???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2930
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gomes, Leicimar Vigilato Naves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6030467351751433 | por |
dc.contributor.advisor1 | Zoch, Alana Neto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2868869983502983 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Darroz, Luiz Marcelo | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2775138857066526 | por |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T11:37:54Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Leicimar Vigilato Naves. Formação continuada para abordagem de educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em Jandaia-GO. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2024. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/2930 | - |
dc.description.resumo | As questões ambientais precisam ser discutidas regularmente e ampliadas para a realidade vivenciada no contexto dos estudantes. Deste modo, a sensibilização e a promoção de uma formação continuada de professores são importantes uma vez que eles têm a incumbência de tratar dessa temática no espaço escolar. Isso permitirá o diálogo e a exposição de suas ideias e dificuldades relacionadas à abordagem da Educação ambiental (EA), resultando em uma construção coletiva de propostas didáticas. Esse processo pode mitigar as dificuldades enfrentadas, tornando possível que a escola trabalhe com a EA regularmente. Nessa direção, a questão que orienta este estudo baseia-se em: Como um curso de formação continuada em Educação ambiental, em um formato interativo-reflexivo, pode auxiliar os professores do Ensino Fundamental, anos finais, para trabalhar com essa temática? A fim de responder à questão desta pesquisa, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a aplicação do curso de formação continuada sobre EA, para professores nos anos finais do Ensino Fundamental, em Jandaia-GO, elaborado nesta pesquisa. O curso de formação continuada se constitui no produto educacional e aborda a EA em um viés interativo-reflexivo para tornar o processo mais dinâmico. O produto está apresentado na forma de um e-book, fornecendo subsídios para que os professores da educação básica possam incluir a EA em sala de aula. Os recursos selecionados para o desenvolvimento do curso foram os seguintes: a ¿Árvore dos sonhos¿, a metodologia ativa Think-Pair-Share, vídeos e filmes educativos, textos informativos e roda de conversa. Os participantes da pesquisa foram vinte e um professores que ministram aulas em um colégio estadual no município de Jandaia, no estado de Goiás. A pesquisa foi de natureza qualitativa, do tipo pesquisa de aplicação e os instrumentos de coleta de dados foram o questionário de análise inicial para identificar o conhecimento prévio sobre o assunto, diário de bordo do professor pesquisador e as sequências didáticas elaboradas pelos participantes. Na discussão dos resultados, foram abordados aspectos como contextualização do professor no ensino de EA, construção do conhecimento a cerca de EA e importância do trabalho coletivo, possibilidades de reflexão sobre EA no processo de ensino, produção das sequências didáticas e avaliação do processo. Os resultados indicaram que a abordagem interativo-reflexiva do curso propiciou uma formação mais dinâmica, levando os professores a identificar os objetivos da EA e a importância e responsabilidade de trabalhar de forma efetiva sobre essa temática no espaço escolar. O viés investigativo, sugerido para a elaboração das sequências didáticas, foi percebido como tendo potencial em promover a conscientização ambiental dos estudantes. Deste modo, o curso elaborado demonstrou um impacto positivo na formação dos professores, instigando-os a inserirem a EA em suas práticas pedagógicas. O produto educacional desenvolvido está disponível no site do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), link dos produtos educacionais, e no portal do EduCapes sob o número http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921070. | por |
dc.description.abstract | Environmental issues need to be discussed regularly and expanded to the reality experienced by students. Therefore, raising awareness and promoting ongoing teacher training are important, since they are responsible for addressing this issue in the school environment. This will allow for dialogue and the presentation of their ideas and difficulties related to the approach to Environmental Education (EE), resulting in a collective construction of teaching proposals. This process can mitigate the difficulties faced, making it possible for the school to work with EE regularly. In this sense, the question that guides this study is based on: How can an ongoing training course in Environmental Education, in an interactive-reflective format, help Elementary School teachers, in the final years, to work with this issue? In order to answer the question of this research, the general objective of the research was to analyze the application of the ongoing training course on EE, for teachers in the final years of Elementary School, in Jandaia-GO, developed in this research. The ongoing training course constitutes the educational product and approaches EE in an interactive-reflective bias to make the process more dynamic. The product is presented in the form of an e-book, providing resources for basic education teachers to include EE in the classroom. The resources selected for the development of the course were the following: the "Tree of Dreams", the Think-Pair-Share active methodology, educational videos and films, informative texts and discussion groups. The participants in the research were twenty-one teachers who teach at a state school in the city of Jandaia, in the state of Goiás. The research was qualitative in nature, of the applied research type, and the data collection instruments were the initial analysis questionnaire to identify prior knowledge on the subject, the research teacher's logbook and the teaching sequences developed by the participants. In the discussion of the results, aspects such as the contextualization of the teacher in teaching EE, construction of knowledge about EE and the importance of collective work, possibilities for reflection on EE in the teaching process, production of teaching sequences and evaluation of the process were addressed. The results indicated that the interactive-reflective approach of the course provided a more dynamic training, leading teachers to identify the objectives of EE and the importance and responsibility of working effectively on this theme in the school environment. The investigative bias suggested for the development of the teaching sequences was perceived as having the potential to promote environmental awareness among students. Thus, the course developed demonstrated a positive impact on teacher training, encouraging them to include EE in their teaching practices. The educational product developed is available on the website of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGECM), link to educational products, and on the EduCapes portal under the number http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921070. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-03-12T11:37:54Z No. of bitstreams: 1 2024LeicimarV.N.Gomes.pdf: 7547185 bytes, checksum: a2ba347878fef6d451e4ad8b4c5527ec (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-12T11:37:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2024LeicimarV.N.Gomes.pdf: 7547185 bytes, checksum: a2ba347878fef6d451e4ad8b4c5527ec (MD5) Previous issue date: 2024-04-18 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | por |
dc.publisher.department | Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade - IHCEC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UPF | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Didática | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | por |
dc.title | Formação continuada para abordagem de educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em Jandaia-GO | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024LeicimarV.N.Gomes.pdf | Dissertação de Leicimar Vigilato Naves Gomes | 7.37 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.