos; o selo orgânico de certificação garante a procedência do alimento, não sua aparência, tamanho e valor; a produção de orgânicos pode ser feita em pequenos espaços. Conclui-se que a adoção de uma produção/alimentação orgânica faz parte de um "estilo de vida", que interfere não só na escolha dos alimentos e na saúde das pessoas, mas em toda uma cadeia produtora, em todo um sistema de abrangência ambiental e socioeconômica. O produto educacional vinculado à presente dissertação trata-se de uma sequência didática gratuita e de livre acesso e está disponível para download, na página do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, bem como no portal EduCapes, no link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747846.
Abstract: The research emerged from a professional observation, which verified the interest of students in the theme "organic foods". From the application of a diagnostic evaluation, in which the discourse was that organic foods "have no chemistry" or "have little chemistry", it was realized the need to demystify the chemistry present in foods from organic production. The question that guides this research is: What is the relevance of a didactic sequence contextualized with the theme of "organic foods" to demystify the presence of chemical elements in the composition of these foods? The general objective is to develop, apply and evaluate a didactic sequence supported by the Three Pedagogical Moments, addressing the theme of organic foods in the teaching of Chemistry in the first year of high school. The didactic sequence of 15 face-to-face periods was applied to a class of the first year of high school in a public school located in the city of Soledade/RS. The methodological procedures are qualitative in nature and used the following data production instruments: the logbook, initial (diagnostic) and final questionnaires and the materials produced during the didactic intervention. The educational product linked to this dissertation is a didactic sequence, supported by the Three Pedagogical Moments, aimed at high school Chemistry teachers and addresses concepts such as: chemical elements; simple and compound substances; organic and inorganic substances (macro and micronutrients). The initial statements that organic foods have no or little chemistry could be demystified after the application of the didactic sequence when the students understood that: Chemistry is present in everything that exists; organic foods are formed by chemical elements (macro and micronutrients) and bring benefits to health, to the development of plants and to the care of the environment, as they are produced without pesticides; the nutrients present in industrialized fertilizers are the same as those found in organic fertilizers; the production of organic fertilizers is made with food scraps; The organic certification seal guarantees the origin of the food, not its appearance, size and value; organic production can be done in small spaces. It is concluded that the adoption of organic production/food is part of a "lifestyle", which interferes not only in the choice of food and in people's health, but in an entire production chain, in an entire system of environmental and socioeconomic scope. The educational product linked to this dissertation is a free and open-access didactic sequence and is available for download on the website of the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching at the University of Passo Fundo, as well as on the EduCapes portal, at the link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/747846.
Keywords: Química - Estudo e ensino
Alimentos naturais
Ensino médio
???metadata.dc.subject.cnpq???: QUIMICA::QUIMICA ORGANICA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
???metadata.dc.publisher.initials???: UPF
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: VIVIAN, Medianeira Gueller. Estratégia didática para o ensino de química utilizando os alimentos orgânicos como enfoque. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2931
Issue Date: 18-Apr-2024
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024MedianeiraGuellerVivian.pdfDissertação de Medianeira Gueller Vivian4.59 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.